SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Publicidade: (77) 9 9949-4184
Parceiros1

ÚLTIMASNOTÍCIAS

    IPTU

  18 Janeiro de 2019

CARNÊS DO IPTU 2019 SERÃO ENTREGUES A PARTIR DE 1º DE FEVEREIRO


  - Pague o seu IPTU em dia e garanta investimentos para a cidade,.


O Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU é uma das principais fontes de arrecadação de Montalvânia. É um imposto que fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado em projetos de interesse da população. O valor arrecadado retorna para os contribuintes em forma de investimentos nos setores da saúde, educação, infraestrutura e em outras ações estipuladas pela administração municipal.

A arrecadação do IPTU garante melhorias na vida dos munícipes, pois contribui para a manutenção e ampliação de obras no município, além de permitir a continuidade de serviços públicos necessários para a população.

Todo proprietário de terreno, prédio e/ou residência deve arcar com o tributo. A cobrança varia de município para município, porém o repasse dos valores recolhidos têm o mesmo destino em qualquer cidade.

Em Montalvânia os carnês para pagamento deste imposto serão entregues a partir do dia 1º de fevereiro e o vencimento é dia 11 de março.

Quem pagar em cota única tem 20% de desconto.

Pague o seu IPTU em dia e garanta investimentos para a cidade.

Você paga e seu dinheiro volta em forma de benefícios para o município.

Com o IPTU em dia, a gente faz a cidade melhor.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E OBRIGATORIEDADE DA POPULAÇÃO COM O IPTU

1. Gera empregos

De acordo com a constituição federal parte do valor arrecadado do IPTU vai para obras de infraestrutura e pavimentação. Logo, gera empregos e melhoria para a cidade e a sua locomoção.

2. Mais de 20% do valor arrecadado com IPTU vai para educação

Desde creches a universidades: 20% do que a prefeitura arrecada do imposto é para melhoria na educação. Tanto na disponibilidade de vagas quanto na melhoria interna do ambiente estudantil.

3. Pagando o IPTU em dia há desconto e você mantém o imóvel no seu nome

Sim, sem custear o tributo, o proprietário pode perder o imóvel e o terreno se tornar propriedade pública. Além disso, cada município tem um regra, mas no geral concedem descontos para quem pagar em dia ou/e em cota única. Se informe na sua prefeitura.

4. Boa parte do valor do IPTU vai para a sua saúde e da sua família

Cerca de 15% do montante recolhido com o IPTU é destinado para a saúde em hospitais e concessão de medicamentos na rede pública.

5. Se a quitação do IPTU está em dia: fica mais fácil fazer inventário

Muitas famílias têm muita “dor de cabeça” quando se trata do falecimento de um ente e a divisão dos bens. Quando falamos de imóveis o assunto pode ficar ainda mais intrincado quando envolvem muitos parentes. Estar em dia com o tributo facilita a partilha nesse momento complicado. Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Rally

  18 Janeiro de 2019

RALLY DA SOLIDARIEDADE


  ...


Compartilhe nas Redes Sociais

    Esportes

  08 Janeiro de 2019

EVENTO “AMIGOS DO CAFU” REÚNE PITARANENSES QUE MORAM DISTANTE NUMA GRANDE E ANIMADA FESTA


  Nelson Pereira Costa, o Cafu, de 39 anos, é mais um morador do município de Montalvânia, precisamente do distrito de Pitarana, que foi para São Paulo em busca de uma vida melhor para sua família.


Em 1987 a família do garoto Cafu, então com 8 anos de idade, foi para a cidade de Mococa SP a procura de trabalho, pois, a região só oferecia serviços braçais, que exigiam muito esforço físico e pouca remuneração.

Desde então Cafu passou a morar neste estado, mas nunca perdeu os vínculos com sua terra natal. Já homem feito e morando na cidade de Luiz Antônio SP, sentiu o desejo de reunir os amigos, há anos sem se encontrar, numa grande festa em Pitarana.

