SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Publicidade: (77) 9 9949-4184
Parceiros1

ÚLTIMASNOTÍCIAS

    Saúde

  20 Maio de 2019

SAÚDE


  MP reúne municípios para discutir o caos na saúde pública.

Hospital Cristo Rei de Montalvânia é destaque entre os três melhores em reunião com o Ministério Público

O Ministério Público convocou os 26 municípios para uma reunião que aconteceu no dia 13 no auditório da Gerência Regional de Saúde para discutir a grave crise pela falta de médicos.  Atendendo a uma exigência do Promotor Dr.Leandro Barbosa os representantes apresentaram o plano contingencial de cada município. Os municípios de Montalvânia, Brasília de Minas e São João da Ponte se destacaram , pois não passam pelos mesmos transtornos enfrentados pelos hospitais da região.


  Canal Youtube



Compartilhe nas Redes Sociais

    Palestra

  13 Maio de 2019

MEI


  Cidades da Microrregião de Januária recebem atividades gratuitas da Semana do MEI.

Palestras serão realizadas entre os dias 20 e 23 de maio

Em Minas Gerais, mais de dois mil Microempreendedores Individuais (MEI) se  formalizaram nos quatro primeiros meses deste ano. O estado acumula mais de 941 mil formalizados, 11% dos MEI do país. Para incentivar o empreendedorismo e capacitar os pequenos negócios, o Sebrae promove em todo o país a Semana do MEI, de 20 a 24 de maio. Em Minas, haverá programação presencial gratuita em 254 cidades, além de orientações online.  As inscrições podem ser feitas pelo site www.sebrae.com.br/minasgerais .

Na microrregião de Januária, além da própria cidade, Itacarambi, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz e Manga também vão receber atividades durante a semana. Confira a programação


 São Francisco:

 20/05: 18h -Palestra: Microcrédito do Programa Crediamigo do Banco do Nordeste


Local: Av Montes Claros, 243 – Centro


Pedras de Maria da Cruz

22/05: 8h – Palestra – Microcrédito do Programa Crediamigo do Banco do Nordeste


Local: Câmara Municipal -Rua Aureliano Gonçalves Siqueira, 15 – Centro

 


Januária

22/05: 19h – Palestra sobre Microcrédito do Sicoob Credinor


Local: Campus da Unimontes – Rua Sertaneja, 212 - Vila Fatima


Itacarambi

23/05: 19h – Palestra – Microcrédito do Programa Crediamigo do Banco do Nordeste


Local: Rua Januária, 61 – Centro

 Além dessa programação, analistas do Sebrae Minas vão oferecer atendimento personalizado aos interessados em se tornar MEI. Os empreendedores poderão inclusive formalizar na hora e de graça. Para isso, basta que os interessados tenham em mãos, no momento do atendimento, RG, CPF, comprovante de endereço, declaração de IR – na falta dela, o título de eleitor - , a consulta prévia aprovada no município, além do cadastro na plataforma Brasil Cidadão, do Governo Federal.


Podem ser MEI, trabalhadores que faturam até R$ 81 mil por ano, não têm participação em outra empresa como sócio ou titular, têm até um empregado contratado e desempenham alguma das 490 ocupações permitidas. 


Pela Internet

 Para quem não puder participar das atividades presenciais, o Sebrae Minas vai promover orientações online sobre as atividades com o maior número de formalizações e ainda esclarecer dúvidas sobre a gestão do negócio. Serão duas transmissões por dia durante a Semana do MEI, sempre das 10h às 10h30 e das 11h às 11h30. Basta acessar o site do Sebrae Minas  para participar.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Hospital Cristo Rei

  10 Maio de 2019

REFORMA


  A Reforma do Hospital Cristo Rei garante ambiente mais humanizado aos pacientes.


Os pacientes que são internados diariamente no Hospital Cristo Rei estão sendo acolhidos em um ambiente reformado, equipado, de forma a oferecer o conforto necessário a cada um. Esta reforma contemplou pintura, climatização e aquisição de equipamentos e mobiliários que darão mais conforto a pacientes e acompanhantes. Os recursos vieram do convênio 83457/16 e do próprio hospital. 

