SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR


Role para baixo
     

montalvania@montalvania.com.br
(77) 9 9949-4184 / 9 9140-6265
 BR 135
  08 Julho de 2017
TRÂNSITO SEGURO
O Programa de Educação Ambiental (PEA) aproveitou a oportunidade de realizar uma ação com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Monte Rei e promoveu uma roda de conversa sobre trânsito seguro.

Em poucas semanas as obras no Lote 7.2 serão finalizadas e a rotina dos moradores do Distrito de Monte Rei já está mudando com a rodovia pavimentada. Os participantes assistiram ao documentário “Luto em Luta” que trata dos acidentes de trânsito em São Paulo, com depoimento de vítimas, familiares e imagens de acidentes.

O objetivo foi passar orientações simples para os alunos, como o uso do cinto de segurança e capacete, não dirigir alcoolizado, respeitar os limites de velocidade, mas que podem salvar vidas. Fonte: Gestão Ambiental BR135 BA/MG

 Saúde
  08 Julho de 2017
COMO APROVEITAR O FRIO SEM ENFRENTAS ÀS TEMIDAS DOENÇAS DE INVERNO
Doenças como gripes, resfriados, entre outras tendem a aumentar durante a estação. Entenda como identificá-las e se prevenir.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Essas são as principais vilãs da população durante estações de baixa temperatura.  Isso ocorre porque no frio o ar fica mais seco, concentrando mais poluentes. Além disso, as pessoas também tendem a sofrer com mais secreção no nariz e a ficarem  confinadas em ambientes fechados.

“Com a chegada das baixas temperaturas, o tempo seco e a baixa umidade do ar provoca o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando mais suscetíveis a crises de asma,  infecções virais e bacterianas. Além disso, favorecem a maior transmissão  já que as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados com menor circulação de ar, de forma a ocorrer a maior concentração de vírus aumentando o risco de infecção.”, explica a Cristina Midori, Clinica Geral da Clinica Fares. 

A médica ainda explica que é a partir do outono e inverno, que os casos de gripes, resfriados, otites, sinusites e bronquites aumentam em consultório.  

As principais vitimas são crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas, como bronquite, asma, rinite e sinusite. 

CUIDADOS
Os cuidados recomendados pela especialista também são ressaltados. Segundo ela, para prevenir dessas doenças é necessário reforçar o sistema  imunológico tendo uma boa alimentação, hidratação e boas noites de sono. Além disso, evitar lugares aglomerados, higienizar sempre as mãos, tossir ou espirrar com a mão na boca, e, principalmente estar com as vacinas em dia. Crédito: Internet

 Pesquisa
  07 Julho de 2017
EXPECTATIVA DE VIDA
Expectativa de vida do brasileiro vai dos 73 aos 83 anos, mostra pesquisa.

Levantamento da UnitFour, fornecedora de dados para o mercado, mostra que a expectativa de vida do brasileiro pode chegar a 83 anos. A pesquisa analisa os números de mortes e de pessoas vivas entre 2014 e 2016 para realizar a estimativa. 

OITENTA E TRÊS

A partir das estatísticas de óbito, a empresa concluiu que a estimativa de vida do brasileiro vai dos 73 aos 83 anos. Entre 2014 e 2016, a probabilidade de morte nesta faixa etária foi de 25%. No mesmo período, o grupo de pessoas de 62 a 72 anos foi o que somou o segundo maior risco de morte, de 21%. 

IBGE

Os dados mais recentes do IBGE mostram que expectativa de vida dos brasileiros e brasileiras ao nascer passou de 75,2 anos em 2014 para 75,5 anos em 2015 – uma diferença de 3 meses.

 Carinhanha
  06 Julho de 2017
FESTA
A Prefeitura Municipal de Carinhanha, no Oeste da Bahia, divulgou nesta quinta-feira (6), o cartaz oficial com as atrações da Festa do Divino 2017, antigo (Encontro das Águas e dos amigos).

Conforme informações contidas no cartaz, os festejos serão realizados no Parque de Exposições de Carinhanha. O valor do ingresso 2 kg de alimentos não perecíveis.

Os festejos começam no dia 21 de julho e encerram no dia 23, com as apresentações de Erismar Camargo, Welignton Camargo, Cavaleiros do Forró, Papazzoni e Ricardinho e Marcilio, no dia 21 de julho; Babado Novo, Trio da Huanna, Swing do Rafa e DJ Samyra Lima, no dia 22; Gusttavo Lima, Pedrinho Pregação e DJ Samyra Lima, no dia 23 encerrando os festejos.

O cartaz foi divulgado na conta oficial de Sara Costa, neta do gestor de Carinhanha, Geraldo Pereira Costa, Piau (PDT). Fonte: folhadovale.net

 Transportes
  06 Julho de 2017
SAI A ORDEM DE SERVIÇO PARA PROJETO DA PONTE
Governo estadual libera recurso para elaboração do projeto da travessia entre Manga e Matias Cardoso.

A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) autorizou, na segunda-feira (3/7), a elaboração do projeto de engenharia da ponte sobre o Rio São Francisco, entre os municípios de Manga e Matias Cardoso, no extremo Norte de Minas. Vencedora da licitação vencedora da licitação realizada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG), Enecon - Engenheiros e Economistas Consultores, com sede em Belo Horizonte, tem 240 dias corridos para definir as condições construtivas para a obra, que prevê extensão de 930 metros, 13,8 metros de largura e melhoramento dos acessos, com 2,1 quilômetros de extensão.

A ordem de serviço foi prometida pelo secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Célio de Brito, durante a audiência realizada pelo Tribunal de Justiça e o Ministério Público da Comarca de Manga, há quase um mês, no dia 9 de junho, em um salão de festa da cidade. Célio de Brito foi levado a Manga pelo deputado Paulo Guedes (PT).

“A construção da ponte sobre o Rio São Francisco significa a realização de um sonho para a população. Uma obra que representa progresso, geração de renda e qualidade de vida para esta região”, disse o deputado petista, durante audiência com o secretário de estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, na tarde desta quarta-feira (5).

Suprartidária

O valor total previsto para a etapa de projeto da ponte é de R$ 2,4 milhões. Atualmente, a travessia do rio São Francisco é feita por balsas, que, frequentemente, são motivo de polêmica, devido à precária qualidade do serviço e aos preços cobrados. A travessia leva cerca de uma hora e interfere na rotina da população dos municípios de Manga, Matias Cardoso e região, além de ser um transtorno na viagem de caminhoneiros e demais motoristas.

A conclusão do projeto-executivo não garante a execução da obra da ponte, que depende ainda de previsão orçamentária dos recursos para efetivamente sair do papel. A decisão do governo estadual em autorizar o projeto básico, entretanto, é um passo importante para a concretização desse sonho que agora mobiliza lideranças de toda região, sob a liderança de autoridades ligadas ao Judiciário, numa espécie de concertação suprapartidária em favor da ponte. Fonte: luisclaudioguedes.com.br