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 Transportes
  22 Julho de 2017
A PONTE QUE LIGA NADA A LUGAR NENHUM
Ministro dos Transportes promete ver in loco caso das pontes na divisa de Minas com a Bahia.

O jornalista Fernando Abreu apurou que o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, prometeu visitar a divisa dos estados da Bahia com Minas Gerais, no traçado da BR-135, onde uma antiga ponte de madeira foi alvo de vandalismo há pouco mais de uma semana. Parte da estrutura foi danificada por um incêndio e o acesso aos dois estados, nos municípios de Cocos, na Bahia, e Montalvânia, em Minas, foi suspenso.

O problema é que existe ponte com 100 metros de extensão, sobre o rio Carinhanha, na altura do povoado de Pitarana a menos de um quilômetro da ponte interditada pelo ataque criminoso dos vândalos. Cinco anos após sua conclusão, a ponte liga nada a lugar nenhum, o que revolta ainda mais os moradores e motoristas que fazem o trajeto entre Minas e Bahia pela rodovia federal.

Do lado baiano da ponte de concreto, há uma propriedade rural com área irrigada por pivô central, que o Governo Federal ainda não conseguiu desapropriar. Ao longo da semana, o dono da propriedade teria cobrado pedágio de R$ 100 dos motoristas interessados em fazer a travessia, após passar por uma porteira que dá acesso à cabeceira da ponte do lado baiano, onde a pavimentação da BR-135 ainda não foi concluída.

Pedágio

A cobrança foi suspensa após reclamações dos usuários e questionamento sobre a legalidade do ato. A empresa Top Engenharia, que atua na região para construir o asfalto entre a cidade de Cocos e a divisa com Minas providenciou a construção de um aterro para facilitar o acesso à plataforma da ponte nova.

Segundo o repórter Fernando Abreu, que está no local, é grande a expectativa pela visita do ministro. Motoristas em trânsito pela região, proprietários das terras envolvidas e toda a população aguardam pela solução do imbróglio. A visita do ministro Lessa teria sido combinada com o governador baiano, Rui Costa, e deve acontecer na próxima sexta-feira (28). O prefeito de Cocos, o médico Marcelo Emerenciano, avalia que a visita ministerial vá colocar um ponto final no impasse, com a possível liberação da nova ponte. Fonte: luisclaudioguedes.com.br

 Reunião
  21 Julho de 2017
S.O.S. RIO COCHÁ
Prefeito e vice de Montalvânia participam de reunião sobre a elaboração de campanha para salvar o rio Cochá.

Medidas para salvar e preservar o rio Cochá estão sendo tomadas pelo prefeito Dr. José Ornelas e uma comissão preocupada e engajada nesta causa. Está sendo elaborada uma campanha de preservação do nosso rio que em breve será divulgada.

Nesta quinta-feira (20) o prefeito, o vice, Pedro Lopes, e parte da comissão se reuniram para planejar métodos de preservação deste rio, buscando meios para proteger sua nascente.

A reunião aconteceu na UAITEC Polo Montalvânia. Fonte: ASCOM

 BR 135
  21 Julho de 2017
BR135 BA/MG
Gestão ambiental.

Umas das funções da Supervisão Ambiental durante a fase de implantação da rodovia é inspecionar os níveis de ruídos emitidos pelas máquinas utilizadas nas frentes de trabalho. Para isso, a equipe utiliza um decibelímetro, que é um medidor de decibéis, para verificar se o barulho provocado pela movimentação na obra está dentro das normas. Os ruídos são medidos na área urbana e nos povoados localizados ao longo da BR-135 BA/MG a cada 15 dias e os pontos de coleta acompanham o avanço das obras. Depois disso são feitos relatórios que são encaminhados ao DNIT e ao órgão ambiental licenciador, no caso o Ibama.

DISTRITO DE MONTE REI – JUVENÍLIA
(LOTE 7.2 - BR-135/MG)

TREVO DE ACESSO À MONTALVÂNIA  
(LOTE 7.2 - BR-135/MG)

FRENTE DE TRABALHO EM CÔCOS 
(LOTE 5 | BR-135/BA)

 Economia
  21 Julho de 2017
COMBUSTÍVEIS
Pis/Cofins sobre combustíveis pode ter aumento por decreto, ainda hoje.

O governo deve aumentar imposto sobre combustível. O aumento do PIS e da Cofins sobre a gasolina, o óleo diesel e o etanol deve ser anunciado ainda hoje. A estimativa é de aumentar a arrecadação em mais de R$ 10 bilhões em 2017 e o dobro disso em 2018.

FINALIZA

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informou que o governo finaliza cálculos sobre eventual aumento de impostos que pode ser anunciado hoje. 

PIS/COFINS

Henrique Meirelles disse que o "candidato mais provável" para o aumento de imposto é o PIS/Cofins cobrado sobre combustíveis. "PIS/Cofins sobre combustíveis tem a vantagem que pode ser feito por decreto. Portanto, é rápido, tem efeito maior durante o ano e começa a vigorar imediatamente", disse o ministro da Fazenda. 

CIDE

Apesar de falar do aumento do PIS/Cofins, Meirelles diz que a decisão ainda não foi tomada e que o governo pretende definir hoje se o aumento de tributo é necessário. "Se for necessário, aumentaremos", resumiu. O ministro também comentou que o governo avalia a possibilidade de aumento da Cide. 

