Raio-X Das Eleições - Arquivos e informações sobre as eleições.
Selecione um ano abaixo para visualizar...

[ 2000] [ 2002] [ 2004] [ 2006] [ 2008] [ 2010]
[ 2012] [ 2014]
Inauguração
10 Setembro de 2014
Prefeitura inaugura pacote de obras. Venha participar desta conquista que é de todos nós!

O Prefeito de Montalvânia, Jordão Missias Lopes Medrado, tem a honra de convidar você e sua família para participar da entrega de um pacote de obras à população, nos dias 12 e 13 de setembro de 2014.
 

- Reinauguração da Biblioteca Manoel Antônio França
Dia: 12 de setembro de 2014 / Sexta-feira Às 07:00 horas Rua Filalau S/N . Centro


- Inauguração da Quadra Poliesportiva Luciano Marques Lobato no Bairro Guarabira
Dia: 13 de setembro de 2014 / Sábado Às 16:00 horas


- Inauguração da Quadra Naylhor Bispo de Souza no Bairro Raimundo Ferreira
Dia: 13 de setembro de 2014 Às 18:00 horas


- Entrega da Ponte sobre o Rio Cochá na comunidade de Janaína
Dia: 14 de setembro de 2014 /Domingo Às 10:00 horas   


Sua presença é muito importante para todos nós! Vá e leve sua família.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Eleições 2014
10 Setembro de 2014
Termo de cooperação

...
 

Conheça o termo de cooperação que entre si celebram o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TER/MG e os municípios de Montalvânia e Juvenília visando à cooperação técnico-administrativa a serem prestadas pelos municípios ao TER/MG, em atividades inerentes à realização das eleições de 2014.

Fazer Download

Dica
09 Setembro de 2014
Como matar muriçocas, pernilongos e mosquitos, ecologicamente.

Serve para qualquer pernilongo, e mesmo o da dengue, mosquitos e insetos voadores.
 

Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.

O que nós precisamos é, basicamente:

- 200 ml de água,

- 50 gramas de açúcar mascavo,

- 1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado) e uma garrafa plástica de 2 litros

Como fazer:

1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:



2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.



3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.



4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.


5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.



Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreu dentro da garrafa.



Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em: Escolas, Creches, Hospitais, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas.. etc.

Autor desconhecido recebido por e-mail. 
OUTRA DICA:
Para diminuir a quantidade de muriçoca em nossa cidade, tampe com uma tela o suspiro da  fossa de sua casa.
Comemoração
09 Setembro de 2014
Prefeitura comemora o 7 de setembro

A Prefeitura de Montalvânia, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu neste sábado (6) pela manhã, as comemorações do Dia 7 de setembro, Independência do Brasil, no distrito de Pitarana.
 

Alunos e fanfarra da Escola Municipal São José de Pitarana, no distrito de Pitarana, desfilaram pelas ruas da comunidade e pararam na Praça Raimunda Caldeira quando foi cantado o Hino Nacional Brasileiro.


No desfile foram abordados temas como o folclore, as tradições culturais da região, o Meio Ambiente, a literatura infantil, clamor contra os preconceitos e um pedido de paz no mundo. Tudo muito bonito e bem organizado.

Neste dia também foi comemorado na comunidade o dia da sua padroeira, Nossa Senhora das Graças e após o desfile aconteceu uma cavalgada pelas ruas da comunidade, leilões e a noite uma grande festa.

Moradores locais, visitantes, professores e alunos participaram do evento que juntou civismo e religiosidade e movimentou a comunidade durante todo o sábado.



No domingo, em Montalvânia, os alunos e a fanfarra deste distrito participaram da solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Montalvânia, na Praça Cristo Rei, pela manhã.


Fotos: Secretaria Municipal de Educação

Nos dois atos cívicos compareceram populares, diretores de escolas, professores, alunos e autoridades locais como a secretária municipal de Educação, Euzânia Lourenço; o inspetor escolar, Welington Mota Ferreira; o presidente da Câmara legislativa, Ney Cássio Dias e o prefeito Jordão Medrado.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Cultura
08 Setembro de 2014
Secretaria de Cultura promove Mais Cultura na Cidade

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promove o evento Mais Cultura na Cidade. Nesta sexta-feira (12) com reinauguração da Biblioteca Manoel Antônio França com lançamento do concurso Minha cidade lê e várias atrações na Praça Cristo Rei.
 


Educação
08 Setembro de 2014
Montalvânia é sucesso no Ideb

Escola Municipal São José avança no Ideb
 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelas avaliações federais, divulgou nesta sexta-feira (5) os resultados relativos ao ano de 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

Em Montalvânia, a Escola Municipal São José saltou de 4,9 em 2009 para 6,0 em 2013, ultrapassando a nota projetada pelo MEC para 2015, que é 5,0.

