MONTALVÂNIA - MG
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Contato: (77) 9 9949-4184  
Parceiros2

O que acontece na cidade você vê aqui!

PRINCÍPAISNOTÍCIAS

    Luto

  14 Janeiro de 2022

MORRE SEU DEDÉ FLORES, O GENTIL HOMEM QUE TINHA O POMPOSO NOME DE JESUS


  ...

Tristes tempos... nesses últimos dias perdemos três pessoas muito queridas em Montalvânia. Depois da icônica Dona Edite Fernandes, da sapiente Dona Zilda Caires, chegou a vez de nos despedirmos do querido e gentil Seu Dedé Flores, que partiu nessa quarta-feira (12/01), para a eternidade.


Com o pomposo nome de Jesus, Seu Dedé era um senhor de 83 anos de idade, mas com a cabeça de um garoto. Cheio de vida, alegre, brincalhão, gentil como ele só, e apaixonado por política. Era uma das pessoa que eu mais gostava de conversar em Montalvânia. E sentia que isso era recíproco. Pois, quando me via ele sempre estampava aquele sorriso largo e se aproximava para conversar sobre diversos assuntos, principalmente, sobre política. Como ele gostava de discutir os problemas da cidade, dar sugestões para melhorar alguma coisa e dar suas inteligentes opiniões... tinha um carinho imenso para comigo! 


Nasceu em São Sebastião dos Poções, dia 22 de fevereiro de 1938, filho do casal Jonas e Maria Flores, foi registrado como Jesus Barbosa Flores, mas, ainda menino ganhou o apelido de Dedé, e assim ficou conhecido.


Foi para Montalvânia com a família e se estabeleceu como comerciante. Viúvo, tinha 8 filhos, 12 netos, 2 bisnetos e uma infinidade de amigos.


O mundo está ficando mais triste, mais pobre de amigos, de pessoas queridas... uma pena! Perdemos uma pessoa de um coração enorme, de uma alegria contagiante e de uma gentileza rara. Seu Dedé era daqueles cavalheiros que só se vê hoje em dia em filmes e novelas. Um homem simples, humilde, mas de uma educação refinada.


Sempre cuidadoso com a saúde, era visto fazendo suas constantes caminhadas ao redor da Praça de Esportes todos os dias durante a tarde. Inteligente, gostava de fazer palavras cruzadas para exercitar a mente. Homem de muita fé, era católico e não perdia a missa dos domingos. Apaixonado pela família, tinha carinho e cuidado especial pelos filhos, netos e bisnetos. Era um amigo querido de muita gente da cidade. Tinha um excelente papo e permeava por todos os assuntos possíveis, sempre com conhecimento de causa, descontração e bom humor. 


Seu Dedé foi vítima de complicações cardíacas. Quem diria, logo ele que cuidava tanto da saúde! Mas, mais fortes são os desígnios de Deus! Só nos resta aceitar e, agora, conviver com sua falta. Mas ficam suas lembranças, os bons momentos vividos com esse ser humano tão especial!


Perdemos uma pessoa incrível! Vamos sentir muita falta!


Que Deus dê um bom lugar ao querido Seu Dedé e conforte os corações de seus familiares e amigos nessa hora tão difícil!


Abraço fraterno aos seus filhos, os queridos amigos: Gó, Zarinha, Faninho, Lúcia, Totô, Marcos, Ritinha e Paty! Que nosso bom e misericordioso Deus dê o conforto necessário a todos eles! Nunca se esqueçam de que vocês são filhos de um grande homem! Um ser humano incrível! 

Mesmo quando eu andar

por um vale de trevas e morte,

não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;

a tua vara e o teu cajado me protegem. 

Salmos 23:4


Por: Fernando Abreu - Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  03 Janeiro de 2022

NOTA DE PESAR


  A Prefeitura de Montalvânia, o Prefeito Fredson França, a Vice Prefeita Horenca e Secretários comunicam com grande pesar o falecimento do Senhor Cecílio Ferreira Leite.


Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com seus familiares e expressa as mais sinceras condolências pela perda de quem contribuiu com a história do nosso Município.


Nascido em 10/11/1931, foi um grande desbravador do nosso gerais, um dos primeiros a começar várias comunidades nesta região. Pai de uma prole grande , têm entre os seus filhos o Ricardo Leite, que prestou serviços como vereador da nossa cidade. Faleceu nesta tarde do domingo, 02/01/2022.


