Raio-X Das Eleições - Arquivos e informações sobre as eleições.
Selecione um ano abaixo para visualizar...

[ 2000] [ 2002] [ 2004] [ 2006] [ 2008] [ 2010]
[ 2012] [ 2014]
Futebol
27 Novembro de 2014
Pacotão da decisão: Tardelli herói e Goulart vilão entre festa e confusão

Campeão, atacante atleticano desencanta na Copa do Brasil, enquanto meia-atacante cruzeirense desperdiça principais chances da Raposa em jogo de vários gols perdidos
 

Após vencer a partida de ida por 2 a 0, a equipe alvinegra bateu novamente o maior rival nesta quarta-feira, no Mineirão, desta vez por 1 a 0, e conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história.

Foi inesquecível para os atleticanos, doloroso para os cruzeirenses. O primeiro título do Atlético-MG na Copa do Brasil vai ficar marcado para sempre, especialmente por ter sido sobre o Cruzeiro, seu maior rival - ainda por cima fechando a temporada sem derrota nos sete clássicos disputados ao longo de 2014: foram quatro vitórias e três empates. A memória atleticana certamente lembrará por muito tempo os detalhes do capítulo final, desse 1 a 0 na noite dessa quarta-feira com o Galo melhor contra uma Raposa valente.

De Diego Tardelli se tornando herói na base da insistência e de Ricardo Goulart, na contramão, acabar como vilão ao desperdiçar duas das várias chances claras de gol da partida. Quem sabe fiquem registrados os belos dribles de Éverton Ribeiro e Tardelli, por exemplo, complemento do espetáculo. Ou o antídoto encontrado por Marcelo Oliveira contra a arma letal de Marcos Rocha no duelo de ida.

Algumas cenas, como as confusões em campo, realmente valem a pena esquecer. Mas outras são para guardar de recordação, como a festa dupla da torcida do Galo no Mineirão e no Independência.

Encontro
25 Novembro de 2014
NASF promove Encontro dos idosos com animado forró

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, promoveu na manhã deste sábado (22), no BNB Clube, o Encontro de confraternização dos idosos.
 

O encontro reuniu grupos de convivência de idosos de todas as partes do município: Sede, os distritos de Poções, Capitânia e Pitarana e diversas comunidades rurais.

Os “jovens da melhor idade” participaram de ações preventivas e informativas sobre diversas doenças e se divertiram praticando exercícios físicos, participando de brincadeiras, se deliciando com um saboroso lanche e ainda encerraram em grande estilo: um animado forró com o melhor sanfoneiro da região, Ló e banda.

Muita gente compareceu e se divertiu em mais uma ação que visa fortalecer o laço familiar e a interação destas pessoas com o NASF.

Diversos senhores e senhoras, super animados e dispostos, deram depoimentos de como a atividade física e a participação nos grupos de convivência melhoraram suas vidas, elevando suas autoestima e disposição para viver mais e melhor.

O destaque do dia foi para educadora Física do NASF, Nádia Bitencourt, que foi bastante elogiada por todos por seu excelente trabalho desenvolvido junto a esta classe. Parabéns à Nádia e a todos os envolvidos no projeto!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Seminário
25 Novembro de 2014
Município realiza Seminário final do PNAIC

...
 

Com objetivo de promover uma reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal, a Prefeitura de Montalvânia realizou o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC de 2014. O evento, que encerra as atividades do programa este ano, aconteceu na manhã deste sábado (22) no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino.

Os encontros de formação de professores alfabetizadores aconteceram no decorrer do ano de 2014. Essa foi uma das ações do Programa do Governo Federal, em parceria com os municípios que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano.

De acordo com Maria Geralda Gonçalves, a Gêsa, uma das coordenadoras do PNAIC no município, o Pacto veio para somar com a educação do município, pois os frutos deste trabalho já estão sendo percebidos nos avanços da aprendizagem dos alunos. Essa conquista aconteceu devido ao engajamento da Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal  em aderir e efetivar o programa no município e as escolas que, através de seus professores, abraçaram a metodologia do PNAIC 2013 e se empenharam para o seu sucesso.

Houve explanação das coordenadoras, Maria Geralda e Miralva Correa,  exposição de trabalhos desenvolvidos através do programa e depoimentos de professores que participaram do Pacto, mostrando os avanços e melhorias conquistadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Esportes
24 Novembro de 2014
Cruzeiro iguala São Paulo como "soberano" em pontos corridos no Brasileirão

...
 