Estamos fazendo uma adequação e otimizando os espaços do hospital para oferecer um serviço de qualidade à população. Foram instalados: chamada de enfermeiro em todos os leitos . Em alguns ambientes instalamos ar condicionados e climatizadores. Também foram adquiridos equipamentos como macas de transferência, oxímetro de pulso, desfibrilador, computadores, impressoras, poltronas para descanso de acompanhantes, biombos, carrinho de emergência, camas Fowler, suportes para soro, mesa de cabeceira, aspirador elétrico, eletrocauterio, entre outros.

"Nosso objetivo é melhorar e ter um ambiente humanizado, agradável ao usuário do Sistema Único de Saúde ( SUS)", declarou a administradora Sandra Pimenta. 

A direção do hospital enfatizou que " a reforma mostra a preocupação da gestão com a excelência na qualidade do que é entregue aos pacientes e aos profissionais de saúde e estimular cada um a vir a trabalhar com mais motivação", afirmou o Presidente da Instituição João Fernandes.

Fonte: Hospital Cristo Rei


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  08 Maio de 2019

ADEUS, MARIA ELENA


  Morreu na tarde desta quarta-feria (8), aos 68 anos, em BH, Maria Elena Rocco Carneiro, professora aposentada de Língua Portuguesa e responsável pela educação de várias gerações de cochaninos.


Muito triste com o falecimento da minha antiga professora e esposa e mãe de queridos amigos. Uma das melhores que já tive e de fundamental importância em minha formação.


Descendente de italianos, era uma mulher falante, forte, severa, inteligente e dedicada, responsável pela formação de várias gerações de cochaninos.


Na década de 1980, na Escola Estadual de Montalvânia, o Ginásio, Maria Elena se destacou como professora e depois como diretora, tendo prestado relevantes serviços a este educandário.


Maria Elena era casada com Everaldo Carneiro e mãe de Chistiano, Ana Karina e Daniela. Todos moram em Belo Horizonte.


Lembro-me das aulas de verbo,todas as sextas-ferias, em que éramos arguidos e avaliados, para o pavor da garotada. Mas sabíamos que essas aulas teriam importância fundamental em nossas vidas, principalmente na minha, que me formei, mais tarde em Comunicação Social/Jornalismo, curso que tem a Língua Portuguesa como uma de suas disciplinas mais importantes, quicá, a mais.


Muito obrigado, Maria Elena, por ter se dedicado tanto e ter sido tão importante em minha formação!


Fica a tristeza da perda, mas suas lembranças sempre irão ocupar um lugarzinho na memória de seus alunos, principalmente na minha.


As meus amigos Everaldo, Christiano, Ana Karinna e Daniela, meus mais fraternos sentimentos de pesar.


Que Deus a tenha em Seu Reino da Glória e conforte os corações de todos que sofrem com a dor de sua partida!


Sem informações sobre a causa da morte.


O velório está acontecendo no Velório 5 do Cemitério Bosque da Esperança, rua Aldemiro Fernandes Torres, 1500, bairro Jaqueline, BH. O sepultamento será as 16 horas no mesmo local.


Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente." 

João 11:25-26 

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  08 Maio de 2019

IDOSOS DO MUNICÍPIO VOLTAM A ENXERGAR APÓS A REALIZAÇÃO DE CIRURGIA DE CATARATA


  ...

Na ultima sexta-feira trinta e um (31) idosos do município participaram do Mutirão de Cirurgias de Catarata na cidade de Manga. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados na Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo, desta cidade.


A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável.


Consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. O que leva à doença, além do envelhecimento, é o paciente ter diabetes, glaucoma e histórico familiar com a enfermidade.


A cirurgia substitui o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular e as pessoas voltam a enxergar normalmente, passando a ter mais qualidade de vida e alegria de viver. 

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  02 Maio de 2019

ASSALTO


  Homens tentam assaltar casa lotérica em Montalvânia.

Dois indivíduos encapuzados e com capacetes tentaram assaltar a casa lotérica de Montalvânia na tarde desta terça-feira (30).


De acordo com a proprietária da Lotemon, única casa lotérica da cidade, por volta das 17h20, já com a porta abaixada pela metade, já que havia encerrado o horário de expediente mas os funcionários atendiam as pessoas que se encontravam dentro da agência, dois homens pararam numa moto e um deles entrou com uma arma em punho e anunciou o assalto.


