Raio-X Das Eleições - Arquivos e informações sobre as eleições.
Selecione um ano abaixo para visualizar...

[ 2000] [ 2002] [ 2004] [ 2006] [ 2008] [ 2010]
[ 2012] [ 2014]
Horário de verão
18 Outubro de 2014
Horário de verão começa dia 19

Relógios deverão ser adiantados em uma hora até 22 de fevereiro do próximo ano
 

O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no dia 19 deste mês, quando os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, adotada para economizar energia no horário de maior consumo, vai até o dia 22 de fevereiro do ano que vem.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval será no dia 17 de fevereiro, o horário de verão deverá acabar no dia 22 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão. “As análises também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia. A economia no consumo de energia, em megawatt-hora, em torno de 0,5%, é considerada como ganho decorrente, ou marginal, mas não pode ser desprezado”, informa o ministério.

SOS
17 Outubro de 2014
SOS Rio Cochá

O Rio Cochá pede socorro
 

Prefeitura, comunidade e comerciantes se unem numa ação de conscientização sobre a importância do rio.

Participe do Dia D de limpeza do Rio Cochá.

Dia 19 de outubro, domingo, à partir das 8 horas da manhã.

Saída da antiga Barragem.

O percurso será da Barragem até o encontro do Rio Cochá com o Rio Poções (Poçaõzinho).

Será realizada limpeza das margens, plantação de mudas e informações sobre o rio e como preservá-lo.

Participe. Vá e leve sua família nesta ação conjunta em prol do nosso rio!

Aceitamos doações de sacos de lixo!

Veja o banner produzido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer:

Comemoração
10 Outubro de 2014
Prefeitura promove comemoração do Dia das Crianças

Cerca de 200 crianças compareceram na Praça Cristo Rei na manhã desta quinta-feira (9) em comemoração ao seu dia.
 

O evento foi promovido pela Atenção Primária em Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Houve distribuição de algodão doce, palhaços, pinturas de rosto e brinquedos, tudo de graça.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Alex Sandra Fraga o objetivo da festa foi, além de promover alegria e diversão para a garotada, realizar a atualização do cartão de vacina.

A mesma programação aconteceu durante todo o mês nos distritos e comunidades rurais do Município.

A garotada se divertiu bastante sob os olhares atentos dos profissionais de saúde que se empenharam e dedicaram para promover uma festa bonita, animada, tranquila e bem organizada.

A Saúde municipal mostrou que está sempre preocupada e atenta com a saúde dos cidadãos cochaninos desde cedo.

Feliz Dia das Crianças a todas as crianças do Município!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Eleições 2014
10 Outubro de 2014
No Ibope e no Datafolha, Aécio tem 46% e Dilma, 44%

...
 

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (9) mostram que o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 46% das intenções de voto e a candidata do PT, Dilma Rousseff, 44%, no segundo turno da disputa para a Presidência da República. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por isso, os dois estão empatados tecnicamente.

Em votos válidos, Aécio tem 51% e Dilma, 49%, em ambas as pesquisas. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Fonte: g1.com.br

Festa
09 Outubro de 2014
Atenção Primária e NASF promovem festa para as crianças

...
 

Em comemoração ao Dia das Crianças (12/10), nesta quinta-feira (9) a Prefeitura, através da Atenção Primária em Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, promovem uma animada manhã de brincadeiras e distribuição de algodão doce para as crianças do Município. 

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Alex Sandra Fraga, as brincadeiras terão início a partir das 7 horas da manhã e vão até as 11.

Serão distrubuídas senhas para os brinquedos e para receber algodão doce. Tudo de graça!

E para participar é necessário levar o cartão do SUS.

Vá e leve suas crianças para se diverir!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Futebol
09 Outubro de 2014
Torneio Municipal de Futebol Society tem jogos nesta quinta, sexta e sábado

O Torneio Municipal de Futebol Society continua brindando o público com lances e jogos espetaculares.
 

Os jogos acontecem todas as quintas, sextas e sábados, às 18 horas, na Praça de Esportes.

Compareça. Vá e leve sua família para prestigiar o esporte e os atletas de nossa cidade.


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Processo licitatório
07 Outubro de 2014
Processo licitatório para instituição que deverá realizar pagamento de salários dos servidores

Aberto processo licitatório para contratar instituição financeira que deverá realizar pagamento dos salários dos servidores
 

Prefeitura abre Processo licitatório - Pregão Presencial, para seleção da proposta mais vantajosa para a contratação de instituição financeira pública ou privada (Agência Bancária), para processamento de créditos salariais em conta salário de servidores.

Veja o edital aqui!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Eleições 2014
02 Outubro de 2014
Eleitor pode simular voto em urna eletrônica virtual

O simulador está disponível na página do TSE na internet
 

Aqueles que desejam visualizar a urna, saber a ordem das votações, entre outros detalhes podem acessar o Simulador de Votação na Urna Eletrônica. O simulador é bom também para os jovens de 16 anos que vão exercer o voto pela primeira vez.

Simule o voto aqui


Eleições 2014
01 Outubro de 2014
TSE proíbe uso de celulares e tablets durante a votação na eleição do próximo domingo

Atenção!
 

