MONTALVÂNIA - MG
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Contato: (77) 9 9949-4184  
Parceiros2

O que acontece na cidade você vê aqui!

PRINCÍPAISNOTÍCIAS

    Política

  17 Junho de 2020

Mulher aborda Bolsonaro e faz denuncia contra políticos de Montalvânia.


  ...

O presidente Jair Bolsonaro foi abordado quinta-feira de manhã por uma moradora de Montalvânia, quando estava no Palácio do Planalto quando recebeu a denuncia de perseguição a diversas pessoas, inclusive de violência contra idosos e restrições a concessão do Bolsa Família contra algumas pessoas. 


A moradora mostrou ao presidente Bolsonaro a perseguição que os moradores têm sofrido, por parte do prefeito e dos vereadores, com casos de agressão física. Ontem o GAZETA pediu uma manifestação da assessoria da Prefeitura, mas não recebeu a resposta.


O presidente questionou se foi dinheiro da saúde para o município e explicou que, no máximo, na próxima semana divulgará o valor repassado a cada município e como ocorreu a aplicação do dinheiro e a despesa com cada compra. 


Bolsonaro anunciou que a Controladoria Geral da União estará fiscalizando todos os casos e lamentou que o Brasil ainda tenha muita coisa errada.

 

A moradora mostrou a ele que somente com o Ministério Público ou mesmo o Bolsonaro atuando poderia se investigar as suas denuncias e que os recursos são usados em fazendas.

Fonte: Gazeta Norte Mineira


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  15 Junho de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO


  Segunda-feira 15 de junho 2020 - 12 horas.

A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zelando pela transparência e o respeito para com a população, divulga o Boletim Informativo Covid-19 desta segunda-feira (15).
Os Boletins Epidemiológicos são divulgados nesta página, de segunda à sexta-feira, às 12 horas.


NOTIFICAÇÕES
Um (1) caso suspeito foi notificado no município na data de hoje (15), até a publicação deste boletim.
Trata-se de uma mulher de 34 anos que procurou a UBS Aliança, no centro da cidade, e está em isolamento domiciliar monitorado.


TOTAL
No Município há um total de 45 notificações, 40 casos descartados e 3 casos confirmados, sendo todos já curados.
Não é preciso ter pânico.
Mantenha a calma e fique em casa.
Se precisar sair, use máscara, evite aglomeração e mantenha distância de dois metros das pessoas.

Ajude-nos a cuidar de você!

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu

Compartilhe nas Redes Sociais

    Data Comemorativa

  15 Junho de 2020

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS


  DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS É CELEBRADO DE FORMA DIFERENTE POR CONTA DA PANDEMIA

- A tecnologia se transformou em grande aliada para a realização dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com os idosos do município

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra os Idosos. A data, também lembrada pelo Junho Violeta, traz como tema em 2020, os impactos do isolamento social para os idosos, em tempo de pandemia do novo coronavírus. Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.

Por conta do isolamento social a Prefeitura de Montalvânia adaptou a comemoração da data e o Centro de Referência de Assistência Social - Cras, por meio do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, estará promovendo uma campanha on-line durante toda a semana, enviando aos participantes dos grupos, agora reunidos em grupos de WhatsApp, informações sobre o tema.

Além da campanha virtual o SCFV também foi de casa em casa levar um kit contendo máscara de tecido na cor roxa, que simboliza o Junho Violeta, um pote com salada de frutas e iogurte, para lembrá-los que eles precisam ter uma alimentação saudável, principalmente durante este época, para aumentar a imunidade.

Para a coordenadora do Cras, Socorro Viana, a data torna-se ainda mais importante neste momento de pandemia da covid-19, quando a maioria das pessoas idosas está isolada em casa e muitas delas podem estar abaladas e deprimidas, e também sofrer algum tipo de violência. 

- Por isso estamos intensificando as orientações para a população que busca esses serviços para a detecção e prevenção de casos de violência contra os idosos, declara a coordenadora.

