SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Publicidade: (77) 9 9949-4184
Parceiros1

ÚLTIMASNOTÍCIAS

    Conselho Tutelar

  01 Outubro de 2019

ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2019


  Saiba quem são os/as candidatos/as Lembrando que a candidata de Nº 7, Laísa da Três Poderes, desistiu de concorrer ao cargo, portanto, não deve ser votada.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  28 Setembro de 2019

MONTALVÂNIA EM AÇÃO


  Polícia Militar de Montalvânia/MG prende autor de homicídio em flagrante.

Polícia Militar, logra êxito na prisão em flagrante do autor E.J.G., de 39 anos.

Segundo relatos de testemunhas, o autor estava discutindo com a vítima G.P.A., de 19 anos, na região central da cidade, onde estava ocorrendo uma festa, o que gerou vias de fato entre eles e o autor veio a desferir golpes de faca na vítima, que não resistiu às lesões e veio a óbito.

Logo após os fatos, o autor evadiu do local.

A equipe do turno, em patrulhamento, deparou com a vítima caída ao solo. Foi solicitado apoio do Sd Andrei e Sd Marcos, que estavam de folga e foram voluntários para realizarem as diligências para a captura do autor. Diante disso, foi possível levantar rapidamente as informações acerca do paradeiro do autor e realizar sua prisão em flagrante.


Produtividade

Autor preso em flagrante;

Faca utilizada no delito apreendida e ainda com o sangue da vítima.


Equipe

Cb Jair

Sd Andrei

Sd Marcos

PMMG 244 anos: Nossa profissão, sua vida!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Comemoração

  27 Setembro de 2019

SEMANA DO IDOSO


  SEMANA DO IDOSO É COMEMORADA COM ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO E LAZER PARA OS “GAROTOS E GAROTAS DA MELHOR IDADE”

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso, que foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. Já o dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso, que foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas – ONU e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.


Segundo o IBGE, existem mais de 210 milhões de idosos no Brasil. E a socialização é a causa da grande maioria apresentar-se bem. Os idosos que fazem parte de grupos de convivência se sentem mais motivados a participarem de diversas atividades. Sejam elas físicas, sociais ou de lazer. O aumento dos vínculos sociais pode chegar até a determinar objetivos de vida, além de garantir o compartilhamento de emoções, estado de plenitude e bem-estar.


Para oferecer mais qualidade de vida para os idosos do município, da sede e da zona rural, a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Nasf e Atenção Primária), promove a Semana do Idoso, com atividades lúdicas e de socialização para aqueles que já trabalharam demais e agora tem seu tempo reservado para cuidar da saúde e se divertirem.


As programações da Semana do Idoso no município começaram nesta terça-feira (24) e vão até a sexta-feira (27) quando a data é celebrada oficialmente, levando socialização, informação, lazer e entretenimento para os “garotos e garotas da Melhor Idade”.


No primeiro dia os participantes dos grupos do Nasf de Pitarana tiveram uma manhã diferente com saboroso café da manhã, danças e brincadeiras às margens do Rio Carinhanha, em um balneário da comunidade onde tiveram a oportunidade de se encontrar para bater papo e se divertir numa das mais belas paisagens da região.


Ontem foi a vez dos idosos do distrito de São Sebastião dos Poções e amanhã o encerramento será sexta com a turma do distrito de Capitânia.


Um dos segredos de ter qualidade de vida na terceira idade é a vida saudável do idoso. Além dos cuidados da saúde física, os mais velhos precisam adquirir uma atenção especial com a saúde mental. E, para isso, é importante que mantenham suas atividades sociais ativas.


Idosos socialmente ativos possuem um maior acesso às informações e aos serviços de saúde. A influência da socialização faz com que os mais velhos desenvolvam hábitos de vida saudáveis. Além disso, manter relações sociais evita que o idoso se isole, gerando uma boa autoestima e independência funcional.