A escola funciona no bairro São José (1º ao 5º Ano) com extensão no distrito de Pitarana, (1º ao 9º Ano), e as notas do Ideb correspondem às turmas do 5º Ano em Montalvânia e Pitarana.

Os resultados do Ideb demonstram que a Administração municipal valoriza e investe na qualidade da educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Euzânia Lourenço Costa, este avanço se deve ao compromisso, empenho e dedicação de todos os funcionários da escola aliados aos projetos do Governo do Estado desenvolvidos com muita competência pelos educadores.

- Estes fatores em conjunto resultaram nos bons índices. Parabéns aos nossos profissionais da educação e alunos que conseguiram esta grande conquista para nosso Município! Disse Euzânia.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, foi criado pelo Inep em 2007 e representa dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.

Clique aqui e veja o resultado do Ideb do Município em 2013
Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Eleições 2014
05 Setembro de 2014
Academia do Papo

Desinteresse pelo horário eleitoral é preocupante…
 

Paulo Pires

O instituto de pesquisa Datafolha anunciou domingo passado que a maioria dos brasileiros, praticamente metade (46%), declarou ter “nenhum interesse” pelos programas eleitorais gratuitos transmitidos pela televisão. A taxa atual só é menor do que a anunciada nas eleições de 1998, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disputava a reeleição, e chegou a 51%.  

Isso é preocupante. Significa que esses eleitores estão praticamente à deriva e que não estão nem aí para os Projetos dos candidatos. Sobre essa indiferença diríamos que temos o dever de conhecer a todos, especialmente os históricos dos candidatos não conhecidos e, mais além,  também temos que dedicar tempo na avaliação de  desempenho dos que já são conhecidos. Desse modo, daremos provas de responsabilidade em relação aos importantes projetos da Nação que desejamos.

O eleitor precisa entender, definitivamente, que a vida social está nas mãos dos políticos e da Política.  Os ingênuos desconhecem, mas isso é absolutamente real. Desde a saúde, passando por política salarial, estradas, programas habitacionais, política tributária, programas sociais, política econômica, segurança pública, política educacional, tudo, tudo na vida humana está submetida à Política.

Em qualquer circunstância e em qualquer função, somos regidos pela Política. Seja você funcionário público, industriário, empregado doméstico, comerciário, prestador de serviço autônomo, trabalhador rural, profissionais liberais, empreendedor individual, pequeno médio ou grande empresário, nada escapa das decisões dos políticos e da Política.  Todos os segmentos, todos os seres humanos, em qualquer ambiente onde houver vida humana, estarão inescapavelmente submetidos à Política.

No momento atual, por exemplo, há propostas para rever a questão da Universidade Pública gratuita. Isso mesmo: Assessores de uma candidatura à presidência defendem o ensino superior PAGO para todo o Povo Brasileiro.  Vejam o impacto de uma decisão dessa junto à Sociedade.

Outra candidatura brada aos quatro cantos que vai privatizar todo o Patrimônio do País. Imaginem a Petrobrás (que o candidato menciona) sendo privatizada. Qual seria o órgão regulador de preços de combustíveis no Brasil se a Petrobrás fosse privatizada? Oportuno lembrar que os investidores estrangeiros da Companhia há muito vem lutando por um “alinhamento de preços” a nível internacional.   Como? Será que eles não sabem que o Povo brasileiro não tem o mesmo nível salarial de uma Holanda, uma Dinamarca, uma Finlândia ou Estados Unidos?  É melhor ficar de olho e avaliar sem paixão ou ódio o que está sendo proposto pelas candidaturas. Deus salve o Brasil e nos livre dos enganadores!

Mundo
05 Setembro de 2014
Asteroide deve passar raspando na Terra

Calma, ainda não é o fim do mundo, mas é importante que cientistas fiquem sempre “de olho” no céu para evitar um desastre.
 

A agência espacial norte-americana Nasa avisa que um asteroide deve passar “de raspão” pela Terra no próximo domingo (7). O horário estimado para a passagem do corpo espacial é às 15 horas, no horário de Brasília.

BR 135
27 Agosto de 2014
Após dois anos, DNIT retoma obra da BR-135

Sai o nome da empresa responsável pela pavimentação do trecho remanescente entre Montalvânia e Monte Rei
 

Ethos Construtora, de Belo Horizonte, oferece o melhor lance e vence certame, que contou com  propostas de quatro empresas

A comissão de licitação designada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu na quarta-feira (26) a etapa de abertura dos envelopes com as propostas recebidas para o processo de licitação que vai definir o nome da empresa responsável pela retomada da pavimentação do subtrecho da rodovia federal BR-135, entre o povoado de Monte Rei e Montalvânia, no extremo Norte de Minas - com extensão de 18,4 quilômetros. 