Com o título garantido ontem, o Cruzeiro igualou o São Paulo em Campeonatos Brasileiros conquistados desde que o mata-mata foi abolido, a partir de 2003: são 3 triunfos para cada clube. Juntos, eles ganharam a metade de todos os campeonatos disputados desde então.

Os são-paulinos ainda podem se gabar de terem mais conquistas no geral – juntando também a era do mata-mata, o time possui 6 títulos brasileiros (1978, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008), contra 4 do Cruzeiro (1966, 2003, 2013 e 2014). O São Paulo também é o único tricampeão seguido (2006-2007-2008).

Porém, o Cruzeiro possui outro ponto a seu favor: é dono da melhor campanha da era dos pontos corridos, com 72,5% de aproveitamento em 2003. 

Polícia
24 Novembro de 2014
Presos rendem agente e fogem da cadeia, mas são recapturados no mesmo dia

Três presos fugiram da cadeia pública de Montalvânia na tarde deste domingo (23).
 

De acordo com o delegado Renato Nunes Henriques, por volta das 17h30 do domingo, alguns presos solicitaram a presença do agente penitenciário de plantão. Ao chegar ao pátio o agente foi rendido por três presos com barras de ferro arrancadas da porta da cela e armas feitas com partes de tesouras usadas para fazer artesanato, e o obrigaram a abrir todas as celas.

Conforme o delegado só não houve uma fuga em massa porque os outros detentos se recusaram a deixar a carceragem.

Segundo o delegado os presos usaram um instrumento para serrar a grade da cela e saíram pelo buraco. O delegado disse ainda que vai investigar como este instrumento entrou na cadeia e foi parar na cela.

Presos recapturados

Numa ação conjunta da Polícia Civil e Militar os fugitivos foram localizados ainda no mesmo dia, numa estrada que dá acesso ao distrito de Capitânia, à margem direita do Rio Cochá, por volta das 19h30. Os detentos foram recapturados no local e reconduzidos à cadeia, agora em outra cela.

Ainda de acordo com Dr. Renato Henriques, os três são de alta periculosidade, sendo um do estado de São Paulo e os outros dois da Bahia. Os crimes pelos quais cumprem pena são homicídio, furto e envolvimento com o tráfico de drogas.

Foram recapturados Jefferson de Souza, Lucas da Silva e Ernane Gonzaga. Os presos foram conduzidos ao Hospital Cristo Rei, onde, após receberam atendimento médico, foram reconduzidos à Delegacia da cidade. Houve ainda apreensão de objetos e vestimentas utilizadas na fuga.

Cadeia sem segurança

A cadeia de Montalvânia possui capacidade para vinte presos em quatro celas de convívio, e possui 19 detentos na atualidade.

O delegado disse que a cadeia não oferece nenhuma segurança, é precária, bastante vulnerável e que já solicitou ao estado, diversas vezes, uma reforma e melhores condições físicas e de trabalho, mas que não houve nenhuma resposta até o momento.

O agente penitenciário não sofreu ferimentos e passa bem.

Fernando Abreu / Jornalista

Encontro
24 Novembro de 2014
Município promove encontro com representantes de entidades e associações

O Município, através da Secretaria e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS promoveu nesta sexta-feira (21) o 1º Encontro dos representantes de associações e entidades de Montalvânia, para discussão sobre a inscrição no CMAS e outras informações.
 

Encontro aconteceu no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, das 8 as 10 horas.

A pauta do Encontro atendeu o disposto da Resolução de Nº  14, de 15 de maio de 2014, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, que define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades ou organizações de Assistência Social e dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos Municipais de Assistência Social.

O Conselho de Assistência Social se torna uma instância de Controle Social, a qual possui o caráter de deliberar as diretrizes da política de assistência social e fiscalizar os serviços socioassistenciais desempenhados pelo município de forma articulada com a esfera da sociedade civil e governamental. Tem caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.

Participaram do encontro o prefeito Jordão Medrado, a secretária municipal de Assistência Social, Erica Viana Medrado, a consultora social da empresaSaberes Consultoria e Assessoria Social, Virgínia Flávio, profissionais do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e representantes de diversas entidades e associações comunitárias.

