Raio-X Das Eleições - Arquivos e informações sobre as eleições.
Selecione um ano abaixo para visualizar...

[ 2000] [ 2002] [ 2004] [ 2006] [ 2008] [ 2010]
[ 2012] [ 2014]
Saúde
30 Janeiro de 2015
Medo diminui e Aids aumenta entre os jovens de 15 e 24 anos, no Brasil

...
 

Pesquisa do Ministério da Saúde com dados de 2013 mostrou que 94% dos brasileiros sexualmente ativos reconhecem a eficiência da camisinha como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, mas que 45% admitem que não recorreram ao método nos 12 meses anteriores ao levantamento. 

Em pesquisa de 2004, a taxa de detecção do vírus da Aids entre jovens de 15 a 24 anos era de 9,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2013, o índice subiu para 12,7 casos. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o avanço na qualidade de vida dos pacientes soropositivos resultou numa geração com menos medo de contrair a doença. 

O levantamento também mostra que a população sexualmente ativa com mais de 10 parceiros na vida subiu de 25,9%, em 2008, para 43,9%, em 2013.

Solidariedade
29 Janeiro de 2015
Rally da Solidariedade

Rally da Solidariedade, Jeep Club, S.A.S (Rally dos Sertões) e Prefeitura do Bonito unem forças para realizar a maior ação global do norte de minas.
 

Mega estrutura inédita será montada para atender a população da zona rural de bonito de minas pelo Rally da Solidariedade, Jeep Club (Uberlândia) e S.A.S (Saúde e alegria no sertão - Rally dos Sertões) com apoio da Prefeitura do Bonito durante o período do carnaval.

São cerca de 08 médicos especialistas, enfermeiros, profissionais de saúde, 30 toneladas de alimentos, 15 mil peças de roupas, 4 mil brinquedos, kits de higiene bucal e escolar.

O rally vem este ano com cerca de 200 pessoas, 70 carros, sendo, aproximadamente mais de 60 caminhonetes/jeeps e 04 caminhões.

Em bonito de minas, a ação global será realizada nos dias 14 a 15 de fevereiro nas comunidades de Lagoa Bonita, Veredinha e Cajueiro. Todas as ações vão atender também todos os moradores das comunidades vizinhas.

Na sua sétima edição, o Rally da Solidariedade tem o Bonito como rota passando pela BR 030. Este ano, realizado no período do carnaval de 14 a 17 de fevereiro. O trecho do rally sai da cidade de Goiânia e passa por Brasília-DF, Formosa-GO, Cabeceira-GO, Arinos, Chapada, Bonito, Cônego e Montalvânia.

O objetivo de chamar a atenção e dar um "grito" pela pavimentação da BR 030, que interliga o centro oeste do país ao extremo do norte de minas e ser solidário à população com ações que ajudam na melhoria da qualidade de vida da população.

Na manhã desta quarta (21/01), o prefeito Zé Reis acompanhado da Secretária de Saúde, Fátima Barros e do Diretor do CIMVALES, Donizete Nogueira, receberam o empresário Fredson França, idealizador e responsável pelo Rally da Solidariedade e o Dr. Dione Borges JR. da equipe do Jeep Club, que deve instalar uma base em Bonito de Minas.

Mais informações no sites: www.rallydasolidariedade.com.br / www.jeepclubevangelico.com.br / www.sasbrasil.com.br

Comunicação
29 Janeiro de 2015
Anastácio quer mudança de rumos

Virada começa com "empoderamento" da área de comunicação e eventos
 

O prefeito de Manga, Anastácio Guedes (PT), quer mudar a cara da administração ao longo dos próximos 23 meses de mandato que ainda lhe resta. Uma das primeiras iniciativas nessa direção será na comunicação do município, motivada por críticas publicadas aqui neste Em Tempo Real no texto ‘Prefeito de Manga erra até quando acerta’. Anastácio acaba de contratar, via nomeação em cargo de confiança, o jornalista e promoter Fernando Abreu para tomar conta do setor.

Abreu, que nos últimos 10 anos atuou na assessoria de comunicação da Prefeitura de Montalvânia, recebe ainda a missão de comandar a recém-criada Comissão de Eventos, além de revigorar o departamento cultural do município. Uma das primeiras intervenções do promotor de eventos será na organização geral do Carnaval de Manga, que o prefeito Anastácio faz questão de manter mesmo com o risco iminente de uma grande crise em toda região com o agravamento da estiagem. 