Então, há 8 anos, de férias em sua terra, organizou uma partida de futebol entre os amigos que moram fora e os que ainda moram em Pitarana, finalizada com uma animada festa, numa alegre confraternização.

E assim surgiu o evento “Amigos do Cafu”, que se tornou tradicional e já está em sua oitava versão, realizado nesta comunidade rural de Montalvânia, sempre no fim ou início do ano, quando os amigos que moram distante já programam suas férias para estarem presentes ao evento, que reúne uma grande quantidade de pessoas: familiares, amigos, amigos dos amigos e convidados.

Todos ajudam financeiramente e se envolvem na organização do evento, mas Cafu é o idealizador e o principal responsável pelo acontecimento, que mobiliza e envolve muita gente da região.

Cafu manda confeccionar camisetas personalizadas e, após o jogo todos se confraternizam, se divertem e relembram de seus tempos vividos na terra natal.

O apelido Cafu herdou do ex-jogador do Fluminense da década de 1970, Moacir Fernandes, o Cafuringa, ponta-direita daqueles que não se fazem mais, era rápido, vencia distâncias curtas em tempos de velocista, e ultrapassava seus marcadores driblando-os de maneira desconcertante, assim como era o garoto Cafu nas peladas e torneios de Pitarana dos tempos de outrora.

Para os participantes o evento é um momento único de reunir amigos separados pela distância e que não se veem há muito tempo, resgatar a união e a amizade, e se confraternizarem durante as férias numa grande alegria entre amigos que moram longe, levam uma vida corrida e não têm tempo de se encontrarem com frequência.

Durante esses 8 anos de encontro o time dos amigos “de fora” nunca venceu os amigos da terra, este ano o resultado foi de 4 x 2. Mas o placar não importa, como dizem eles próprios, o que importa é o reencontro, a união, a amizade e a confraternização entre amigos que moram distantes, trabalham muito e ficam muito tempo se se veem, para assim manterem os laços que os une desde a infância.

Um exemplo de amizade, união e resgate das origens.

Parabéns, Cafu e a todos os colaboradores deste grande e importante encontro que já faz parte do calendário festivo de Montalvânia! No próximo estaremos lá novamente. Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  05 Janeiro de 2019

CRIANÇA FELIZ


  Programa criança feliz tem atendimento ampliado para 2019 pela excelente qualidade dos serviços prestados.


- O Programa, que teve as atividades de 2018 encerradas com festa de natal, distribuição de livros, guloseimas e certificados de participação, desenvolveu um trabalho de excelência durante o ano de 2018 e foi contemplado com a ampliação de 100 para 200 vagas

O Programa Criança Feliz, lançado pelo Governo Federal, é vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos de idade, período considerado vital para o desenvolvimento das funções cognitivas das crianças.

Promove um acompanhamento para famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, por meio de assistentes sociais que fornecem orientações de como oferecer às crianças melhores condições de vida, promovendo um desenvolvimento mais saudável da sociedade.

A equipe de Montalvânia é formada por uma supervisora, a assistente social Renata Lima Abreu e três orientadoras/visitadoras: Elivânia Louzada, também assistente social, e as pedagogas, Gislayne Pereira e Raíssa Ferreira, capacitadas para orientar às famílias na educação e criação de seus filhos.

CUMPRIU METAS E O ATENDIMENTO FOI AMPLIADO

Montalvânia atingiu 90% de visitas domiciliares realizadas e, devido ao cumprimento de todos os critérios estabelecidos pelo Programa, o Município foi contemplado em aumentar sua meta de atendimentos, que passou de 100 para 200 vagas, o que poderá tornar possível o atendimento aos distritos de São Sebastião de Poções e Capitânia, por serem consideradas comunidades com mais crianças e gestantes na faixa etária de 0 a 3 anos.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Jesus Rocha, a equipe do Programa Criança Feliz / Primeira Infância Suas, que na cidade recebeu o nome de “Unidos Pela Infância”, desenvolveu um excelente trabalho, cumpriu todas as metas estabelecidas, fazendo a diferença na vida de gestantes e crianças do Município e encerrou seus trabalhos de 2018 com bastante êxito.