As pessoas que estavam na agência correram e os funcionários avisaram a proprietária que estava em um compartimento contíguo ao local de atendimento da agência. A mesma pediu para que os funcionários mantivessem calmos e entrassem no local em que ela estava, enquanto ligava para a Polícia.


Ainda de acordo com a proprietária os bandidos chutaram a porta na tentativa de arrombá-la, mas não conseguiram e fugiram do local sem levar nada.


Ninguém ficou ferido e todos, pesar do susto, passam bem.


As Polícias Civil e Militar compareceram ao local registraram ocorrência e saíram no encalço dos bandidos que, de acordo com informações de populares, haviam fugido rumo a estrada que dá acesso ao distrito de Capitânia.


Segundo a Polícia Militar um dos suspeitos foi localizado e preso, e a guarnição está em busca do segundo envolvido.


Toda a ação foi gravada pelo circuito de segurança da casa lotérica.


Por Fernando Abreu


EDIÇÃO: JOÃO MIGUEL


Compartilhe nas Redes Sociais

    Política

  29 Abril de 2019

LICITAÇÃO


  Prefeito de Montalvânia terá que devolver dinheiro de contrato feito por inexigibilidade de licitação.
Por entender que os serviços prestados são genéricos, sem complexidade ou que exigissem conhecimento excessivamente aprofundado, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG anulou a contratação do advogado Leonardo Linhares Drumond Machado pela Prefeitura de Montalvânia e o condenou, solidariamente com o prefeito José Florisval de Ornelas (PTB), a devolver os valores pagos, com juros e correção monetária.

Na decisão, de 34 páginas, publicada nesta sexta-feira, 12, os desembargadores Audebert Delage, relator, Edilson Olímpio Fernandes, Corrêa Júnior e Yeda Athias, entenderam que os tipos de serviços contratados poderiam ser desenvolvidos por outros profissionais e escritórios de advocacia, razão pela qual havia possibilidade de competição, não podendo ser contratados por inexigibilidade de licitação. Apenas a desembargadora Sandra Fonseca divergiu do posicionamento dos outros quatro desembargadores. Dessa decisão ainda cabem recursos.

Em primeiro grau, a ação popular, ajuíza há onze anos, havia sido julgada improcedente pelo juiz Bruno Henrique Tenório Taveira, em decisão proferida em julho de 2017, com parecer favorável à improcedência do promotor de justiça Nilo Virgílio dos Guimarães Alvim. Em segundo grau, o parecer do Ministério Público opinou pela procedência da ação, por entender que o serviço contratado “nada possui de extraordinário”, relacionado a representação judicial de todas as causas do ente público, sem peculiaridade discriminada no instrumento contratual a indicar singularidade.

O desembargador-relator Audebert Delage enfatizou que apesar de “ter havido eventual prestação de serviços por parte do advogado contratado, frisa-se que o prejuízo ao erário é presumível no caso narrado, tendo em vista que a Administração Pública ficou impossibilitada de selecionar as propostas mais vantajosas ao interesse público”.

Para o autor da ação popular, advogado Geraldo Flávio de Macedo Soares, eleito vereador de Montalvânia em 2016, a reforma da sentença pelo TJMG “é uma vitória da cidadania”.

Atuaram em nome dos réus os advogados Raimundo Cândido Júnior, Bruno Dias Cândido, Leonardo Linhares Drumond Machado, Fabrício Falcão de Ornelas e Euclides Monte Alto de Novais.

por Blog do Fábio de Oliva

EDIÇÃO: JOÃO MIGUEL

Compartilhe nas Redes Sociais

    Futebol

  29 Abril de 2019

SELEÇÃO DE MONTALVÂNIA PERDE PARA O INDEPENDENTE DE PEDRAS DE MARIA DA CRUZ


  ...

A Seleção de Montalvânia enfrentou o Independente de Pedras de Maria da Cruz, nesta cidade, no último sábado (27), às 16 horas, pela Copa Norte Mineira de Futebol Amador. Nossa Seleção perdeu de 5 x 0 e agora jogo por uma vitória contra a Seleção de Januária, jogando em casa, no próximo sábado.