Anastácio teria sinalizado para Fernando a possibilidade de elevar a Cultura para o status de secretaria. Hoje a área está vinculada à Secretaria de Administração, que comandada por Diogo Moreira. Outra missão de Fernando é mudar a imagem de lentidão que caracterizou a primeira metade do mandato da primeira gestão petista em Manga. Desafeto do deputado estadual Paulo Guedes (PT) e anti-petista militante, Fernando recorre a Raul Seixas para dizer que tudo são águas passas e que “prefere ser metamorfose ambulante a ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Carta branca

O jornalista, que se define como ativista cultural, diz ter bom trânsito com o prefeito Anastácio e a primeira-dama Jirlene e que "está motivado" para realizar um bom trabalho em Manga, sua cidade natal. "Eles me deram carta branca para revitalizar a assessoria de comunicação e a área cultural", diz o jornalista. 

As mudanças na comunicação e no setor de eventos são apenas uma das iniciativas em análise para tentar imprimir ritmo à administração na fase em que se aposta que será de mais realizações também n quesito obras. O entorno do prefeito, liderado pela primeira-dama Jirlene Lima, chegou à conclusão que é preciso mudar caso Anastácio queira mesmo conquistar um segundo mandato. Tudo somado, é mais um exemplo clássico de recurso à comunicação na tentativa de salvar governos perdidos em suas contradições. Se não der certo, essa mesma comunicação vai para o início da fila quando chegar a hora de buscar culpados por resultados que não se materializaram.

Fonte: www.luisclaudioguedes.com.br

Corte
27 Janeiro de 2015
Bancos cortaram 5 mil empregos em 2014. Em Minas, foram 587

...
 

Os bancos do país cortaram 5.004 postos de trabalho em 2014, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Entre os 14 estados que registraram queda na criação de vagas, a maior baixa foi em São Paulo, com 1.847 cortes. Rio de Janeiro aparece na segunda posição, com 984 demissões, seguido por Rio Grande do Sul (857) e Minas Gerais (587). Outros 11 estados e o Distrito Federal tiveram saldo positivo, com o Pará liderando com a criação de 290 vagas. Goiás fechou o ano sem novos postos nem cortes.

O saldo negativo total é resultado da diferença entre 32.952 admissões e 37.956 desligamentos. 

Perigo
26 Janeiro de 2015
Menina de 11 anos morre ao usar celular ligado à tomada

...
 

A morte de uma menina de 11 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, na última segunda-feira (19), no Distrito Federal, em decorrência de choque elétrico enquanto utilizava o celular com o aparelho ligado à tomada chamou atenção para os risco da prática. A garota, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital Regional de Ceilândia por três pediatras, um cirurgião e uma clínica médica, segundo a Secretaria de Saúde. Ela foi submetida a reanimação cardiopulmonar durante uma hora e dez minutos, mas não sobreviveu.

A família informou aos médicos que a menina levou um choque enquanto jogava em um aparelho celular ligado à tomada. Segundo a capitã Juliana Leal, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a situação se agravou porque houve sobrecarga de energia. “O chão estava molhado e eles botaram um ventilador e um celular na mesma tomada e a menina tomou um choque fatal”, disse.

“As pessoas devem ter cuidado quando forem arrumar a casa para não deixar que a fiação entre em contato com a água. É importante também ter cuidado com as tomadas e não deixar sobrecarregar. Quando o carregador está estragado ou há problema de instalação elétrica, potencializa o risco de choque”, afirma Juliana.

Segundo a engenheira elétrica Marylene Roma, professora do Instituto Federal de Brasília, o risco de usar o celular ligado à tomada aumenta quando a instalação elétrica da casa está deteriorada. “Usar uma extensão, que a gente coloca quatro, cinco equipamentos, é muito perigoso, pois sobrecarrega a tomada. Às vezes, colocamos até dez vezes mais carga que o suportado por uma tomada”, disse.