Para a supervisora do Programa, Renata Lima Abreu, o sucesso do Programa na cidade se deu pelo empenho da equipe em estar sempre em busca de conhecimento, se capacitando e pesquisando para saber mais e transmitir para as famílias a importância de estimular as crianças; a boa acolhida e aceitação do público; a ótima frequência nas reuniões e muito amor, dedicação e envolvimento da equipe para com os atendidos.

- Foi uma soma de ações e esforços que irão resultar em um adulto mais saudável e com melhores condições de vida em todos os âmbitos. E com essa ampliação os resultados poderão ser ainda mais significativos, pois, estudos apontam que crianças bem estimuladas pelos seus cuidadores crescem com mais chances de serem adultos bem sucedidos e é esse o objetivo que do Programa, declara Renata.

CERTIFICADOS, LIVROS E GULOSEIMAS

Para finalizar os trabalhos a equipe entregou certificados para as crianças e gestantes que participaram do Programa no ano de 2018. E em comemoração ao Natal as crianças e gestantes atendidas foram presenteadas com um livro infantil e muitas guloseimas, já que vinha sendo trabalhado com as crianças e cuidadores sobre a importância da leitura para o desenvolvimento socioafetivo, com o intuito de fortalecer o vinculo afetivo existente entre criança e cuidador.

As crianças que atingiram três anos de idade são desligadas do Programa e encaminhadas a uma Instituição de Ensino (Creche Municipal) para darem prosseguimento aos trabalhos desempenhados pelas visitadoras, que as estimulavam no desempenho motor/cognitivo/socioafetivo/ comunicação e linguagem, desde a gestação até os três anos de idade.

IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO

Segundo pesquisas, foram constatadas dificuldades com relação ao estimulo das crianças no primeiro ano de vida nas áreas mais carentes. As marcas desse vácuo no estímulo infantil podem refletir na alfabetização e convívio social da criança, gerando assim grandes problemas futuros.

Estudiosos apontam que para se obter um melhor desempenho produtivo e educacional, as pessoas desde cedo devem ser cuidadas, protegidas e estimuladas, se tornando assim, indivíduos mais felizes e equilibrados psicologicamente.

FELIZ 2019

O Programa deseja a você e sua família um ano de 2019 repleto de grandes realizações, paz, harmonia, união, solidariedade e muito amor ao próximo! Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  27 Dezembro de 2018

MOTOCICLETA FURTADA É RECUPERADA PELA POLÍCIA MILITAR EM MONTALVÂNIA


  Uma motocicleta furtada foi recuperada por policiais militares na madrugada desta terça-feira, 25 de dezembro, em Montalvânia, região Norte de Minas Gerais.


De acordo informações durante a operação ‘Batida Policial’, os militares encontraram na chegada da cidade a motocicleta Yamaha YBR.


Após verificação no Instituto de Segurança Pública (ISP), foi constatado que a motocicleta possuía um impedimento por roubo/furto. A moto foi apresentada na delegacia de Januária. Por: Mateus Souza-Portal Folha do Vale


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  22 Dezembro de 2018

MONTALVÂNIA ESTÁ DE LUTO. MORRE O ALEGRE E FESTEIRO ZÉ BAIANO, UM ÍCONE DAS FESTAS POPULARES


  ...

As festas de Reis, de São João, do Padroeiro da cidade - Cristo Rei, e do Padroeiro São Sebastião, no distrito de São Sebastião de Poções não terão mais o mesmo brilho e alegria de sempre. Morreu nesta sexta-feira (21), em Montes Claros, aos 76 anos, vítima de uma parada cardíaca, um ícone das festas populares da zona rural de Montalvânia: o alegre e festeiro Zé Baiano.