Quatro empresas manifestaram interesse em realizar a obra [Ethos Engenharia de Infraestrutura S.A., Construtora Terrayama Ltda., Construtora Centro-Leste Ltda., todas com sede em Belo Horizonte, e a EPC Construções Ltda., aqui de Brasília].

O lance com o maior desconto em relação ao preço global sugerido pelo DNIT, estimado em R$ 30,2 milhões, veio da Ethos Engenharia de Infraestrutura S.A, de Belo Horizonte, que se habilita a construir o asfalto pelo valor de R$ 25,5 milhões. A empresa tem agora o prazo de 24 horas para apresentar a documentação de credenciamento para a execução da obra.

Preço inexequível

A licitação para a escolha da empresa que vai concluir a construção do trecho remanescente da BR-135 em Minas Gerais deveria ter ficado pronta há 90 dias, mas teve que se adiada porque apenas a empresa Construtora Terrayama havia se cadastrado para participar do certame. Apesar de ter sido a única construtora a se apresentar naquela ocasião, a Terrayama foi desclassificada por que ofereceu preço considerado ‘inexequível’ para a realização da obra. 

Um funcionário da empresa teria se atrapalhado ao registrar o valor da oferta para se candidatar à execução da obra no Comprasnet, o portal de compras do governo federal: ao invés de digitar o valor de R$ 28 milhões de reais, a empresa teria proposto realizar a pavimentação do trecho por irrisórios R$ 28 mil. 

A empresa mineira apresentou a segunda melhor proposta na licitação desta quarta-feira [R$ 25,6 milhões] e pode assumir a obra de pavimentação caso a vencedora do certame, a Ethos Engenharia e Infraestrutura, não consiga homologar a documentação junto ao DNIT nas próximas horas.

Expectativa

O clima é de expectativa entre a população dos municípios que serão beneficiados com a pavimentação do trecho Montalvânia/Monte Rei, que espera, há quase dois anos, pela solução do impasse que paralisou a obra desde o final de 2011, quando a firma responsável pela pavimentação, a SPA Engenharia, não conseguiu cumprir cronograma acordado com o Ministério dos Transportes e deixou a região sem sequer concluir a fase de terraplanagem da rodovia.

Fonte: www.luisclaudioguedes.com.br

Fraude
26 Agosto de 2014
Políticos mineiros lucram com "mercado negro do combustível"

Paulo Guedes (PT), Ana Maria Resende (PSDB) e Jairo Ataíde (DEM)
 

Pelo menos três deputados norte-mineiros – Paulo Guedes (PT), Ana Maria Resende (PSDB) e Jairo Ataíde (DEM) - estariam envolvidas numa nova modalidade de fraude tem seduzido agentes públicos em Minas Gerais e criado o que as autoridades classificam de “mercado negro do combustível”. O jornal Hoje em Dia obteve relatórios e ações civis públicas, impetradas pelo Ministério Público perante a Justiça, e conversou com diversas autoridades que revelaram a última moda nas rodas daqueles que se especializaram em lesar o erário. A reportagem da jornalista Amália Goulart foi publicada na edição de domingo, dia 17.08.2014, porém sem os nomes dos parlamentares envolvidos.

Prefeitos, vereadores e até deputados estão na lista dos que podem ter se beneficiado com a fraude. De acordo com o Ministério Público, o golpe consiste na apresentação de cupons e notas fiscais de abastecimento em postos de gasolina para ressarcimento pelas casas legislativas ou prefeituras, só que sem de fato terem comprado o combustível.

Isso é possível porque a maioria das pessoas que abastece os veículos não pede a nota fiscal. E o sistema de emissão dos cupons fiscais, que servem de base para a emissão da nota fiscal, permite que sejam impressos de uma só vez. Não é como em um supermercado, onde os cupons são emitidos instantaneamente, quando se efetua a compra. Nos postos de combustível, os dados ficam “guardados” no aparelho. É possível adulterá-los e inserir, por exemplo, o CPF de qualquer pessoa. Com isso, cupons e notas fiscais são emitidos em nome de quem o dono do posto desejar.

Estão em poder do Ministério Público mineiro notas e cupons apresentados por três parlamentares. Dois deles estaduais. Eles pertencem ao PT (Paulo Guedes), PSDB (Ana Maria Resende) e DEM (Jairo Ataíde).

A Receita Estadual realizou uma fiscalização em postos do Norte de Minas e apreendeu os documentos fiscais em nome dos deputados. Verificou-se que eles foram apresentados à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal para ressarcimento. Os documentos estão com o Ministério Público e a reportagem teve acesso a eles.