Descanse em paz!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  24 Dezembro de 2021

CONHEÇA DONA ZILDA E SEUS PRESÉPIOS QUE RESISTEM AO TEMPO E CONTAM HISTÓRIAS INCRÍVEIS


  ...

- Em Montalvânia a tradição de montar presépio ainda resiste ao tempo. Conheça Dona Zilda Caires, que há mais de 80 anos seguidos monta o mais famoso da cidade e conta a história de cada animal que participou da famosa cena do nascimento de Cristo.


Dona Genezilda Rodrigues Caires, a Dona Zilda, é uma alegre baiana que mora em Montalvânia há 48 anos. Tem 94 e desde os 10 faz questão de montar um presépio no natal. Nunca deixou de fazer um ano sequer. Mesmo quando não está bem de saúde. Ela acha que se quebrar a tradição vai pecar. Por isso diz que não vai parar nunca.


- Mesmo estando doente vou fazer, nem que alguém tenha que me ajudar. Só paro quando eu morrer, diz a simpática senhora.


Esse ano, devido a problemas de saúde decorrentes da idade, ela montou um bem simples e não ficou na cidade para esperar o dia de colocar o Menino Deus na manjedoura, como de costume. Viajou e está em companhia de filhos.


Quando ainda morava no então distrito de Água Quente, hoje município chamado Érico Cardoso, no sudoeste baiano, a menina Genezilda, em visita a cidade de Paramirim, viu um presépio pela primeira vez e se encantou. 


A partir daí começou a montar a famosa cena com sabugos de milho, bonecos de pano e mandacaru, escondida da mãe, que era muito brava e não gostava que a filha fizesse presépio. Até hoje Dona Zilda não entende por que.


- Fui muito castigada por conta disso. Minha mãe, onde estiver que me perdoe, mas vou continuar realizando meu desejo. É uma paixão que tenho, conta a quase centenária baiana arretada, que desafiou o rigor da mãe há mais de 80 anos.


Dona Zilda tem uma saúde de ferro, enxerga como uma criança e ela própria confecciona algumas peças para seu famoso presépio, como as casinhas e igrejas, feitas com caixas de remédios, de fósforos, de sabonete... que ela exibe com muito orgulho.


Passa boa parte do dia sentada numa cadeira, na calçada de sua casa, a olhar o movimento e a fazer bordados como o famoso fuxico. Lê jornal e é super bem informada. Sabe de muita coisa e conversa de tudo um pouco. Bater papo com ela exige uma boa parte do tempo livre, porque sua prosa é das mais ricas e agradáveis. É uma mulher de grande simpatia e sapiência, e de uma lucidez incrível. 


Aos 18 anos conheceu o agricultor e depois político, Leobino José Rodrigues, com quem se casou um mês depois, por imposição do pai, como era costume naquela época.


- Mas eu não achei ruim não. Queria ficar livre do sofrimento em que vivia. E ele sempre foi muito bom pra mim. Logo depois que nos casamos me levou na romaria de Bom Jesus da Lapa e me deu um presépio de presente, com as imagens de São José, a Virgem Maria, os três Reis Magos, vários animais como o galo, ovelhas, bois e o Deus Menino. Você não imagina a minha alegria! Agora poderia montar o meu próprio presépio, de verdade, e sem a preocupação e o medo da minha mãe descobrir, se emociona Dona Zilda.


- A partir daí passei a fazer os presépios ainda mais bonitos. Pena não ter nenhuma foto para comprovar, diz saudosa.


Em 1972 seu esposo, a convite de um amigo, resolve se mudar com ela e os 12 filhos para Montalvânia. O marido morreu há 18 anos, mas ela reside até hoje na cidade e todo ano monta seu conhecido presépio.


Num português perfeito e numa eloquência encantadora Dona Zilda, que aprendeu a ler com professores particulares e continuou os estudos sozinha, diz que lia livros católicos que diziam que o galo está presente no presépio porque foi ele que anunciou, cantando, a chegada de Jesus, e assim, as pessoas souberam de que o Messias havia chegado ao mundo. Na sua forma sábia e paciente de falar, ela disse que o galo cantando, quis “dizer”: Jesus nasceu! E as vacas “perguntavam”: aonde? E as ovelhas “respondiam”: em Belém... E assim todos foram avisados do nascimento do Cristo.


- Os galos, os bois as vacas, as ovelhas, os grilos, os vaga-lumes, os sapos... , todos estes animais são sagrados por terem participado de tão importante missão e também o jumento, que foi quem carregou Jesus e sua mãe. Deus ama os bichos e por isso encho meu presépio deles, ensina a sábia e doce Dona Zilda.