José Pereira de Souza, o Zé Baiano, herdou o apelido do pai, que veio da cidade baiana de Guanambi tentar a sorte com a família na comunidade rural de Barreiro Branco, lá pelos anos de 1930.


Zé Baiano nasceu na comunidade rural de Barreiro Branco, no dia 2 de outubro de 1942. Era o 6º filho de Manoel Pereira de Souza, o Manoel Baiano, e dona Ermelina Maria de Jesus, a dona Neném. O casal de lavradores teve 12 filhos, 8 vivos, e criou todos na roça, na lavoura.


Zé Baiano desde cedo foi muito trabalhador, interessado nos negócios do pai, com uma vontade imensa de crescer e ter uma vida melhor. Não tinha medo de arriscar em negócios e nem de fazer empréstimos bancários, para produzir sempre mais.


Era também uma pessoa alegre, animada, brincalhona e festeira, que adorava um churrasco e uma festa na roça, tomar cachaça, bater papo e aproveitar o que a vida tinha de melhor.


Era corajoso e destemido, montava em cavalo bravo e pegava boi à unha.


Ainda jovem foi morar com uma irmã em São Paulo e juntou dinheiro para voltar pra sua terra e ter uma vida mais confortável. De volta, comprou gado, que criava nas terras do pai até adquirir a sua própria. Comprava e vendia gado, fazia rapadura e cachaça, e assim foi vivendo e aumentando seu patrimônio.


Como não existiam opções para os jovens se divertirem, os encontros se realizavam nas Casas de Farinha, onde as mulheres descascavam mandioca e os homens faziam a farinha, a tapioca e o beiju. E foi assim que ele se apaixonou por sua prima Maria, a Zu, de 19 anos, com quem se casou aos 22 anos, no ano de 1964. O casal teve 5 filhos, todos homens: Edson, Edvaldo, Erisvaldo, Evaldo e Edvando.


Com a ajuda da esposa o patrimônio de Zé Baiano cresceu e se multiplicou. E sentindo a necessidade de ter uma vida ainda melhor a família foi morar em Montalvânia, para que os filhos pudessem estudar e montar seus negócios próprios.


Foi um homem muito bondoso, caridoso com a família, amigos e, principalmente, com as pessoas pobres. É chamado pelos moradores pobres da zona rural de o pai da pobreza.


Gostava de fartura, alegria e animação, e por isso fazia churrasco em sua casa e sua fazenda e convidava toda a vizinhança, que se reunia com a família e amigos em grandes e animadas festas.


Em 1982 foi eleito vereador pelo PMDB, apoiado pelo ex-prefeito Antônio Luna, e exerceu apenas um mandato.


Ao longo da vida fez muitos admiradores e amigos.


Soube aproveitar as boas coisas da vida, sem se esquecer de sua origem humilde, sempre ajudando os mais pobres e necessitados a terem uma vida mais digna e sem nunca querer nada em troca.


Um bom filho, irmão, esposo, pai, avô, tio, padrinho, vizinho e amigo.


Sem nunca apresentar nenhum problema de saúde, foi surpreendido, há alguns dias, por uma dor no peito que ocasionou sua morte, deixando imensa dor e tristeza em todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com essa figura ímpar.


Deixa esposa, 5 filhos, 11 netos e uma família unida e orgulhosa daquele que foi o seu pilar.


Fica a saudade, o exemplo, a força, a coragem, a bondade, a alegria de um homem realizado, que cumpriu sua missão com louvor. Mesmo sem o Ensino Fundamental completo, lutou com os braços para conquistar seu patrimônio, constituir uma grande e importante família e a admiração e amizade de muita gente.


O velório está acontecendo em sua residência, Avenida Da Vince, em frente a Secretaria Municipal de Saúde, e o sepultamento está marcado para 7 horas deste sábado (22), no Cemitério Cristo Rei.


Nossos sinceros votos de pesar à família e aos amigos por esta grande perda.