Jordão Medrado  falou sobre a importância da união, da adesão das famílias no fortalecimento de cada associação da qual cada uma faz parte, dos benefícios conseguidos para o município através do CIMVALES, da importância da água e sua crise nos dias atuais e da necessidade de documentar as associações.

Érica Viana falou sobre a importância das associações se regulamentarem para não perder nenhum benefício.

A consultora Virgínia Flávio elogiou a cidade e sua acolhida, falou sobre o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, apresentou a equipe do CRAS e, de forma bastante clara, muniu o público de informações para que todos possam regulamentar suas associações e entidades, além de passar a conhecer mais sobre garantia de direitos e outros assuntos relacionados.

A equipe do CRAS falou sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional de cada setor.

De acordo com a consultora cada um que ali se fazia presente, representava diversas famílias e que juntos tem grande força e voz e, estando bem informados e preparados podem fazer a diferença, transformando o lugar onde moram, num lugar melhor de se viver.

O encontro foi importante para decidir a atuação das associações junto ao CMAS e informar aos representantes sobre a importância da regularização de suas entidades e/ou associações.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Polícia
21 Novembro de 2014
Polícia diz que PT trocou até Bolsa Família por votos

...
 

A Polícia Federal (PF) deflagrou nessa terça-feira (18) a operação “Curinga” com o intuito de coibir fraude nos cofres da Previdência Social no Norte de Minas. No curso das investigações, a PF deparou-se com fortes indícios de crime eleitoral em benefício de candidatos da coligação do PT. Dessa forma, a operação policial será desmembrada.

Isso porque os nomes dos deputados petistas Reginaldo Lopes, reeleito para a Câmara dos Deputados e cotado para assumir o Ministério da Educação, e do deputado estadual Paulo Guedes foram citados no relatório parcial da PF. O envolvimento dos parlamentares com a quadrilha do INSS foi descartado, mas eles podem ter sido beneficiados eleitoralmente.

O esquema de fraude na Previdência foi montado dentro da prefeitura e da Câmara Municipal de Monte Azul. O escritório do INSS em Espinosa, cidade localizada a 40 Km de Monte Azul, foi utilizado pelo bando. Os principais políticos de Monte Azul estão diretamente envolvidos com o rombo nos cofres da Previdência, estimado em R$ 200 mil, e com os crimes eleitorais. Entre eles, o vice-prefeito, três vereadores, três secretários da prefeitura, além do sindicato de trabalhadores rurais da cidade, todos eles ligados ao PT. A partir de documentação forjada, o grupo conseguia aposentadoria para pessoas que nunca foram trabalhadores rurais.

O Hoje em Dia teve acesso aos documentos e aos grampos telefônicos da investigação. De acordo com o inquérito, benefícios previdenciários, materiais de construção, combustível, além de cadastros do Bolsa Família, auxílio-doença, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e até dentaduras foram oferecidos em troca de voto.

Além da Zona da Mata, o Norte de Minas foi a região na qual a presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT) obteve maior vantagem perante o tucano Aécio Neves, seu principal oponente. Em Monte Azul, por exemplo, Dilma obteve 76% dos votos da cidade, enquanto Aécio ficou com 14%. Guedes e Lopes conquistaram 30% dos votos válidos do município. Lopes foi o mais votado, e Guedes, o segundo.

Em um dos grampos telefônicos, o vereador Geraldo Moreira dos Anjos, o Ladim (PT), foi flagrado orientando o eleitor Flávio Custódio Teixeira a votar nos candidatos do PT. O vereador petista, segundo o inquérito, intermediou a inclusão da mulher de Teixeira na lista do Bolsa Família. A inclusão dela no cadastro será investigada, já que a maioria das benesses, especialmente os programas de transferência de renda e as aposentadorias, foram destinadas a pessoas que não poderiam ser contempladas.

Em outro diálogo, o vice-prefeito de Monte Azul, Antônio Idalino, o Toninho da Barraca (PT), foi pego autorizando o caminhão-pipa da cidade a fornecer água para uma piscina na casa de um eleitor. Numa outra conversa, o petista determina que a dentista da prefeitura faça dentaduras para eleitores.