Com a equipe desfalcada com a expulsão de Piero e Léo no jogo contra a Seleção de Manga, e com apenas dois jogadores no banco de reserva, a Seleção Cochanina jogou em desvantagem, mas apesar disso mostrou bom desempenho no primeiro tempo.


Aos 13minutos do segundo tempo o Independente marcou seu primeiro gol e logo em seguida vieram mais dois gols, o que desestabilizou nossa Seleção. Já no final do jogo, sem esboçar reação, a Seleção de Montalvânia levou mais dois gols, ficando o placar final em Independente 5 e 0 Seleção de Montalvânia.


A primeira partida entre estes dois times, no campo do Projeto Gol Solidário, em Montalvânia, terminou empatada em 2 x 2.


Acompanhe os jogos e torça por nossa seleção.


Vamos fazer nosso esporte ficar cada vez mais forte.


A Seleção de Montalvânia participa da Copa pela segunda vez com o apoio da Prefeitura de Montalvânia e de parceiros locais como a Microrcim, Supermercado Vale do Cochá , Madeireira Minas Bahia e Projeto Gol Solidário.


Estas empresas devem ser valorizadas e lembradas por toda a população pela importância social de patrocinar eventos que promovem a saúde, o esporte, a cidadania, a inclusão, a interação e o lazer do nosso povo.


Em sua estreia perdeu para a Seleção de Januária por 1 x 0, no segundo jogo, em casa, empatou com o Independente de Pedras de Maria da Cruz em 2 x 2 e no sábado passado (6), perdeu de 3 x 1 para a Seleção de Manga, nesta cidade.


A Seleção de Montalvânia faz parte da Chave B, da qual fazem parte também o Independente, de Pedras de Maria da Cruz; Seleção de Manga e Seleção de Januária.


A Seleção de Montalvânia é composta pelos atletas: Adriano, Pedrão, Zulu, Daniel, Henrique, Piero, Matheus, Denílson, Vinícius, Felipe, Jonathan, Guiu, Iago, Léo, Rodrigo, Tomé, Daniel, Diogo e Tissú.


Comissão técnica: Valdim, Vanja, Albino e Izaías.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Futebol

  26 Abril de 2019

SELEÇÃO DE MONTALVÂNIA ENFRENTA O INDEPENDENTE DE PEDRAS DE MARIA DA CRUZ NESTA SÁBADO (27)


  Sábado (27) a Seleção de Montalvânia enfrenta o Independente de Pedras de Maria da Cruz, nesta cidade, às 16 horas, pela Copa Norte Mineira de Futebol Amador.

A primeira partida entre estes dois times, no campo do Projeto Gol Solidário, em Montalvânia, terminou empatada em 2 x 2, e agora nossa Seleção vai em busca da vitória na casa do adversário.

O último jogo da Seleção foi bastante disputado, emocionante e cheio de gols, quando a Seleção de Montalvânia venceu a Seleção de Manga por 4 x 3, dia 13, no campo do Projeto Gol Solidário, em Montalvânia, em sua quarta partida na competição.

A Seleção, que ainda não havia vencido nenhum jogo, abriu o placar com gol de Adriano, que ainda fez mais dois gols, sendo eleito o destaque do jogo. O outro gol da Seleção foi marcado por Matheus, de pênalti.

Dos três gols da Seleção de Manga dois foram marcados por Marco Antônio e o outro foi de Léo Passarinho.

A Seleção Cochanina continua na disputa e enfrenta, novamente, o Independente de Pedras de Maria da Cruz, nesta cidade, no próximo dia 27, também num sábado.

Acompanhe os jogos e torça por nossa seleção.

Vamos fazer nosso esporte ficar cada vez mais forte.

A Seleção de Montalvânia participa da Copa pela segunda vez com o apoio da Prefeitura de Montalvânia e de parceiros locais como a Microrcim, Supermercado Vale do Cochá , Madeireira Minas Bahia e Projeto Gol Solidário.

Estas empresas devem ser valorizadas e lembradas por toda a população pela importância social de patrocinar eventos que promovem a saúde, o esporte, a cidadania, a inclusão, a interação e o lazer do nosso povo.