“O equipamento que a criança estava usando, nesse caso, era um celular, mas ela podia estar com um video game e ter acontecido a mesma coisa”, avalia Marylene. A professora recomenda que a instalação elétrica da casa seja revisada regularmente por um profissional especializado. “Não se deve atender o celular na tomada, nem puxar o cabo do aparelho enquanto carrega ou usar baterias e carregadores que não sejam originais”, acrescenta Marylene.

A professora também orienta carregar a bateria de celulares longe de locais inflamáveis, evitar ligar aparelhos nas tomadas do banheiro enquanto o chuveiro estiver ligado, pois a umidade aumenta os riscos de acidente. “A recomendação é colocar em lugares que, se acontecer curto-circuito e incêndio, não prolifere fogo pela casa inteira. Colocar longe de cadeiras, mesas, camas – o que a gente faz regularmente. Mas é melhor colocar no chão e bem longe de um local inflamável”, completa.

Se mesmo após tomar todos os cuidados necessários uma pessoa levar choque, a primeira recomendação do Corpo de Bombeiros é desligar a rede elétrica e desprender a vítima da fonte de energia com um objeto isolante, como um cabo de madeira. Em seguida, verificar se a vítima está respondendo.

Se responder, deve ser encaminhada imediatamente para o hospital. Se não, além de chamar socorro, deve-se iniciar a massagem cardíaca, pois a vítima pode estar em parada cardiorespiratoria. A corporação diz também que nunca se pode tocar na vítima sem os devidos cuidados: ao tocar numa pessoa que está sofrendo uma descarga elétrica, a energia pode ser transmitida e fazer com que o socorrista também seja eletrocutado.

A estudante Kátia Valéria, 19 anos, diz que não sabia que pode ser arriscado usar o celular ligado à rede elétrica. “Quando o celular está na tomada sempre recebo mensagem, dá vontade de entrar nas redes sociais e não resisto: uso mesmo carregando”, conta. Agora, ela garante que vai tomar mais cuidado. “É melhor esperar um pouco. Se for muito urgente, tirar da tomada para usar, porque é mais seguro”. Com informações da Agência Brasil

Energia elétrica
23 Janeiro de 2015
Contas de luz de janeiro estão mais caras, e as de fevereiro devem seguir no mesmo caminho

...
 

A regra das bandeiras tarifárias da Aneel entrou em vigor neste mês. A cobrança é maior se o gasto para gerar a energia também aumenta, em função das condições de geração de eletricidade. Em janeiro, a bandeira vigente é a vermelha, o que significa que estão sendo cobrados R$ 3 a mais para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

A revelação é do jornal “Agora São Paulo”. A Aneel explica que a bandeira vermelha é utilizada quando as condições de geração de eletricidade são mais custosas.

Com o consumo mais intenso no verão e a falta de chuvas reduzindo o nível dos reservatórios das hidrelétricas, é preciso acionar as usinas termelétricas, nas quais a geração de energia é mais cara. Segundo o calendário da Aneel, a bandeira tarifária do mês de fevereiro vai ser divulgada no dia 30 de janeiro e deve seguir o mesmo caminho deste mês, já que as térmicas devem continuar ligadas. 

Humor
21 Janeiro de 2015
Aqui tá desse jeito!

...
 


Data Comemorativa
20 Janeiro de 2015
Salve São Sebastião!

Distrito de São Sebastião de Poções comemora, com grande festa, o dia de seu padroeiro
 

Uma tradição que se mantém viva e cada vez mais forte, a comemoração em homenagem ao seu padroeiro foi realizada no distrito de São Sebastião de Poções, em Montalvânia, de 8 a 17 de janeiro.

Tudo começou há 82 anos, por iniciativa do fazendeiro e empreendedor Sátiro José da Silva, o seu Sato, que além de organizar a festa doou o terreno para a construção da atual Igreja de São Sebastião. Os fazendeiros e moradores do lugar, Juca Soares e José Pereira de Souza também ajudaram na construção do templo. Antes as missas eram celebradas no local onde foi construída a igreja, só que em grandes palhoças erguidas para a ocasião, as chamadas latadas.

Saída do mastro

Este ano a festa teve início na quinta-feira (8), às 19 horas, com a saída do mastro da casa de Dona Juscelina Bandeira, a dona Célia, filha de seu Sátiro, em direção à igreja, onde foi fincado. Logo após aconteceu a novena, que foi até a sexta-feira (16). Neste dia houve ainda uma quadrilha temporã, quando as pessoas que moram em outros locais e não podem participar das festas juninas dançaram e se divertiram numa bela confraternização. Após a quadrilha aconteceu um animado forró tradicional.

