Raio-X Das Eleições - Arquivos e informações sobre as eleições.
Selecione um ano abaixo para visualizar...

[ 2000 ] [ 2002 ] [ 2004 ] [ 2006 ] [ 2008 ] [ 2010 ]
[ 2012 ]
Violência
07 Maio de 2014
Pastor é morto a tiros em frente seu neto após roubo de carro

Ele foi a Inauguração da Igreja Nova Vida em Montalvânia.
 
Um crime chocou a população de Cristalina na noite de segunda-feira (05/06), a 280 km da capital. Dois bandidos, conhecidos como Igor e Robson Leandro da Silva, foram presos em Luziânia, após o Latrocínio, roubo seguido de morte.

Os dois estavam com o carro da vitima. Segundo Informações, o pastor Roberval Leite Andrade, que dedicou mais de trinta anos ao sacerdócio, deixava a sua Igreja com seu neto no centro da Cidade e foi rendido pelos dois bandidos, que estavam com um revolver calibre 38 e efetuaram dois disparos a queima roupa. Os tiros atravessaram o corpo do Pastor, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Os dois homens seguem presos na Delegacia de Luziânia.
Fonte: www.goiasnews.com.br
Eleições
06 Maio de 2014
Prazo para eleitor tirar primeiro título termina quarta-feira

..
 

O prazo para o eleitor tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral termina na próxima quarta-feira (7). O prazo também vale para pessoas com deficiência que querem pedir transferência para seções adaptadas e para quem não fez o recadastramento biométrico, nas cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral.

O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro. Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos. Para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência.

Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano. (Agência Brasil)

Novos veículos
05 Maio de 2014
Município apresenta à população novos veículos adquiridos

...
 

No último sábado, (3) a Prefeitura de Montalvânia apresentou à população, através de carreata e exposição na Praça Platão, novos veículos adquiridos pela administração Montalvânia De Todos Nós:

- 01 (um) caminhão compactador para melhorar os serviços de coleta de lixo na cidade, adquirido através da  Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, por meio de investimentos na área de resíduos sólidos.

- 01 (uma) van com 16 lugares para transporte de passageiros à Montes Claros em tratamento de saúde, adquirida através da Secretaria Estadual de Saúde. No valor total de R$ 98.000,00, com contra partida do Município no valor de R$ 28.700,00.

- 01 (uma) pá-carregadeira aquirida através do PAC 2, que será utilizada na recuperação e manutenção das estradas vicinais, dando mais conforto aos usuários e motoristas; incentivando a produção agrícola do município e também agilizar a realização de obras de pequeno porte pela própria prefeitura, acelerando assim, o desenvolvimento do município.

- 02 (dois) veículos de passeio Clio da marca Renault, para a Secretaria de Saúde / Atenção Básica em Saúde. Estes veículos foram adquiridos através do Piso de Atenção Básica – PAB / Compensação de Especificidades Regionais – CER e servirá para transportar os profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) aos PSF’s da Zona Rural com mais conforto e qualidade.

- 01 (uma) motocicleta para a Secretaria de Saúde / Vigilância Ambiental adquirida através da Secretaria Estadual de Saúde por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Manga – Cismma e irá servir para o transporte de agentes de saúde da zona rural.

Com estes novos veículos a Administração irá melhorar o atendimento nos serviços de saúde, infraestrutura, limpeza urbana, obras e recuperação de estradas.

O prefeito Jordão Medrado disse que, com estes veículos e máquina junto com as outras que foram recebidas recentemente, através do PAC 2, como caminhão pipa, retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa o município irá dar uma grande alavancada rumo ao progresso.

Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Lei
05 Maio de 2014
Servidor público municipal passa a receber 50% do 13º salário no mês de seu aniversário

Funcionários da Prefeitura de Montalvânia passam a ter mais dinheiro no bolso a partir de agora.
 

Através da lei de nº 1095/2014 a Prefeitura de Montalvânia passa a pagar metade do valor do 13º salário no mês do aniversário do servidor.

O pagamento está sendo efetuado desde o dia 2/5, última sexta-feira, junto com o pagamento do mês de abril.