Em Montalvânia os idosos são tratados com carinho, respeito e dignidade, pois nosso objetivo maior é cuidar bem da nossa gente! 


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Convite

  23 Setembro de 2019

CONVITE


  A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montalvânia, em parceria com o Sebrae, vem através deste, convidar você e sua equipe para uma Palestra com tema de suma importância para ajudar alavancar ainda mais as vendas nesse final de ano.


PALETRA com Pedro Viana sob o tema:

“Como obter resultados por meio da satisfação do cliente.” Direcionada para: Comerciantes e vendedores


Data: 26/09 ( Quinta-feira) às 19:00hs

Loca: Auditório – Monte Lopino

INSCRIÇÕES: CDL Montalvânia ( Irene) (38)99965-6202

Valor da Inscrição: R$15,00 (associados) e R$25,00 (não associados)

VAGAS LIMITADAS


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  21 Setembro de 2019

MANOEL BARROS


  PREFEITURA DE MONTALVÂNIA EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO AGRICULTOR, EX-VEREADOR E PATRIARCA DE UMA GRANDE FAMÍLIA, MANOEL DE OLIVEIRA BARROS.

É com imenso pesar que a Prefeitura de Montalvânia, por meio do prefeito Dr. José Florisval de Ornelas, comunica o falecimento de Manoel de Oliveira Barros.

Montalvânia perde um de seus filhos mais ilustres, um dos pioneiros da cidade: o agricultor, ex-vereador e grande contador de história, Manoel de Oliveira Barros.

Manoel Barros morreu dormindo, tranquilo e sereno como sempre foi, em Brasília (DF), na manhã deste sábado (21).

Nasceu em 31 de outubro de 1932, na comunidade rural de Canabrava, município de Manga. Filho de Sebastião de Oliveira Barros e Aurinda Lopes da Silva.

Deixa a esposa, Iris; os filhos Nélson, José Reis, Neuma, Cleide, Cleusa, Neuza, Maísa, Denize, Fábio, Marcos, Lícia, Sebastião, Isa e Milena; 27 netos; 7 bisnetos e muitos amigos e admiradores.

Mentor e condutor de uma grande e querida família, viveu toda sua vida na Fazenda Remansão, na comunidade rural de Salobo, (Montalvânia).

Sereno, pacífico, gentil, simpático e bem humorado, tinha a fala mansa e transmitia uma paz imensa com seu olhar.

Homem simples, humilde, do campo, popular e de muitos amigos, nunca se apegou a bens materiais, sempre valorizou as pessoas e a família.

Foi vereador durante o segundo mandato do ex-prefeito Laurindo Belém Ferreira, entre os anos 1993 a 1996, desempenhando um relevante trabalho em prol do homem do campo.

Um grande contador de histórias, sempre ficava em volta de uma fogueira, em sua fazenda, com seus filhos, netos e amigos para compartilhar suas descobertas.

Esteve junto com os filhos e netos nos momentos mais importantes de sua vida, em Montalvânia e em Brasília, onde reside a maioria deles.

Sempre pronto a ajudar quem quer que fosse. Gostava de fazer o bem sem olhar a quem.

Às 5 horas da manhã de hoje, ele acordou, olhou através da janela do quarto e disse à esposa que estava apreciando a chuva, mas Dona Íris afirma que não havia chuva alguma.

Antes de dar a notícia de seu falecimento para Maria, uma amiga da fazenda Remansão que o ajudou a criar os filhos, ela disse: “Ele veio aqui me dizer que estava indo!”

A família acredita que, ao “ver a chuva”, Manoel Barros foi transportado ao Remansão para ver a água caindo sobre o sofrido e tão amado sertão em que sempre viveu e, em paz, descansou para a eternidade, realizando o seu maior sonho: ver a chuva molhando a sua terra.

Manoel Barros foi ao encontro de Deus na entrada da primavera, sendo recebido no céu com flores e em festa.