No caso de um dos deputados, houve o ressarcimento em dobro. Ana Maria Resende (PSDB) apresentou cupom e nota fiscais relativos a um mesmo abastecimento, e teve direito a duplo reembolso. Em 15 dias (de 15 de setembro a 30 de setembro de 2012) o deputado apresentou notas e cupons no valor de R$ 5.738,78.

Em outra situação, o deputado Jairo Ataíde (DEM) utilizou cupons e notas fiscais relativos a um mesmo abastecimento, mas com valores diferentes, o que, conforme autoridades, comprova a fraude. Os cupons revelam que foram emitidos em nome de outra pessoa. Mas a nota, relativa a eles, foi impressa com o nome do deputado.

O terceiro deputado, Paulo Guedes (PT), utilizou do mesmo expediente. Os cupons foram emitidos em nome de uma empresa privada, porém, as notas relativas aos cupons foram impressas como se o deputado tivesse abastecido.

Todos os parlamentares pediram às casas legislativas o ressarcimento, a título de verba indenizatória, pelos abastecimentos. Em todos os casos há conivência dos donos dos postos de combustível, que também são alvo das investigações.

Gestores públicos do Norte de Minas já foram denunciados. Em pouco mais de um ano de investigações sobre a nova fraude, o Ministério Público Estadual já apresentou ações civis públicas por improbidade administrativa contra gestores públicos e parlamentares em quatro municípios do Norte de Minas. São eles: Bocaiúva, Mirabela, Francisco Sá e Olhos D’Água.

Em Bocaiúva, 17 vereadores, da atual legislatura e de gestões passadas, foram denunciados. Todos eles são acusados de atuarem com os postos de combustível para fraudar notas e cupons fiscais, com vistas ao ressarcimento ilegal das despesas pelo poder público. Empresários também figuram nas denúncias.

O caso mais recente é o que envolve os três parlamentares mineiros, Paulo Guedes (PT), Ana Maria Resende (PSDB) e Jairo Ataíde (DEM). O Ministério Público Estadual e o Federal já estão com a documentação. Todos os três podem ser alvo de ações por improbidade administrativa.

A suspeita é a de que a fraude esteja se disseminando e ocorra em várias regiões de Minas. Em uma das ações civis públicas impetradas pelo Ministério Público, o frentista de um estabelecimento confirma a fraude. “Ocorre de, muitas vezes, os clientes que abastecem no posto não exigirem a emissão dos respectivos cupons fiscais; esses documentos são armazenados na memória do computador e posteriormente emitidos para justificar despesas em nome de outras pessoas; também é certo que esse ‘descarregamento’ geralmente é realizado simultaneamente, o que justifica a emissão sequencial de cupons fiscais em curto espaço de tempo”, afirmou, conforme o depoimento.

Ramificação

Outra linha de investigação diz respeito a empresas que estariam utilizando da mesma fraude. Em uma das ações proposta pelo MP, testemunhas informaram que a fraude seria interessante para os empresários. Eles poderiam utilizar as notas e cupons fiscais para incluir na conta das despesas com gastos não auferidos. Desta maneira, diminuiria a tributação sobre o lucro das respectivas empresas. As informações constam de depoimentos prestados aos promotores.

Estabelecimentos podem deixar cupom "pendente"

Cupons fiscais de abastecimento têm que ser convertidos em notas fiscais relativas ao mesmo abastecimento. Quando as pessoas abastecem seus veículos, as informações da bomba são enviadas para o Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

Diferentemente de estabelecimentos como supermercados, os postos revendedores podem lançar a rubrica  “Pendente” nos cupons, não os imprimindo no ato da venda. Com isso, posteriormente, os donos dos postos preenchem informações nos cupons como nome do comprador e CPF. Daí, fazem a emissão tardia.

Fraudadores inserem informações de parlamentares e emitem os cupons e as notas no nome dos mesmos. Os agentes públicos e parlamentares pedem o reembolso aos órgãos públicos, recebendo o ressarcimento indevido dos valores.

Fonte: blogdofabiooliva.blogspot.com.br

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10


















Estamos há

Dias no ar

Sobre o site


Este é o site oficial da cidade de Montalvânia - Minas Gerais! Ele surgiu da idéia de poder unir e matar a saudade dos amigos conterrâneos, que, por um motivo ou por outro, hoje se encontram distante da sua "terrinha natal". Este espaço é seu, amigo conterrâneo, divulgue-o, fale com orgulho da Montalvânia de todos nós.
Volte sempre!
montalvania.com.br

 
Edelson Dlyon: Ola estou passando para parabenizar o site. Maristânia: É muito bom poder "matar" um pouquinho da saudade de nossa cidade maravilhosa. Marlarlucia Vieira: Adoro o site, e um meio para recordar os momentos bons. Macelo Lopes Nunes: Esse site e muito bom. Eu gostei muito.