 BR 135
  19 Julho de 2017
ESTADO AUSENTE INSPIRA ANARQUIA NA BR-135
Vândalos ateiam fogo em ponte de madeira sobre o rio Carinhanha na divisa de Minas com a Bahia.

Uma ponte de madeira localizada sobre o rio Carinhanha, na divisa dos estados da Bahia com Minas Gerais, no traçado da BR-135, foi alvo de vandalismo na noite do último sábado (15). Relatos de moradores do distrito de Pitarana, em Montalvânia, no Norte de Minas, ao portal ‘Folha do Vale’, dão conta que o ato pode ter sido motivado por uma espécie de protesto contra a situação precária da velha ponte de madeira, que há muito provoca apreensão entre os motoristas que são obrigados a fazer a travessia do Rio Carinhanha, em um dos principais pontos de acesso na divisa entre Minas e Gerais e Bahia naquela região.

Segundo os motoristas que transitam todos os dias entre Montalvânia e Cocos, no Oeste da Bahia, se já era ruim, a situação agora ficou ainda pior, pois a passagem pela ponte ficou mais arriscada. Não houve até agora perícia técnica que aponte eventuais riscos de desabamento em razão dos danos na estrutura.  “Antes já estava ruim, agora está difícil passar, tem que ariscar”, disse o sitiante. De acordo com os moradores, a intenção de quem ateou fogo talvez tenha sido para pressionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para liberar o transito na ponte construída há mais de quatro anos, em outro ponto do Rio Carinhanha.

Esta é a segunda vez que a ponte, bastante precária, vira motivo de revolta pelo descaso oficial. Em outubro de 2015, moradores dos municípios Montalvânia, no extremo Norte de Minas Gerais, e de Cocos, na Bahia, ameaçaram atear fogo e pôr abaixo a ponte de madeira sobre rio Carinhanha. Cansados de esperar por providências do Governo Federal e do DNIT, os usuários da travessia ameaçaram levar ao extremo a indignação com as péssimas condições de conservação da ponte, situada na localidade de Pitarana, zona rural de Montalvânia.

Na ocasião, o então presidente da Câmara de Vereadores Montalvânia ildenes Justiniano Silva (PTB) lembrou que as precárias condições da ponte "são reflexo do descaso e da omissão das autoridades federais e estaduais com a região do extremo Norte de Minas".

Dois anos depois, o problema persiste. Destruir a ponte, com o propósito de interromper definitivamente o trânsito de veículos entre Minas Gerais e Bahia por aquele acesso seria uma forma, desesperada, mas estúpida, para forçar o DNIT e o Governo Federal a tomarem providências.

Construída há décadas, a velha ponte de madeira de Pitarana está em situação precária. As tábuas do piso se soltam com facilidade sob o enorme peso de carretas e caminhões que transportam gado para frigoríficos e carvão vegetal para siderúrgicas. Não existe nenhum policiamento ou serviço de balança para controlar o peso excessivo dos veículos que passam sobre a ponte. Seus corrimãos estão quebrados em vários locais há buracos no piso que levam perigo às crianças que atravessam a ponte para estudar em Pitarana.

Ponte nova liga nada a lugar nenhum...

A pouca distância da ponte de madeira, no curso da BR-135, o Governo Federal construiu uma ponte de concreto, de 100 metros de extensão, sobre o rio Carinhanha. Cinco anos após sua conclusão, a ponte liga nada a lugar nenhum, o que revolta ainda mais os moradores e motoristas que fazem o trajeto entre Minas e Bahia pela rodovia federal. Do lado baiano da ponte de concreto, há uma propriedade rural com área irrigada por pivô central, que o Governo Federal insiste em não desapropriar e em não indenizar as quase trinta famílias que cultivam no lugar. Este ‘Em tempo Real’ apurou que a ‘nova ponte’, como é chamada, foi liberada apenas para uso da empresa Top Engenharia, de Salvador, que montou canteiro de obras na região após vencer a licitação para o asfaltamento do subtrecho do asfalto da BR-135, entre a divisa de Minas até Cocos, na Bahia, com extensão de 22,9 quilômetros. A obra, que tem custo previsto de R$ 77 milhões e deveria ter sido concluída no último mês de abril. 

O estrago provocado pelos incendiários no último final de semana foi pequeno, porque o fogo apagou não sem antes abrir um buraco na estrutura de madeira do equipamento. Ainda assim, esse episódio aponta para um estado de anarquia, resultado do descaso oficial para com aquele pedaço esquecido do país.

A anarquia, como se sabe, é o sistema político com base na negação do princípio da autoridade, e ocorre naquelas situações em que a a percepção é de que não há mais governo. Não é ainda o caso da BR-135, onde a pavimentação da rodovia federal foi retomada há pouco no trecho baiano logo após a ponte sinistrada. Mas é quase isso, porque é inadmissível expor a população que paga impostos aos riscos permanentes da velha ponte de madeira, quando, ali ao lado, há outra ponte de concreto paga com o dinheiro do contribuinte sem uso há um bom par de anos.    Fonte: luisclaudioguedes.com.br