Para celebrar a data, seguindo todas as medidas de proteção, os kits foram entregues de casa em casa e todos mataram a saudade uns dos outros: coordenadora e idosos. E ainda serão enviados durante a semana, por meio dos grupos, informações para que todos fiquem alertas sobre a violência contra o idoso, principalmente durante a pandemia, de forma atrativa e de fácil entendimento

De acordo com a coordenadora dos grupos do SCFV, assistente social Teresa Goulart, como não estão acontecendo os encontros presenciais, a tecnologia tem sido uma grande aliada a este trabalho. 

- Como o serviço não pode parar precisamos nos adaptar e estamos usando e abusando deste recurso para desenvolver as ações com nossos idosos, já que todos possuem aparelho celular e sabem lidar bem com o aplicativo de mensagens, declara Teresa.

Há vários tipos de violência contra pessoas idosas e população precisa se conscientizar para se manter-se sempre alerta a essa triste realidade sofrida por muitos idosos e, principalmente, a importância de “Romper o Silêncio” e denunciar. Denuncie qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, seja ela física, emocional, financeira, sexual e negligência. Não seja cúmplice, se você souber de algum caso de violência contra idoso, ligue para o número 100 e denuncie.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  09 Junho de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO


  Terça-feira 9 de junho 2020 - 12 horas


A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zelando pela transparência e o respeito para com a população, divulga o Boletim Informativo Covid-19 desta terça-feira (9).


Os Boletins Epidemiológicos são divulgados nesta página, de segunda à sexta-feira, às 12 horas.


NOTIFICAÇÕES

Um (1) caso suspeito foi notificado no município na data de hoje (9).


Trata-se de um homem de 57 anos, que procurou a UBS Veredas, na comunidade rural de Novo Horizonte, com sintomas da doença e está em quarentena domiciliar monitorado.


CASO CURADO

A outra pessoa, uma criança de 3 anos, que havia testado positivo para a covid-19 na cidade, foi considerada curada, pois ficou em período de quarentena (14 dias) e não evoluiu com sintomas da doença. De acordo com os protocolos seguidos pela Secretaria Municipal de Saúde, essa pessoa foi considerada curada.


SEM CASOS DA DOENÇA

Com os três casos positivos sendo considerados curados, a cidade agora está sem nenhum caso confirmado da doença.


TOTAL

No Município há um total de 44 notificações, 40 casos descartados e 3 casos confirmados, sendo todos já curados.

Não é preciso ter pânico.

Mantenha a calma e fique em casa.

Se precisar sair, use máscara, evite aglomeração e mantenha distância de dois metros das pessoas.

Ajude-nos a cuidar de você!


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Obras

  03 Junho de 2020

PONTE SOBRE O RIO POÇÕES


  PREFEITURA IRÁ CONSTRUIR PONTE SOBRE O RIO POÇÕES APÓS GOVERNO DO ESTADO LIBERAR VIGAS METÁLICAS PARA INICIAR A OBRA.

Diante da necessidade de se construir uma nova ponte sobre o rio Poções, no final da Avenida Confúcio, próximo ao trevo que dá acesso à BR-135, a Prefeitura de Montalvânia requereu ao Governo do Estado um conjunto de vigas metálicas para iniciar a obra, que será realizada com recursos próprios do Município.


A antiga ponte estava interditada e acabou desabando com a passagem de uma carreta. O motorista era de outra cidade e disse não ter prestado atenção nas manilhas que interditavam o tráfego no local e, felizmente, sofreu apenas escoriações.


Após apresentar projetos à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – Seifra, e pela intercessão do deputado estadual Arlen Santiago que reforçou o pedido do Município, o Governo de MG entendeu a necessidade e urgência da obra e liberou um conjunto de vigas metálicas de 18 metros.


Assim que as vigas chegarem ao Município a obra será iniciada. A ponte será tipo mista, com vigas metálicas e “mesa tabuleiro” e guarda corpo em concreto armado.


Com a construção da nova ponte motoristas e moradores da região terão o acesso à BR-135 facilitado.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  29 Maio de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO


  Sexta-feira 29 de Maio 2020 - 12 horas.