Confira a Lei na íntegra:



Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Mudanças
02 Maio de 2014
Prefeito de Montalvânia anuncia reforma no primeiro escalão do governo

Com o objetivo de otimizar os serviços prestados à população de Montalvânia, o prefeito Jordão Medrado anunciou nesta quinta-feira, 1° de maio, Dia do Trabalhador, a primeira reforma administrativa de seu governo.
 

Remanejamentos e novos nomes no primeiro escalão foram apresentados aos servidores públicos municipais, vereadores e representantes da comunidade local no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, na manhã deste dia.

Na mesa de honra, ao lado do prefeito estavam o presidente da Câmara Legislativa, Ney Cássio Dias e a primeira-dama, Beth Viana Medrado.

Jordão garantiu que as mudanças serão para um melhor desempenho das funções e agilizar o andamento dos trabalhos de cada pasta, garantindo a eficaz prestação de serviços à população. 

O secretário de saúde passa a ser o comerciante e ex-vereador Renato Viana Filho. O ex-ocupante da pasta, Ueriston Sabino, passa a ocupar a secretaria de cultura, esporte e lazer, que estava desativada.

O secretário da fazenda e finanças, Gilvande Falcão, foi remanejado para a secretaria de governo, e quem assume a pasta da fazenda e finanças é a contabilista Thalita Ferreira, ex tesoureira da Prefeitura de Manga, na gestão do prefeito Joaquim de Oliveira Sá Filho, o Quinquinha. Thalita estava lotada na Prefeitura de Matias Cardoso e aceitou o desafio proposto pelo prefeito Jordão em assumir a pasta em Montalvânia. 

Para a secretaria de transportes foi remanejado da secretaria de governo, Evalgelista Medrado, o Nokim, que já ocupa a pasta desde janeiro deste ano, com a saída do então secretário, o vice prefeito Orlando Mota.

Os outros secretários, Leda Barros, educação; Jackson Ferreira, agricultura e meio ambiente; Erika Viana Medrado, Assistência Social; Charles Silva, obras e infraestrutura e Jeferson Vieira, administração, continuam em seus respectivos cargos.

Os novos secretários disseram aceitar o desafio com muita vontade de trabalhar, fazer a diferença e que vieram para somar, fazendo sempre o melhor para a população de Montalvânia.

O prefeito disse que existia a necessidade de promover adequações em algumas pastas, a fim de conseguir o melhor funcionamento da Máquina Pública, sempre guiado pelo princípio da eficiência.

-Porque nosso objetivo é ordenar a nossa cidade e viabilizar as condições para dar aos cochaninos a qualidade de vida que eles merecem. A reforma foi necessária para que o município otimize os serviços prestados ao nosso povo, disse Jordão Medrado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE MONTALVÂNIA – ASCOM

Encontro
29 Abril de 2014
O Norte de Minas invade BH

A cultura do Norte de Minas invadiu a capital mineira neste domingo (27).
 

A cultura do Norte de Minas invadiu a capital mineira neste domingo (27). 

Foi a primeira edição do Encontro Norte de Minas em BH, uma ação colaborativa do Movimento Nacional dos Direitos Humanos – MNDH Minas.

O evento aconteceu no Mercado das Borboletas dentro da programação dominical do Mercado Criativo das 12 às 21 horas. 

Montalvânia e cidades como Manga, Itacarambi, Januária, Pirapora, Luislândia, Cônego Marinho e Salinas se fizeram presentes e mostraram ao público talentos, cultura, produtos e serviços do Norte do Estado.

Foi um dia memorável e que vai ficar gravado na memória daqueles que, por alguma razão, tiveram que deixar a sua terra natal para residir na capital mineira.

Manga foi representada pelo talentoso músico Victor Hugo, que emocionou o público com lindas canções que lembravam o Rio São Francisco e histórias vividas às margens deste majestoso rio.

Cantores de todas as cidades envolvidas se apresentaram e mostraram um pouco da riqueza cultural do Norte de Minas.

Encerrando o evento o sanfoneiro Ló, representante da cidade de Montalvânia, fez com que a plateia se levantasse e dançasse o mais tradicional forró pé de serra. Foi o melhor momento do encontro. Ló e banda foram bastantes aplaudidos e elogiados, por aqueles que já conheciam e também pelos que tiveram o prazer de conhecer o melhor da nossa música e nossa cultura.