Procissão com vaqueiros e soldados

No sábado (17) aconteceu a procissão pelas ruas da cidade com a imagem do santo e vaqueiros, símbolo maior da região, carregando bandeiras vermelhas, um dos símbolos do santo guerreiro. À frente do cortejo crianças vestidas de soldados carregavam estandartes em homenagem ao santo, que foi um destemido soldado romano.

Grande forró

Após a procissão foi celebrada a santa missa e depois foi a vez dos disputados leilões. O encerramento foi com o grande sanfoneiro Zé Luiz, da cidade de Januária, que agradou e fez muita gente dançar até altas horas.

Mais empenho da comunidade

Há três anos na organização do evento, o funcionário público Adaílton Pereira de Souza, o Dadá de Dão Baiano, disse estar bastante satisfeito com o resultado da festa, mas cobra mais envolvimento da comunidade e participação do comércio local.

- A festa superou nossas expectativas. Foi muito boa. Conseguimos arrecadar cerca de 25 mil reais com os leilões de animais e outras doações, valor que será usado nas obras da igreja. Gostaria de pedir aos comerciantes locais mais participação no evento, já que, todos ganham com a realização da festa. Que, além de movimentar nossa comunidade aquece a economia local, por isso todos devem colaborar e participar mais ativamente, disse.

Além de Dadá, também participam da organização seu irmão Preto e Jairão, assim como a comunidade católica e algumas mulheres do distrito que montaram uma barraca para comercializar comidas no local dos leilões, tudo para as obras da igreja.

Obras em benefício da igreja e do local da festa

Antes o dinheiro arrecadado era entregue ao padre da Paróquia que o usava de acordo com suas conveniências, mas há três anos a própria organização administra o dinheiro usando em obras sociais e melhorias físicas da igreja e do local onde é realizada a festa.

De acordo com Dadá já foi construído, durante sua gestão como organizador, uma praça e um alambrado ao redor da igreja, além da mesma ser reformada. E ainda foi construído o tatersal, que é um espaço para a realização dos leilões de animais - local coberto com banheiros para o pessoal que participa dos leilões e galpão para os animais. Um grande avanço, já que tudo era realizado sem a menor infraestrutura, a céu aberto, sem nenhuma acomodação para as pessoas e nem para os animais.

Tradição e religiosidade

Os festeiros participam por livre e espontânea vontade, pessoas da comunidade se disponibilizam para ajudar na organização desta que é a mais rica e antiga tradição religiosa, social e cultural do distrito e recebe grande número de pessoas, de várias partes do país, que sempre vão prestigiar as comemorações do padroeiro São Sebastião.

Saiba mais sobre São Sebastião

São Sebastião foi um soldado romano martirizado por professar e não renegar a fé em Jesus Cristo. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.

Nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai. No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas.

Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião, sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.

De acordo com Atos apócrifos atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião teria se alistado no exército romano já com a única intenção de afirmar e dar força ao coração dos cristãos, enfraquecidos diante das torturas.

Ao tomar conhecimento de cristãos infiltrados no exército romano, Maximiano realizou uma caça a esses cristãos, expulsando-os do exército. Só os filhos de soldados ficaram obrigados a servirem o exército. E este era o caso do Capitão Sebastião. Para os outros jovens a escolha era livre. Denunciado por um soldado, o imperador se sentiu traído e mandou que Sebastião renunciasse à sua fé em Jesus Cristo. Sebastião se negou a fazer esta renúncia. Por isso, Maximiano mandou que ele fosse morto para servir de exemplo e desestímulo a outros. Maximiano, porém, ordenou que Sebastião tivesse uma morte cruenta diante de todos. Assim, os arqueiros receberam ordens para matarem-no a flechadas. Eles tiraram suas roupas, o amarraram num poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas sobre ele. Ferido, deixaram que ele sangrasse até morrer.

Irene, uma cristã devota, e um grupo de amigos, foram ao local e, surpresos, viram que Sebastião continuava vivo. Levaram-no dali e o esconderam na casa de Irene que cuidou de seus ferimentos.