O eleitor brasileiro deve ficar atento às regras da Justiça Eleitoral para o uso de equipamentos eletrônicos, como celulares, smartphones e tablets, no dia da eleição, domingo que vem. De acordo com o TSE, enquanto estiver votando, o eleitor deve deixar o aparelho com o mesário.

A legislação eleitoral proíbe o eleitor de “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”. Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o sigilo do voto também abrange ambientes virtuais e redes sociais, ou seja, é proibido publicar imagens ou fotos do voto e quem fizer isso pode sofrer sanções. Quem desrespeitar estará sujeito a até dois anos de prisão.

Educação
01 Outubro de 2014
Professoras da Rede Municipal de Ensino de Montalvânia dão a fórmula do sucesso no Ideb

...
 

No início do mês de setembro (5)  o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelas avaliações federais, divulgou os resultados relativos ao ano de 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

Em Montalvânia, a Escola Municipal São José saltou de 4,9 em 2009 para 6,0 em 2013, ultrapassando a nota projetada pelo MEC para 2015, que é 5,0.

A escola funciona no bairro São José (1º ao 5º Ano) com extensão no distrito de Pitarana, (1º ao 9º Ano), e as notas do Ideb correspondem às turmas do 5º Ano em Montalvânia e Pitarana.

Para comemorar o feito que foi notícia no Brasil e no mundo, valorizando os professores e profissionais da educação da Rede Municipal, a secretária municipal de educação, Euzânia Lourenço Costa, promoveu recentemente um encontro no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, para agradecer e valorizar a estes profissionais.

O Inspetor Escolar Wellington Mota Ferreira foi convidado para conversar com os profissionais e parabenizá-los pela conquista.

As professoras responsáveis pelas turmas que conseguiram a nota são Williany Neves (Português) e Márcia Nogueira (Matemática) em Montalvânia; Cristina Almeida e Maria de Araújo em Pitarana.

As professoras campeãs dizem que o mérito também deve ser dividido com os professores dos anos anteriores e que o sucesso no Ideb se deve ao empenho, dedicação e perseverança dos professores e de todos os profissionais da educação da Rede Municipal.

Williany  disse que foi gratificante o trabalho mais uma vez no 5º ano, pois a cada ano os alunos as surpreendem, principalmente aqueles que no início do ano letivo tinham alguma dificuldade em leitura e escrita.

- Busquei trabalhar os gêneros textuais observando características e funções de cada e ainda os que os alunos mais utilizavam no cotidiano, não se esquecendo de focar, de certa forma, alguns que não estão tão presentes no dia a dia deles. Assim sendo, o trabalho foi proveitoso e com resultados satisfatórios. A parceria com a disciplina de Matemática, ministrada pela professora Márcia Nogueira, foi de suma importância para o sucesso dos alunos e nosso como parte do corpo Docente da Escola Municipal São José. Isso fez com que todos contemplassem um resultado tão brilhante.Obrigada pela confiança! Disse a professora.

Márcia Nogueira disse que durante todo o ano foi trabalhado com muito carinho e determinação vários exercícios envolvendo raciocínio matemático, tabelas, gráficos, simulados, atividades diagnósticas e geometria procurando somar todas as dificuldades encontradas pelos alunos e despertando neles o raciocínio lógico, o gosto e interesse na resolução de atividades.

- Foi um trabalho de parceria em que eu, professora de matemática, e Williany Neves, professora de português, nos empenhamos em acompanhar de perto as turmas, principalmente aqueles que mais apresentavam dificuldades, encerrou Márcia.

Compromisso com educação de qualidade

Os resultados do Ideb demonstram que a Administração municipal valoriza e investe na qualidade da educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Euzânia Lourenço Costa, este avanço se deve ao compromisso, empenho e dedicação de todos os funcionários da escola aliados aos projetos do Governo do Estado desenvolvidos com muita competência pelos educadores.

- Estes fatores em conjunto resultaram nos bons índices. Parabéns aos nossos profissionais da educação e alunos que conseguiram esta grande conquista para nosso Município! Disse Euzânia.

O estudante Gabriel Santana, de 11 anos, que fez parte da turma campeã, disse que hoje, no 6 Ano e em outra escola, não sente nenhuma dificuldade porque aprendeu e foi muito bem preparado por estas estas duas professoras.

- Aprendi demais com as professoras Williany e Márcia, que sempre foram muito competentes, atenciosas e carinhosas com a gente! Se hoje sei alguma coisa agradeço a elas! Encerra o estudante.

O Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, foi criado pelo Inep em 2007 e representa dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.

Clique aqui e veja o resultado do Ideb do Município em 2013

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10


















Estamos há

Dias no ar

Sobre o site


Este é o site oficial da cidade de Montalvânia - Minas Gerais! Ele surgiu da idéia de poder unir e matar a saudade dos amigos conterrâneos, que, por um motivo ou por outro, hoje se encontram distante da sua "terrinha natal". Este espaço é seu, amigo conterrâneo, divulgue-o, fale com orgulho da Montalvânia de todos nós.
Volte sempre!
montalvania.com.br

 
Edelson Dlyon: Ola estou passando para parabenizar o site. Maristânia: É muito bom poder "matar" um pouquinho da saudade de nossa cidade maravilhosa. Marlarlucia Vieira: Adoro o site, e um meio para recordar os momentos bons. Macelo Lopes Nunes: Esse site e muito bom. Eu gostei muito.