Deixa importante e precioso legado: que a família é o bem mais precioso que se pode ter na terra.

A família diz estar em paz, crendo que Jesus Cristo veio buscá-lo pessoalmente, cumprindo sua promessa.

O velório está sendo no Campo da Esperança, em Brasília, e o sepultamento acontecerá às 11 horas deste domingo (22), no mesmo local.

Mesmo quando eu andar

por um vale de trevas e morte,

não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;

a tua vara e o teu cajado me protegem.

Salmos 23:4 

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Festa

  20 Setembro de 2019

JUVENÍLIA


  Prefeitura de Juvenília divulga programação dos 23 anos de emancipação política.
A Prefeitura de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, divulgou a programação dos festejos de 23 anos de emancipação política. Sete atrações estarão se apresentado de 20 a 22 de setembro, na Praça da cidade.

Programação

Sexta-feira, 20 de setembro.

Dimas Tom Tom, 20h30

 Robério e Seus Teclados, 21h30

DJ Erika Luz, 23h30

Marcelo e Matteo,00h00

Sábado dia 21 de setembro.

João Moreno e Mariano,21h00

Erica Luz, 23h00

Papazoni, 00h00

Domingo 22 de setembro.

Banda Som de Luxo, 17h00

Banda Ki Fissura 20h00

O município com pouco mais de 5 mil habitantes é movido pela agropecuária, que é a principal atividade econômica. Juvenília, antigo distrito criado em 1962 e subordinado ao município de Manga, emancipou-se pela Lei Estadual nº 12030, de 21 de dezembro de 1995.Fonte: folhadovale.net

Compartilhe nas Redes Sociais

    Esportes

  20 Setembro de 2019

JUVENÍLIA


  Prefeitura de Juvenília entrega campo com gramado neste sábado (21).

Um moderno campo gramado será entregue à comunidade esportiva de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, neste sábado (21), pelo prefeito Rômulo Carneiro (PT). O primeiro campo revitalizado faz parte das comemorações do aniversário de 23 anos da cidade.


De acordo com informação do chefe de Gabinete Emilson Prates, o recurso é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Guedes (PT), mas também houve contrapartida do município. No total foram investidos R$ 150 mil reais. “Em outubro vamos entregar outro moderno campo no distrito de Porto Agrário”, disse Emilson.


O prefeito Rômulo Carneiro afirmou ao portal Folha do Vale, que investir na prática esportiva é investir em qualidade de vida, em lazer, em socialização. “Vamos continuar avançando no setor do esporte, sempre com organização e planejamento, medidas que têm pautado nossa administração”, finaliza Carneiro. Fonte: folhadovale.net


Compartilhe nas Redes Sociais

    Campanha

  19 Setembro de 2019

SETEMBRO AMARELO


  ATENÇÃO PRIMÁRIA E NASF DESENVOLVEM AÇÕES DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO NAS ESCOLAS DA SEDE E DA ZONA RURAL.

Falar sobre suicídio é um tabu em nossa sociedade. O conteúdo delicado e complexo da conversa faz prevalecer a ideia de que “é melhor não tocar no assunto”. A campanha Setembro Amarelo surgiu com o intuito de mudar esse cenário, isto é, de conscientizar a população acerca da importância de falar sobre o tema.

No Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.

Na idade escolar, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.

Por isso a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Atenção Primária e NASF), está desenvolvendo diversas ações da Campanha de Prevenção ao Suicídio com o tema: Valorização da Vida, em parceria com as escolas, pois os estudantes são multiplicadores de informações e assim a campanha alcança maior número de pessoas, além de fazerem parte da faixa etária do público alvo da campanha.

As ações já aconteceram na Escola Estadual de Cachoeira, no distrito de Capitania e na comunidade de Novo Horizonte.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Ana Carolina Vilela, as ações irão acontecer em todos os distritos e na sede, em parceria com as Unidades de Saúde.