Depois de curado, Sebastião continuou evangelizando e se apresentou ao imperador Maximiano, que não atendeu ao seu pedido. Sebastião insistia para que ele parasse de perseguir e matar os cristãos. Desta vez o imperador mandou que o açoitassem até morrer e depois fosse jogado numa fossa, para que nenhum cristão o encontrasse. Porém, após sua morte, São Sebastião apareceu a Lucina, uma cristã, e disse que ela encontraria o corpo dele pendurado num poço. Ele pediu para ser enterrado nas catacumbas junto dos apóstolos.

Alguns autores acreditam que Sebastião foi enterrado no jardim da casa de Lucina, na Via Ápia, onde se encontra sua Basílica. Construíram, então, nas catacumbas, um templo, a Basílica de São Sebastião. O templo existe até hoje e recebe devotos e peregrinos do mundo todo.

Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. São Sebastião é celebrado no dia 20 de janeiro. Existe também uma capela em Palatino, com uma pintura que mostra Irene tratando das feridas de Sebastião. Irene também foi canonizada e sua festa é no dia 30 de março.

Oração a São Sebastião

São Sebastião glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males para que servindo a Jesus Cristo alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu. Amém.

Jornalista / Fernando Abreu

Acidente
19 Janeiro de 2015
Mais uma morte provocada por animal na pista

Mais uma morte causada por animal na pista aconteceu na rodovia que liga Montalvânia à Juvenília, a MG-30, neste domingo (18) por volta das 20 horas.
 

De acordo com testemunhas o condutor de uma motocicleta, o tratorista Dalvino Alves de 51 anos, com sua esposa na garupa, seguia em direção à Montalvânia, quando um veículo invadiu a contra mão. Para evitar a colisão o tratorista teria desviado do carro e acabou batendo em um cavalo que estava na pista.

O SAMU foi chamado, mas Dalvino morreu no local. Sua esposa foi socorrida e levada para o Hospital Cristo Rei em Montalvânia. O cavalo também morreu.

Uma funcionária do hospital disse que o mesmo não está autorizado a falar sobre o caso.

Segundo informações o condutor do veículo fugiu sem prestar socorro.

Acidentes envolvendo animais são comuns nesta rodovia. É frequente deparar-se com eles, transitando calma e tranquilamente, ao longo dos cerca de 30 Km de pista.

Muito se fala sobre providências a serem tomadas, mas o problema até hoje persiste, pondo em risco a vida de muitas pessoas que convivem, frequentemente, com o perigo de acidentes.

Jornalista / Fernando Abreu 

Educação
14 Janeiro de 2015
Profissionais do Magistério recebem abono do FUNDEB

A Prefeitura de Montalvânia pagou nesta quarta-feira (14) aos profissionais do Magistério da Rede Municipal de Ensino o rateio referente às sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -
 

De acordo a legislação vigente que criou o Fundeb, 60% dos recursos gerados por este fundo e disponibilizados aos poderes públicos municipais e/ou estaduais devem ser empregados obrigatoriamente na remuneração salarial de professores. Quando não se atinge esse teto de 60%, é obrigatório, por lei, conceder abonos salariais aos respectivos servidores de modo a atingir este percentual mínimo de aplicação.

O valor total do rateio foi de R$ 120.574,95, distribuídos entre 142 profissionais do Magistério em efetivo exercício na educação Básica do Município, efetivos e contratados, referentes aos dias trabalhados em 2014. O valor máximo recebido foi de R$ 804,08.

O pagamento aconteceu no Auditório Juarez Espínola Guedes / Monte Lopino, hoje pela manhã, onde o prefeito Jordão Medrado reafirmou seu compromisso com uma educação de qualidade, valorizando os profissionais e oferecendo melhores condições de trabalho e ensino.

Antes do pagamento foi servido um café da manhã para estes profissionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10


















Estamos há

Dias no ar

Sobre o site


Este é o site oficial da cidade de Montalvânia - Minas Gerais! Ele surgiu da idéia de poder unir e matar a saudade dos amigos conterrâneos, que, por um motivo ou por outro, hoje se encontram distante da sua "terrinha natal". Este espaço é seu, amigo conterrâneo, divulgue-o, fale com orgulho da Montalvânia de todos nós.
Volte sempre!
montalvania.com.br