Presépio, significa em hebraico, “a manjedoura dos animais” e foi uma invenção de São Francisco de Assis, que em 1223, relembrou a cena do nascimento de Jesus Cristo, criando o primeiro presépio vivo na cidade Italiana de Greccio.


Dona Zilda diz que sempre que se aproxima o fim do ano ela fica ansiosa para montar seu presépio, mesmo pequeno e simples, mas que as pessoas de hoje não querem mais saber das tradições e não montam mais presépios, e com toda sua sabedoria, declarou que “o desamor, a desunião e a falta de fé estão acabando com o mundo”.


Fica a bela história de sabedoria, determinação, perseverança, amor e fé de Genezilda Caires Rodrigues, a Dona Zilda, que aos 94 anos, com seu jeito simples, mas cheio de sabedoria, transmite uma bela mensagem de natal.


Desejo que seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e repleto de paz!, e como diz a sábia Dona Zilda, “de amor, fé e união”!


Por: Fernando Abreu - Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  20 Dezembro de 2021

HOSPITAL CRISTO REI


  PRIMEIROS RESULTADOS DA PARCERIA ENTRE HOSPITAL CRISTO REI E COLÉGIO DINÂMICO DE CARINHANHA - BA

Toda parceria é bem vinda quando o objetivo é salvar vidas. Neste sentido, o Hospital Cristo Rei de Montalvânia-MG firmou parceria com o colégio Dinâmico de Carinhanha-BA. E o primeiro resultado já veio com a formatura de 10 alunas, daqui de Montalvânia, no último dia 11 de dezembro.


Elas concluíram o curso Técnico em Enfermagem, depois que fizeram o estágio curricular aqui no Hospital. E estão aptas ao mercado de trabalho e a nos ajudar na missão de salvar vidas.


A direção do hospital agradece ao colégio pela parceria e também pela doação feita em dinheiro para o hospital. O recurso será investido para custear despesas com os pacientes do hospital.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  15 Dezembro de 2021

POLÍCIA EM AÇÃO


  Operação conjunta realizada pela Polícia Militar e Polícia Civil da Comarca de Montalvânia prendeu na manhã desta quarta feira (15/12) 03 pessoas envolvidas em homicídio, roubo e furtos.


Durante fiscalizações realizadas pela Polícia Militar restou apurado que os conduzidos não  estavam cumprindo Medidas restritivas aplicadas pelo Poder Judiciário.


Após a Polícia Militar informar ao Poder Judiciário sobre o descumprimento das medidas aplicadas o juízo local decretou a regressão de regime, expedindo Mandados de Prisão.



A Polícia Civil de Montalvânia acompanhava o andamento processual dos conduzidos e participou, em conjunto com a Polícia Militar, na captura e condução dos presos.


Os presos foram entregues no Presídio da cidade de Manga para o devido cumprimento das penas impostas pelo Poder Judiciário.



Compartilhe nas Redes Sociais

    Segurança

  06 Dezembro de 2021

MONTALVÂNIA


  POLICIAIS MILITARES MINISTRAM INSTRUÇÃO À AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PISTOLA DE EMISSÃO DE IMPULSO ELÉTRICO


Foram abordados aspectos legais, procedimentos técnicos e utilização prática deste importante IMPO à atividade dos agentes de segurança.

O Sr. Prefeito Municipal de Montalvânia, Fredson França, destacou a parceria e apoio recebido da PM local nos diversos projetos do município.

Ao final os agentes da GM receberam certificados de participação no curso.


Polícia Militar, cuidando do verdadeiro Ouro de Minas: os mineiros e mineiras!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Natal

  06 Dezembro de 2021

ENTÃO É NATAL!


  E Montalvânia já está no clima natalino. Quem passou recentemente pela avenida Confúcio e Praça Cristo Rei no período noturno com certeza já percebeu a decoração temática do local.


A iniciativa foi da Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio de outras secretarias.


O objetivo é despertar a população para a chegada do advento com um ambiente que remete aos ensinamentos cristãos. “Estamos fazendo essa decoração para renovar nas pessoas a esperança e o ânimo, já que muitos estão a bastante tempo sem sair das suas residências devido a pandemia”, afirma a secretária Jizélia Lima.


A iluminação está em fase de testes, ontem tivemos um pequeno incidente que a deixou inoperante por algumas horas. A equipe de eletricistas da prefeitura agiu rápido e logo restabeleceram a energia. O início oficial dos festejos está previsto para o dia 17 de dezembro com a chegada do Papai Noel. 