A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zelando pela transparência e o respeito para com a população, divulga o Boletim Informativo COVID-19 desta sexta-feira (29).

Prezando pela transparência e pelo respeito a população e a vida do próximo o prefeito Dr. José decidiu que, preservando a identidade das pessoas, garantida por lei, as informações deste boletim serão as mais completas possíveis. Sendo assim, serão mantidos o sexo e a idade das pessoas notificadas, e ainda a UBS a que pertence.

Os Boletins Epidemiológicos são divulgados nesta página, de segunda à sexta-feira, às 12 horas.

NOTIFICAÇÕES

Dois caso suspeitos foram notificados no município: um (1) na noite de ontem, quinta-feira (28), após a divulgação do Boletim e outro hoje (29).

Trata-se de uma mulher, de 33 anos, que deu entrada no Hospital Cristo Rei com sintomas da doença e segue internada, em isolamento e monitorada.

O Hospital, seguindo os protocolos de saúde, está tomando as medidas necessárias ao atendimento e segurança de seus pacientes, familiares e funcionários.

Um homem de 41 anos procurou uma UBS do município com sintomas da doença e está em quarentena domiciliar monitorada.

TESTES RÁPIDOS

Seis casos suspeitos realizaram teste rápido hoje (29), e foram testados negativo para a Covid-19.

Cinco pertencem a UBS Soldados da Saúde - Bairro Novo Horizonte e uma a UBS Esperança – Centro e Bairro São José.

Todos estão em isolamento domiciliar e monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Estes casos não foram notificados por que as pessoas não apresentaram sintomas, mas tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a Covid-19.

Dos três (3) casos que testaram POSITIVO para a Covid-19, dois (2) são da UBS Guardiões da Saúde – Centro e Bairro Guarabira, e um (1) da UBS Soldados da Saúde – Bairro Novo Horizonte.

Agora são 43 notificações, 36 descartados, 8 casos suspeitos em monitoramento e 3 casos confirmados.

Não é preciso ter pânico.

Mantenha a calma e fique em casa.

Se precisar sair, use máscara, evite aglomeração e mantenha distância de dois metros das pessoas.

Ajude-nos a cuidar de você!


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu



Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  29 Maio de 2020

Coronavírus no interior de Minas


  Boletim repete que coronavírus no interior de Minas está "no início do aumento exponencial de casos"

Boletim especial da Secretaria de Saúde de Minas informa que os municípios mineiros estão "no início do aumento exponencial no número de casos – de forma que se sugere o acompanhamento diário do incremento de novos casos e sejam intensificadas as orientações de prevenção em âmbito municipal".


PICO

Segue a expectativa de que o pico ocorra até o fim de julho, com uma normalização de contaminações pelo coronavírus a partir de setembro.


CONSIDERAVELMENTE

Diz mais: "Acredita-se que ao alcançar o interior e os aglomerados o número de casos irá aumentar consideravelmente, assim como observado em alguns estados".


CAPAZ

O número médio de contaminações por cada pessoa infectada é capaz de identificar o número médio de casos secundários que surgiram da pessoa contaminada.


ÍNDICE

Em Minas, o índice ficou em 1,27 – quando é menor que 1, há indícios de recuo da pandemia, e próximo do numeral aponta que "a pandemia não está crescendo exponencialmente".


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  28 Maio de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO


  Quinta-feira 28 de Maio 2020 – 12 horas

A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zelando pela transparência e o respeito para com a população divulga o Boletim Informativo Covid-19 desta quinta-feira (28).


Um caso suspeito  foi notificado e um caso foi testado POSITIVO para a Covid-19 nesta quinta-feira (28) O Comitê de Combate à Covid-19 reuniu-se na tarde desta segunda-feira (25) e decidiu que o Boletim Epidemiológico será publicado apenas na forma de banner, sem as informações que o acompanhavam.


Fique em casa.

Se precisar sair, use máscara, evite aglomeração e mantenha distância de dois metros das pessoas.