Em sua estreia perdeu para a Seleção de Januária por 1 x 0, no segundo jogo, em casa, empatou com o Independente de Pedras de Maria da Cruz em 2 x 2 e no sábado passado (6), perdeu de 3 x 1 para a Seleção de Manga, nesta cidade.

A Seleção de Montalvânia faz parte da Chave B, da qual fazem parte também o Independente, de Pedras de Maria da Cruz; Seleção de Manga e Seleção de Januária.

A Seleção de Montalvânia é composta pelos atletas: Adriano, Pedrão, Zulu, Daniel, Henrique, Piero, Matheus, Denílson, Vinícius, Felipe, Jonathan, Guiu, Iago, Léo, Rodrigo, Tomé, Daniel, Diogo e Tissú.

Comissão técnica: Valdim, Vanja, Albino e Izaías. 

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  23 Abril de 2019

LUTO


  PREFEITURA EMITE NOTA DE PESAR E DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS PELO FALECIMENTO DE PEDRO JOIA, UM ÍCONE DA COMUNICAÇÃO DE MONTALVÂNIA.

A Prefeitura de Montalvânia, por meio do prefeito Dr. José Florisval de Ornelas, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do servidor aposentado, amigo e ícone da Comunicação cochanina, Pedro Silva Santos, Pedro Joia, aos 69 anos, ocorrido na tarde desta segunda-feira (22).

Pedro Joia foi prestador de serviços do Município desde 1993 e servidor efetivo a partir de 2018, atuou como presidente da Praça de Esportes, encarregado de manutenção de sinal de TV, locutor e fazia anúncios volantes, além de ter sido pioneiro da Comunicação em Montalvânia com a transmissão de notícias e avisos em um alto falante instalado num poste na Praça Cristo Rei, nos idos anos de 1970. Pedro Joia também foi responsável pelo sinal de rádio através da Rádio Entre Rios e outras estações.


Era o locutor preferido da população para noticiar as Notas de Falecimento.


É um dos maiores representantes do folclore de Montalvânia. Seu programa de rádio que mesclava notícias, fofocas e humor "Cartas da Vovó" divertia e intrigava a população, e muitas vezes o deixava em situações complicadas e vexatórias por conta das "notícias" mal apuradas que acabavam se transformando em boatos e causando alvoroço na cidade.


Personagem emblemático da história do município com sua voz e textos inconfundíveis; sua alegria, carisma e simpatia contagiantes; tiradas e comentários capciosos; presença obrigatória nos eventos da cidade; controverso e de uma personalidade bastante marcante, Pedro Joia morreu vítima de uma embolia pulmonar quando se submetia ao tratamento de um câncer de intestino, em Montes Claros, no dia 22 de abril.


Foi presidente do Clube Camponês onde promoveu grandes e inesquecíveis festas que tanto alegraram o povo cochanino.


Foi tão marcante que, quis o destino que sua partida fosse num dia especial: dia do aniversário de Montalvânia (22/04), para que jamais fosse esquecido.


Pedro Joia nasceu em Petrolina (PE) no dia 6 de julho de 1949. Filho de José Amâncio dos Santos e de dona Cândida Maria dos Santos. Casado com Josefa Nunes de Lima, Zefinha, teve um único filho: Fábio, e dois netos Erick e Anne.


Chegou a Montalvânia com os pais, a convite do saudoso Antônio Montalvão, no dia 1º de janeiro de 1970 e a partir de então passou a fazer parte do cotidiano e da história da cidade.


Possui muitas e incríveis histórias que ficarão para sempre na memória do povo cochanino.


As pessoas são insubstituíveis em sua existência, e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais pobre. Sem o nosso amigo, o mundo perde um pouco do seu brilho, alegria e cor.


Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade.


A Deus pedimos também que dê ao nosso amigo o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.


O velório de Pedro Joia está acontecendo no Memorial Bom Pastor e seu sepultamento será as 11 desta segunda-feira (23) no Cemitério Cristo Rei.


Em respeito a sua memória a Prefeitura de Montalvânia decretou luto oficial de três (3) dias no Município.


"Mesmo quando eu andar

por um vale de trevas e morte,

não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;

a tua vara e o teu cajado me protegem."


Salmos 23:4

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design