Vice, vereadores e secretários envolvidos

Contra o vice-prefeito de Monte Azul, Antônio Idalino Teixeira, o Toninho da Barraca (PT), a Justiça Federal em Montes Claros, no Norte de Minas, decretou mandado de condução coercitiva e busca e apreensão na casa do político e na prefeitura. Ele é considerado uma das principais peças do esquema.

O servidor do INSS de Espinosa Ronaldo de Medeiros Boeira e os vereadores Geraldo Moreira dos Anjos, Geraldo Ladim (PT), e Marineide Freitas da Silva, a Marineide do Sindicato (PT), foram presos temporariamente.

O mesmo ocorreu com o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Monte Azul, Antônio Tolintino, e seu secretário, Nilton Rodrigues Nunes. Conforme as investigações, os dois são suspeitos de fraudar os processos de aposentadorias rurais por tempo de serviço. Os benefícios eram concedidos a pessoas que não preenchiam os requisitos legais.

Já o vereador Francisco de Assis Gonçalves Dias, o Diassis (PP), foi conduzido para prestar depoimento e teve a casa vasculhada pelos federais. Depois do interrogatório foi liberado.

Três secretárias de Monte Azul também estão entre os investigados. São elas: Aurélia de Paula Santos (Educação), Vanessa dos Anjos Dias (Saúde) e Cássia Michele Gomes (Finanças). Para as três, foram expedidos mandados de condução coercitiva, além de busca e apreensão em suas residências e na prefeitura.

Durante todo o dia, a reportagem fez contatos com a prefeitura e com a Câmara Municipal de Monte Azul, mas até o fechamento desta edição ninguém foi encontrado para comentar a ação da PF.

Em entrevista ao Hoje em Dia, o deputado Paulo Guedes classificou a operação de “factoide eleitoral”, mas comprometeu-se a averiguar o assunto. “Se houve alguma irregularidade, não tenho nada a ver com isso. Obtive 165 mil votos em todo o Estado. É impossível policiar todos os aliados”, declarou.

Mais votado do PT em Minas, o deputado federal Reginaldo Lopes foi procurado no celular e em seu gabinete, em Brasília. A assessora de imprensa do parlamentar em BH chegou a atender os telefonemas do Hoje em Dia. Alegou que o parlamentar estava com a agenda cheia de compromissos. Depois, informou que o parlamentar não iria se manifestar nessa terça.

Operação ‘Curinga’ tem 19 alvos

Ao todo, 19 pessoas são alvo da operação “Curinga”, sendo que 17 foram levadas para a sede da Polícia Federal (PF) em Montes Claros, no Norte de Minas, e outras duas são procuradas. A polícia informou ainda que 39 mandados judiciais de busca e apreensão, condução coercitiva e sequestro de bens estão sendo cumpridos.

Uma segunda fase da operação “Curinga” será deflagrada para reprimir possíveis crimes eleitorais. Os investigados responderão, neste primeiro momento, por crimes contra a administração pública, estelionato, formação de quadrilha e falsidade ideológica, dentre outros. Uma vez condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes podem ultrapassar 20 anos.

Fonte: www.hojeemdia.com.br
Feriado
20 Novembro de 2014
Feriado do Dia de Cristo Rei - Padroeiro da cidade será na próxima segunda-feira (24)

Na última segunda-feira (17) a Câmara Legislativa de Montalvânia aprovou Emenda à Lei Orgânica que altera o Inciso III do Artigo 256 da Lei Orgânica do Município de Montalvânia – LOM de 25 de junho de 2012.
 

De acordo com o Artigo 256 da LOM são considerados feriados municipais os seguintes dias:

I – 22 de Abril – Dia da Emancipação Política do Município.

II- 30 de junho – Dia dedicado à memória de Antônio Lopo Montalvão – Fundador da cidade.

II- 26 de novembro –Dia consagrado ao Padroeiro da Cidade.

Data móvel

Segundo o presidente da Câmara, Ney Cássio Dias da Silva, a data em comemoração a Cristo Rei foi alterada atendendo a uma solicitação do bispo da Diocese de Januária, Dom José Moreira, da qual a Paróquia Cristo Rei de Montalvânia faz parte.

De acordo com o bispo esta data é considerada uma data móvel, como a Sexta-feira Santa, e muda conforme o Ano Litúrgico da Igreja Católica, não podendo ser comemorada em uma data fixa.