Ajude-nos a cuidar de você!


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  28 Maio de 2020

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ


  EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL PROGRAMA CRIANÇA FELIZ DISTRIBUI KITS INFORMATIVOS E RECREATIVOS PARA AS FAMÍLIAS ATENDIDAS.

O cuidado com o bem-estar das crianças tem sido uma preocupação cotidiana da Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras e Programa Primeira Infância - Criança Feliz,  que coordena  este programa em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social. 


Nestes tempos de pandemia do novo coronavírus, em que a recomendação é ficar em casa, alguns serviços que não podem ser paralisados tiveram que se adaptar. Como no caso do Programa Primeira Infância - Criança Feliz, que atende 200 famílias, gestantes e crianças, em vulnerabilidade social e funciona por meio de visitas domiciliares. 


Esse acompanhamento acontece semanalmente e é realizado pelas visitadoras que promovem uma integração das políticas públicas de saúde, educação, assistência social, cultura, promoção e defesa dos direitos das crianças e gestantes do município. 


Diante das dificuldades em realizar as visitas domiciliares, durante o período de distanciamento social e quarentena em que estamos passando, o Programa Criança Feliz preparou kits informativos e recreativos com cartilhas de atividades didáticas, histórias e canções, e ainda lápis de cor, giz de cera,  balões e chocolates para promover momentos de diversão e criatividade às crianças.


O objetivo dessa ação é proteger, orientar e oferecer momentos lúdicos às pessoas atendidas durante a pandemia. 


Para evitar aglomeração  as  visitas domiciliares estão  obedecendo critérios de segurança, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, e ainda sendo monitoradas por telefone, por meio de grupos  de whatsapp criado pelas visitadoras e supervisora.


Durante a entrega do material, que ocorreu de casa em casa, foram adotadas todas as medidas de segurança para proteger as visitadoras e as famílias atendidas.  


A supervisora do Programa, assistente social Renata Abreu, diz que, mesmo durante a pandemia o Programa continua, só que de forma remota e que o período que estamos vivendo está sendo difícil para todos, mas são em momentos como estes, que a população assistida mais precisa de apoio.


- Estamos mantendo o atendimento do Criança Feliz, porém, com adequações para a proteção das famílias e das visitadoras. Informações e orientações sobre os cuidados com as crianças durante a pandemia estão sendo nossa prioridade. Explicamos aos pais que é importante responder as dúvidas das crianças e flexibilizar o espaço de casa para que eles possam brincar e fortalecer os vínculos afetivos, por isso a distribuição dos kits, que vão orientar de forma lúdica e oferecer momentos de recreação e descontração entre eles. Precisamos dar atenção especial a estas famílias durante a pandemia, declara Renata.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  20 Maio de 2020

MERCADO MUNICIPAL É LIMPO E DESINFECTADO PARA REABRIR NESTA QUARTA-FEIRA


  Para entrar no local somente usando máscara.

O Mercado Municipal irá reabrir nesta quarta (20), e na tarde desta terça-feira (19) a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, realizou a lavagem e desinfecção do local com hipoclorito, potente agente contra a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).


A iniciativa leva em consideração as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para evitar a propagação da doença.


Os profissionais envolvidos nessa ação foram treinados para o serviço e fazem uso de equipamentos de proteção individual - EPI’s.


O Mercado irá funcionar de segunda a quinta-feira das 7 às 14 horas e na sexta, das 7 às 18 horas. Não será aberto e nem a feira livre irá funcionar aos sábados.


Para entrar no local somente usando máscara.

A reabertura do Mercado Municipal tem como objetivo preservar o emprego e a renda dos trabalhadores do município e não deixar a economia local estagnada durante o período em que durar a pandemia do novo coronavírus, dentro das medidas de flexibilização e regulamentação do funcionamento do comércio previstas no Decreto Municipal de Nº 15/2020.

A recomendação ainda é para ficar em casa, mas se sair use máscara, mantenha distância de dois metros das pessoas e evite aglomerações.

Ajude-nos a cuidar de você!


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design