"Bem-aventurados

os que choram,

pois serão consolados."


Mateus 5:4

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista  


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  21 Dezembro de 2018

NOVO TEMPO PARA SORRIR


  CEM COCHANINOS ESTÃO DE SORRISO E VIDA NOVA COM AS NOVAS PRÓTESES DO PROGRAMA “NOVO TEMPO PARA SORRIR”

Há um mês dona Udelcina Francisca da Conceição, 83 anos, a dona Neném, e sua filha Antônia da Conceição Ferreira, 55, a Tonha, moradoras do bairro Guarabira, participaram do lançamento do Programa “Novo Tempo Para Sorrir” e fizeram a moldagem de suas próteses, já que perderam todos os dentes ainda jovens e assim viveram toda uma vida.

Mas, a partir de agora mãe e filha terão mil motivos para sorrir, pois já estão com as novas próteses e com grande expectativa de que muita coisa vai melhorar em suas vidas.

- Passei a vida toda sem dentes, sem poder comer direito e cheia de vergonha por não poder dar um sorriso. Mandei tirar os dentes por conta de um dor que senti e nunca tive dinheiro pra colocar dentadura. Mas agora, com esse programa que oferece tudo de graça, mesmo velha fiz a minha pra viver melhor o resto dos anos que ainda tenho. Ainda não acostumei com elas, pois foi tempo sem, mas com fé em Deus, com o tempo vou acostumar. Agora posso mastigar uma carne, roer pequi, ir à missa e sorrir para as pessoas. Estou muito feliz, diz a alegre e sorridente dona Neném.

Com a implantação do Programa “Novo Tempo Para Sorrir”, que tem como objetivo fornecer próteses dentárias para pessoas que perderam os dentes, comprometendo sua saúde bucal, e não têm condições de arcar com os custos para voltar a sorrir e ter mais alegria de viver, mãe e filha estão na maior expectativa de ter uma vida melhor.

Assim como dona Udelcina e sua filha, muitas pessoas do município, da sede e da zona rural, também estão ansiosas para terem uma vida melhor após o programa que foi lançado há um mês e atendeu 100 pessoas, da sede e da zona rural.

Nesta quarta-feira (19) todas as 100 próteses foram entregues e mais 100 estão sendo moldadas.

A dentista Mirka Carneiro, participante do programa disse que foi muito gratificante ver o novo sorriso, mesmo que ainda tímido, de pessoas que ficaram tanto tempo privadas de um simples sorriso e agora estão cheias de expectativa, e que são fatos como estes que a fazem ficar feliz e realizada na profissão.

- Tenho 17 anos de carreira e a entrega das primeiras próteses do Programa foi um dos momentos mais felizes e inesquecíveis na minha profissão. Foi emocionante ver o sorriso de cada um deles ser reconstruído. Muitos tinham perdido este direito há muitos anos e agora conseguiram resgatá-lo. Ficou marcado em minha vida profissional a alegria e a emoção dessas pessoas, declara a Dra. Mirka.

O Programa “Novo Tempo Para Sorrir”, é uma realização da Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, numa adesão ao Programa Brasil Sorridente, uma política do Governo Federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira, beneficiando pessoas que nunca tiveram condições financeiras de pagar um tratamento odontológico e por isso viviam reprimidas, sem ao menos poder expressar sua alegria com um simples sorriso.


RETROSPECTIVA

A implantação do programa só foi possível após a aquisição de sete (7) novos consultórios odontológicos, que possibilitaram atendimentos mais eficientes à população e oferecendo mais qualidade aos profissionais, a implantação de sete (7) Equipes de Saúde Bucal na estratégia Saúde da Família – na sede e na zona rural, e agora, a adesão ao Laboratório de Prótese Dentária, dando um grande impulso e melhorando bastante a saúde bucal do município.