O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Conferência

  18 Setembro de 2019

CONHEÇA AS PROPOSTAS DEFINIDAS NA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


  ...

Atendendo as normas do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Montalvânia, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 13 de setembro, a VII Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “Direito do povo com financiamento público e participação popular”. O evento aconteceu das 7 às 15 horas, no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino e discutiu propostas para a política municipal, estadual e nacional de assistência social.

As propostas definidas pelos grupos e que serão apresentadas pelos delegados, também eleitos neste dia, na Conferências estadual, foram:

EIXO I - Os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciária e à reforma trabalhista.


MUNICÍPIO

Ampliação dos recursos financeiros para implantação de projetos para atender os adolescentes com atividades de esporte, cultura e lazer.

Implantação de serviço emergencial decorrente de situação de risco no município.

Investimento para espaço de lazer para a população idosa.

Criar plano de cargos e salários para os servidores do SUAS no município.


ESTADO

Definição de um teto de financiamento para assistência social com repasses regulares e pagamento imediato dos recursos do piso mineiro em atraso.


UNIÃO

Definição de um teto de financiamento para assistência social com repasses regulares de forma que possibilite também o cofinanciamento de novos serviços nos municípios de pequeno porte (ex.: média e alta complexidade).

EIXO II - A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito.


MUNICÍPIO

Criar comitê intersetorial visando uma articulação macro entre as políticas de garantias de direitos.

Definir fluxos de atendimento entre a rede a rede socioassistencial e intersetorial.

Construir fluxo de referenciamento e definição de competências entre o Suas e o sistema de justiça.

Utilização do IGD para ofertar cursos de qualificação e de profissionalização as famílias e jovens inscritos no Cadastro Único a partir das demandas apresentadas pelas famílias. 

Reuniões periódicas entre profissionais, coordenação e gestão.

Criar o Plano Municipal de Educação Permanente.


ESTADO

Apoio técnico in loco aos municípios no que se refere à educação permanente.


UNIÃO

Promover capacitação permanente em parceria com as universidades públicas e privadas para gestores, entidades de assistência social, trabalhadores da área, conselheiros e usuários.

EIXO III - Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS – “Nada sobre nós, sem nós”.


MUNICÍPIO

Garantir à acessibilidade as pessoas com deficiência e idosos com dificuldade de locomoção nos equipamentos públicos.

Criação de espaço democrático para ampliar e qualificar a participação dos usuários, por exemplo: por meio de e-mail, formulários próprios, caixa de sugestões, telefone e rede social.

Garantir divulgação das reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social, carro de som, rede social e outros.

Efetivar a fiscalização das entidades assistenciais por meio do fortalecimento das instancia de Controle Social.

Criação de comitê para efetivar fiscalização das entidades assistenciais.

Promover campanhas de divulgação do serviço no âmbito do SUAS.

Construir instrumentos de avaliação quantitativos e qualitativos, para monitorar, controlar a execução das deliberações das conferencias garantindo a publicização de informações.


ESTADO

Promover campanha estadual de divulgação das formas de controle social no âmbito do SUAS.


UNIÃO

Construir instrumentos de avaliação quantitativos e qualitativos, para monitorar, controlar a execução das deliberações das conferencias garantindo a publicização de informações.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Festa

  18 Setembro de 2019

ANIVERSÁRIO DE FRED FRANÇA


  Aniversário de Fred França é comemorado com grande festa e reúne amigos e admiradores num clima de muita alegria.

O dia em que nascemos é um marco em nossa vida. É uma data que será lembrada para sempre por nós e por aqueles que amamos. E festejar aniversário é uma ótima oportunidade para juntar as pessoas que são importantes para nós. Cada um comemora a seu modo, o importante é celebrar a vida.