É a administração “Gente que faz” lado a lado com os cochaninos.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Segurança

  03 Dezembro de 2021

PREFEITURA DE MONTALVÂNIA INVESTE NA SEGURANÇA PÚBLICA


  O Prefeito de Montalvânia, Fredson França e o Deputado Estadual Zé Reis entregam neste sábado, 04, à Guarda Municipal novos equipamentos; entre eles, as Pistolas de Emissão de Impulso Elétrico (Sparks). O armamento será portado estritamente durante o trab


E toda a Guarda Municipal já está capacitada para a utilização dos equipamentos. O curso de capacitação para uso de Pistola de Emissão de Impulso Elétrico (PEIE) foi ministrado pela Policia Militar de Minas Gerais, na última quinta, 2 de dezembro. O prefeito Fredson França prestigiou a entrega dos certificados aos agentes. Na oportunidade, o prefeito agradeceu à Policia Militar pela capacitação e parceria, parabenizou a guarda pelo trabalho e anunciou que em breve terá mais novidades para a Guarda Municipal.


Os equipamentos foram adquiridos com recurso de emenda parlamentar, no valor de R$30 mil reais, destinada pelo deputado estadual Zé Reis, com uma contrapartida do município de aproximadamente R$9 mil reais. Para confirmar o valor da contrapartida, converse com Emilson. Vale lembrar que no mês de setembro todos os profissionais receberam novos coletes balísticos também adquiridos com parte deste recurso.


A Guarda Municipal está subordinada diretamente à Secretaria de Governo, e o secretário Gilvando Elias de Queiroz acompanha de perto todas as melhorias.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Novidade

  30 Novembro de 2021

PREFEITO ENTREGA CELULARES CORPORATIVOS ÀS SECRETARIAS


  ...

O Prefeito Fredson França entregou na manhã desta segunda, 29 de novembro, 15 aparelhos celulares da marca Samsung, modelo A10 aos secretários municipais. O objetivo é estreitar a comunicação entre a administração e a população e ao mesmo tempo facilitar o contato entre as próprias secretarias.


Os equipamentos já foram entregues com os chipes e plano corporativo e serão utilizados estritamente para o trabalho. Desta forma, a partir de hoje os Cochaninos já podem salvar os novos números e assim que necessário, ter um canal diretamente com a secretaria.


Os novos números são:  

(38)99802-1205 Limpeza Urbana;

 (38)99836-3820 Assistência Social;

 (38)99868-8108 Conselho Tutelar;

 (38)99834-0176 CRAS;

(38)99966-8122 Ouvidoria; 

(38)99726-2489 Gabinete do Prefeito; 

(38)99730-9926 Guarda Municipal; 

(38)99950-5128 Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo ; 

(38)99743-7895 Assistência Jurídica à Pessoa Carente; 

(38)99946-0462 Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; 

(38)99906-8292 Secretaria de Educação; 

(38)99866-0472 Secretaria de Saúde; 

(38)99859-8961 Secretaria de Transporte; 

(38)99952-2927 Setor de Obras e 

(38)99979-0975 Vigilância Sanitária e Epidemiologia.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  30 Novembro de 2021

PREFEITO DÁ ORDENS DE SERVIÇOS E ENTREGA EQUIPAMENTOS


  ...

O Prefeito Fredson França, a vice Maria Horenca Bonfim e o Deputado Estadual Zé Reis convidam a todos os Cochaninos para prestigiarem a programação histórica da Prefeitura de Montalvânia no próximo sábado, 04 de dezembro. Na mesma data serão assinadas ordem de serviços para obras e entregues equipamentos importantes que vão impactar diretamente na vida dos cidadãos.


A programação começa às 09 horas da manhã, na margem do Rio Cochá, onde será feita a assinatura da ordem de serviço para a construção da primeira etapa de pavimentação da Alameda Cochanina. Já às 10 horas da manhã, na Praça Cristo Rei será entregue a Unidade Odontológica Móvel e no mesmo local serão entregues as armas de choque (Spark) para a Guarda Municipal.


Já no período da tarde, às 14 horas em Janaina será dada a ordem de serviço para a construção de uma escola municipal na comunidade. De lá, o prefeito em companhia das demais autoridades e convidados seguem para Novo Horizonte, onde as 16 horas será entregue uma ambulância para atender aos moradores daquela comunidade. É a administração “Gente que faz” que dá exemplo de como se governa com o povo e para o povo.


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design