De acordo com a portaria n. 2485, de 14 de agosto de 2018, o município de Montalvânia está autorizado a credenciar e receber o incentivo de custeio referente ao laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), com periodicidade de transferência mensal, subsidiado pelo Ministério da Saúde.


- O que percebemos, é que Montalvânia se destaca e inova com uma odontologia moderna, atuante e eficiente, fazendo com que os trabalhos se destaquem regionalmente e atinjam índices de eficiência há muito almejados. A odontologia no município está tendo uma melhoria significativa e esse trabalho com as próteses vem somar a isso. O Programa vai proporcionar para as pessoas uma reabilitação protética, além de possibilitar a melhoria estética e das funções mastigatórias dos pacientes, destaca o coordenador do Programa, o dentista Flávio Falcão de Ornelas.


COMO PARTICIPAR

Para participar, as pessoas que perderam seus dentes e não tiveram mais condições de fazer uma prótese, devem procurar o dentista do seu PSF, na sede e na zona rural. Se for comprovado que a pessoa realmente necessita de prótese dentária e não possui condições de pagar, a mesma será submetida ao tratamento, moldagem e posteriormente, receberá sua prótese dentária, sem nenhum custo, voltando a sorrir com mais alegria.

Todos os meses serão disponibilizadas 50 próteses.

Uma nova vida para muitas pessoas que a partir de agora vão voltar a sorrir, melhorar a autoestima, ter mais qualidade de vida, dignidade e alegria de viver.

#NovoTempoParaSorrir

#UmNovoTempoComeçou

#SorrisoNovoVidaNova

#MontalvâniaMaisFelizeSorridente Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Convite

  19 Dezembro de 2018

POLÍCIA MILITAR DE MONTALVÂNIA


  Convidamos a todos para a Formatura do 2° Semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Obras

  18 Dezembro de 2018

PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO TAPA BURACOS PELAS RUAS DA CIDADE


  ...

A intenção da Prefeitura é de fazer um novo asfalto ou, ao menos um recapeamento nas ruas da cidade que se encontram em estado lastimável de conservação, com muitos buracos e valas, para oferecer melhores condições de tráfego a todos que por elas transitam.

Mas, devido a crise econômica em que se encontra o município, com a falta de repasses até para serviços básicos e pagamento de salários dos servidores, por parte do Governo do Estado, fica praticamente impossível a Prefeitura realizar esta ação na atualidade.

Portanto, a Prefeitura está realizando, com recursos próprios do município, uma Operação Tapa Buracos pelas ruas da cidade, com o intuito de amenizar este grave problema que aflige nossa população e visitantes que por aqui passam.

Irresponsabilidade

A Prefeitura esclarece que, a empresa Empreendimentos M.M. Ltda, responsável pela execução da obra de esgotamento sanitário no Município, após ser notificada por serviços irregulares, abandonou a obra deixando as ruas da cidade em estado calamitoso e sem condições de serem trafegadas com segurança. Assim, a Prefeitura está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis para a resolução do problema e lamenta não poder intervir nos danos causados que geraram buracos e valas em diversas ruas da cidade, por se tratar de uma obra financiada com Recursos da União.  Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    PIS/Pasep

  13 Dezembro de 2018

ABONO DO PIS PARA NASCIDOS EM DEZEMBRO COMEÇA A SER PAGO HOJE


  ...

O abono do PIS 2018/2019 (ano-base 2017) começa a ser pago hoje, 13 de dezembro, para os trabalhadores nascidos em dezembro. O pagamento do PIS é feito pela Caixa Federal. Para quem é cliente do banco, o dinheiro já foi creditado na conta.


2 SALÁRIOS

Tem direito ao abono quem recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensais com registro formal e exerceu alguma atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. O prazo para saque é 28 de junho de 2019.


EXTRA

Mas, se o trabalhador recebeu comissão ou horas extras e, com isso, a renda mensal ultrapassou 2 pisos nacionais, o abono não é liberado (mesmo que o salário registrado em carteira seja menor). 


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design