E neste sábado (14) quem promoveu uma grande festa para celebrar seus 52 anos de vida e reunir amigos e conterrâneos foi o empresário Fredson França, o organizador do Rally da Solidariedade, já em sua 10ª edição.


Fredson França saiu de Capitânia com a família com destino a Goiânia aos 15 anos de idade. Lá ele estudou, trabalhou, venceu na vida e há dez anos promove o Rally da Solidariedade, um passeio de amigos de Goiânia à Montalvânia, que distribui sonhos para a população carente da região.


A FESTA

O Rancho França, no distrito de Capitânia ficou pequeno para tanta gente que foi prestigiar e comemorar este grande dia na vida do empresário.


Uma festa grandiosa, com extensa programação, muito bem organizada, bonita, tranquila, animada e muito agradável.


Logo ao amanhecer cavaleiros e amazonas começaram a chegar montados em seus animais e com vestimentas características para participar da grande cavalgada, uma das mais tradicionais manifestações culturais do município.


Após um reforçado café da manhã todos se aventuraram pelo sertão cochanino dos Gerais, mantendo viva esta bonita tradição.


Na chegada houve concurso de berrante, sorteio de brindes e um delicioso almoço preparado com muito capricho pelos “Amigos do Fred”.


À noite, o Rancho França lindamente decorado para o evento, recebeu um grande número de pessoas para prestigiar os shows dos artistas Hélio e Trio Maringá, Banda Outro Esquema, Garotos do Sucesso e a grande atração: o cantor Sérgio Silva.


Além das atrações musicais Fred levou para seus convidados uma bela apresentação de quadrilha com o Grupo Folclórico Cultural “Arroxa Cochanino”, que encantou a todos.


Foi servida uma deliciosa e farta comida para todos durante o dia e a noite. E os parentes, amigos e admiradores do aniversariante se confraternizaram num clima de alegria, amizade e comunhão. Momentos super agradáveis que, além de divertir os convidados, fizeram o dia do aniversariante ainda mais feliz.


Amigos e admiradores de diversas locais do país se deslocaram de seus municípios para marcar presença neste grande evento.


Quem fez aniversário foi Fred, mas seus convidados que ganharam presentes.


O aniversariante recebeu a todos com muita gentileza e alegria e sua felicidade era visível e contagiante. Fred ainda contou com o reforço de sua companheira, a também cochanina Jizélia Lima, que encantou e conquistou os convidados com sua educação, simpatia, gentileza, simplicidade e alto astral.


Um evento memorável que, além de fazer a alegria do aniversariante e sua família, alegrou e fez mais feliz a vida dos seus convidados.


Parabéns, Fred, pelo privilégio de comemorar seu aniversário com saúde, de bem com a vida e estar entre pessoas queridas! Viver em comunhão e alegria com familiares e amigos atrai bons fluídos e ajuda a viver melhor! Só a família e os amigos podem contribuir para que a vida seja plena de sucesso, alegria e bem estar.


Que sua vida seja repleta de coisas boas! Felicidades! E obrigado por ter me proporcionado momentos tão felizes e inesquecíveis! Grande abraço!


CONHEÇA UM POUCO DO RALLY DA SOLIDARIEDADE

O Rally da Solidariedade consiste num “passeio solidário” em que uma turma de amigos arrecada doações como cestas básicas, roupas, calçados, fraldas, material escolar, brinquedos, kits de higiene bucal e material esportivo e distribui ao longo do caminho para famílias carentes.


De Goiânia GO à Montalvânia MG, geralmente passa pelas cidades de Brasília, Formosa, Cabeceira de Goiás, Arinos, Chapada Gaúcha, Bonito de Minas, Cônego Marinho e o distrito de Capitânia, além de diversas comunidades rurais. Em todos estes locais são distribuídas doações às comunidades carentes.


Segundo Fred, a ideia foi unir o útil ao agradável: fazer um passeio com amigos para conhecer e prestigiar sua terra natal e ajudar as pessoas da região.

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design