O Dia consagrado a Cristo Rei é comemorado sempre num domingo. E com a mudança na Lei o feriado municipal, será na segunda-feira subsequente a data em que for comemorado o Dia do Padroeiro da cidade.

Neste ano (2014) como a comemoração vai ser no dia 23, o feriado municipal será no dia 24, segunda-feira.

Confira a Emenda:


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Encontro
19 Novembro de 2014
Município participa do encontro “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”

...
 

Nesta sexta-feira (14), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas - Samu Macro Norte realizou um encontro com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, na cidade de Januária, com a participação de prefeitos, secretários de saúde, enfermeiros, equipes do SAMU e demais representantes dos 10 municípios que compõem as regiões de saúde Januária e Manga.

O prefeito Jordão Medrado e técnicos do Samu do município estiveram presentes.

A reunião teve o objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que os moradores da região sejam orientados em relação à melhor utilização do serviço.

Durante o encontro, realizado no Auditório do Campus da Unimontes - Polo Januária foi apresentado os dados estatísticos dos atendimentos do Samu na região; orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentação dos avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos.

A Central de Regulação, em Montes Claros, recebe mais de 1.500 chamados por dia, e a cada doze minutos uma equipe do SAMU atende uma emergência em algum ponto da região, salvando vidas, sem descanso.

Com as reuniões públicas, a expectativa é que o Samu possa estar cada vez mais perto da população, seja orientando na regulação médica, seja no atendimento no local, que pode ser em qualquer lugar: residência, local de trabalho ou vias públicas.

Após a reunião foi oferecido um curso de capacitação para os técnicos do Samu de todos os municípios presentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Saúde
19 Novembro de 2014
Montalvânia é homenageada como Município Parceiro do SAMU

Prefeito Jordão Medrado recebe das mãos do prefeito de Januária, Manoel Jorge e do presidente do Cisrun e prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso, a placa de homenagem. Também na foto o prefeito de Bonito de Minas, Zé Reis
 

No encontro “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, realizado nesta sexta-feira (14) na cidade de Januária, com a participação de prefeitos, secretários de saúde, enfermeiros, equipes do Samu e demais representantes dos 10 municípios que compõem as regiões de saúde Januária e Manga, o Montalvânia foi homenageada com Município Parceiro do Samu.

O prefeito Jordão Medrado recebeu a plava e um kit de divulgação a ser veiculado nas rádios e demais canais de comunicação orientando a população sobre o funcionamento deste serviço.


Prefeito com integrantes da equipe do Samu/Montalvânia

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Minas - Cisrun e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, destacou que em dezembro de 2014 o Samu Macro Norte completa seis anos, mas ainda registra cerca de 30% dos chamados como ligação de brincadeira, e é importante que a população seja orientada para melhor utilizar o serviço.

- Além de dificultar o atendimento a uma pessoa que realmente necessita, os trotes geram gastos de recursos com a saída de ambulâncias desnecessariamente, ressalta o prefeito.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, cada saída de uma unidade de suporte básico gera gasto de R$ 1.100,00, e de uma unidade avançada (UTI móvel), de R$ 2.300,00. O Samu Macro Norte recebe uma média mensal de 45 mil chamados e, além dos trotes, muitos acionamentos são para situações que não se configuram urgência ou emergência. As estatísticas mostram que cerca de 10% dos chamados são resolvidos apenas com orientação do médico regulador e 18% dos pacientes atendidos são liberados no local, sem necessidade de serem encaminhados ao hospital.



Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10


















Estamos há

Dias no ar

Sobre o site


Este é o site oficial da cidade de Montalvânia - Minas Gerais! Ele surgiu da idéia de poder unir e matar a saudade dos amigos conterrâneos, que, por um motivo ou por outro, hoje se encontram distante da sua "terrinha natal". Este espaço é seu, amigo conterrâneo, divulgue-o, fale com orgulho da Montalvânia de todos nós.
Volte sempre!
montalvania.com.br

 
Edelson Dlyon: Ola estou passando para parabenizar o site. Maristânia: É muito bom poder "matar" um pouquinho da saudade de nossa cidade maravilhosa. Marlarlucia Vieira: Adoro o site, e um meio para recordar os momentos bons. Macelo Lopes Nunes: Esse site e muito bom. Eu gostei muito.