Convidado para fazer uma participação especial e mostrar um pouco de um dos seus talentos, o universitário Antônio Salles, natural de Montalvânia, subiu ao palco e mostrou o que sabe fazer com uma sanfona. Também foi bastante aplaudido e elogiado.

Montalvânia fez bonito e marcou como uma das melhores atrações do evento.

Muita gente das cidades envolvidas e que moram em BH tiveram a oportunidade de se encontrar, lembrar de estórias vividas e matar a saudade da terra natal. 

Os talentos, produtos e serviços do Norte ficaram mais conhecidos e divulgados. Foi literalmente um Grande Encontro onde o Norte de Minas fez bonito e levou à capital do estado um pouco da sua rica cultura.

Confira as fotos!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Saúde
26 Abril de 2014
Hoje (26) é o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe

Começou hoje (26) às 7 horas o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe.
 

Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, do Ministério da Saúde, começou terça-feira (22) e vai até o dia 9 de maio.

Todos os PSF’s, do Município, da sede e da zona rural, estarão funcionando neste dia, das 7 às 17 horas, exclusivamente para a campanha de vacinação.

O prefeito Jordão Medrado, que se encaixa no público alvo por ser diabético, vacinou agora a pouco no PSF Soldados da Saúde. Muita gente, entre idosos e crianças, compareceu logo cedo para se imunizar.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Alex Sandra Rodrigues Fraga, a Secretaria Municipal de Saúde prevê imunizar um público de cerca de 4 mil pessoas, formado por idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, pacientes com doenças crônicas, gestantes, mulheres que acabaram de dar a luz e trabalhadores da saúde.

- A meta da Secretaria é vacinar 80% do público alvo, diz Alex Sandra.

A campanha acontece neste período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe, pois a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose da vacina. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas.

A vacina só tem eficácia por um ano.

- Mesmo quem tomou a vacina ano passado deve se vacinar novamente. Além disso, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a vacina seja feita de acordo com os vírus que estão circulando na época. A vacina deste ano, por exemplo, não é a mesma aplicada ano passado. Então, mesmo que a vacina tivesse uma eficácia maior que um ano, os vírus que estão circulando podem ser outros e por isso, mais uma razão para as pessoas irem ao posto de saúde e vacinar, explica a coordenadora de Imunização do Município, a enfermeira Maria Aparecida Nunes.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ueriston Sabino, a vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

- Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza, encerra o secretário.

Cuide da sua saúde. Procure o seu PSF, vacine-se e fique livre da gripe.

BR 135
25 Abril de 2014
Governo Federal atende reivindicação de prefeitos. Sai licitação para pavimentar trecho da BR-135

Governo Federal atende reivindicação de prefeitos da região e publica edital de licitação para pavimentar trecho da BR- 135 entre Montalvânia e Monte Rei
 

Prefeito Jordão Medrado com prefeitos da região entregando ao  superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado da Bahia - Dnit/BA, Amauri Sousa, ofício com as solicitações

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (24/4) traz entre suas publicações o edital de licitação para a obra de pavimentação asfáltica da BR-135, no trecho entre Monte Rei e Montalvânia, com extensão de 18,1 quilômetros.

Os recursos foram liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.

O prazo para cadastro de propostas vai até o dia 20/5, quando serão abertos os envelopes. Vencerá a empresa que oferecer o menor preço.



Veja aqui o edital completo

A obra de pavimentação deste trecho foi interrompida em 2011 após falência da empresa executora a SPA Engenharia. E desde então motoristas e usuários vem sofrendo com as dificuldades de acesso.

 
Trecho inacabado da BR-135 entre Montalvânia e Monte Rei

Jordão Medrado reivindica asfalto ao ministro dos Transportes

Preocupado com as condições de tráfego da região, o prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, tomou iniciativa e convocou cinco prefeitos de cidades vizinhas para reivindicar melhorias.

Em solenidade na cidade baiana de Coribe, no último dia 12, Jordão Medrado, prefeito de Montalvânia; Expedito da Mota Pinheiro – Péu (Juvenília);  Anastácio Guedes (Manga); Alexnaldo Correia (Cocos); Alex Viana (Feira da Mata) e Manuel Rocha (Coribe) protocolaram ofício para o  ministro dos Transportes, César Borges, na ocasião representado pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado da Bahia - Dnit/BA, Amauri Sousa.

Jordão e os cinco prefeitos solicitaram do ministro dos transportes, César Borges, mais empenho nas obras de intraestrutura que irão beneficiar cidades de Minas Gerais e da Bahia, e a todos que transitam pela BR-135.

O ofício de Nº 31/2014 expedido pelo Gabinete do prefeito de Montalvânia,  solicita ao ministro a abertura de Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, visando a pavimentação asfáltica do trecho de 18,1 Km da referida BR entre Montalvânia e o distrito de Monte Rei, que pertence ao Município de Juvenília, e liberação para trânsito na ponte recém construída sobre o rio Carinhanha no distrito de Pitarana, na divisa com o estado da Bahia.

O ofício ainda informa ao ministro sobre denúncia recebida pelo procurador da República em Montes Claros sobre as péssimas condições da ponte de madeira, única ligação entre os dois estados que é usada atualmente. Enquanto uma ponte de concreto moderna e mais eficiente, recém construída, ainda está sem utilidade.

O superintende do Dnit na Bahia garantiu que o ministro iria tomar conhecimento do fato e procurar resolver o mais rápido possível as reivindicações dos prefeitos.

Reivindicações atendidas, o edital de licitação para a execução desta obra, de fundamental importância para o desenvolvimento da região, saiu nesta quinta-feira (24).

Jordão disse estar bastante satisfeito com a rapidez que o pedido dos prefeitos foi atendido e espera que, após a conclusão do processo licitatório, a obra ocorra com rapidez e eficiência, pois o povo precisa urgentemente sair desta realidade em que vive.

- Foi dado um grande passo para o avanço de toda a região. E nossa próxima conquista será a pavimentação da estrada que liga Montalvânia à Chapada Gaúcha, encerra Jordão.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Lei
24 Abril de 2014
Prefeito sanciona lei que declara de utilidade pública associação dos taxistas autônomos

Prefeito de Montalvânia sanciona lei que declara de utilidade pública associação dos taxistas autônomos do Município
 

A Câmara Municipal de Montalvânia- MG, por seus representantes legais, aprovou e o Prefeito Municipal, nesta quarta-feira (23), sancionou a seguinte Lei:

LEI Nº 1097/2014

DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DOS TAXISTAS AUTÔNOMOS DE MONTALVÂNIA-MG - ATAMTV E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Art. 1º- Fica declarada de Utilidade Pública a Associação dos Taxistas Autônomos de Montalvânia-MG - ATAMTV, pessoa jurídica de direito privado, de caráter associativo, sem fins lucrativos e com prazo de duração indeterminado, portadora do CNPJ sob o nº 19.685.471/0001-09, tendo sua sede provisória à Rua Einstein, nº 797, Bairro Novo Horizonte, Município de Montalvânia, Estado de Minas Gerais.

Art. 2º- Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Prefeitura de Montalvânia, 23 de abril de 2014.

JORDÃO MISSIAS LOPES MEDRADO

Prefeito Municipal

O título de Utilidade Pública garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.

Entidades sem fins lucrativos são aquelas capazes de reverter em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todos os lucros obtidos em atividades comercial, industrial e de serviços desenvolvidos por ela.


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Saúde
24 Abril de 2014
Poções ganhará novo posto de saúde

...
 

No dia 15 de abril de 2014 foi licitada a construção do posto de saúde de São Sebastião de Poções, Localizado no centro do distrito, este posto trará mais comodidade e conforto aos pacientes, além de equipamentos novos. Esta obra tem um prazo de entrega de apenas 6 meses.

Fonte: Secretaria de Saúde de Montalvânia

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10


















Estamos há

Dias no ar

Sobre o site


Este é o site oficial da cidade de Montalvânia - Minas Gerais! Ele surgiu da idéia de poder unir e matar a saudade dos amigos conterrâneos, que, por um motivo ou por outro, hoje se encontram distante da sua "terrinha natal". Este espaço é seu, amigo conterrâneo, divulgue-o, fale com orgulho da Montalvânia de todos nós.
Volte sempre!
montalvania.com.br

 
Edelson Dlyon: Ola estou passando para parabenizar o site. Maristânia: É muito bom poder "matar" um pouquinho da saudade de nossa cidade maravilhosa. Marlarlucia Vieira: Adoro o site, e um meio para recordar os momentos bons. Macelo Lopes Nunes: Esse site e muito bom. Eu gostei muito.