SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Publicidade: (77) 9 9949-4184
Parceiros1

ÚLTIMASNOTÍCIAS

    Greve

  25 Março de 2019

CAMINHONEIROS


  Governo se movimenta para esvaziar possível greve dos caminhoneiros no fim de março.


Áreas do governo estão monitorando uma possível paralisação dos caminhoneiros, supostamente marcada para 30 de março. A classe estaria insatisfeita por entender que os compromissos assumidos pelo governo depois da primeira greve não estão sendo cumpridos. 


MENSAGENS

O Gabinete de Segurança Institucional acompanha mensagens pelo WhatsApp que articulam a possível paralisação. A orientação é evitar o movimento a todo custo. O governo não quer ser apanhado de surpresa, como aconteceu no primeiro episódio, durante o governo Temer.


FALAR

Lideranças dos caminhoneiros inclusive já foram procuradas. Na próxima semana, o presidente Bolsonaro deverá falar sobre o assunto. Tabela de preços descumprida e preço do óleo diesel são as principais queixas.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Futebol

  25 Março de 2019

SELEÇÃO DE MONTALVÂNIA PERDE PARA SELEÇÃO DE JANUÁRIA NA ESTREIA DA COPA NORTE DE MINAS DE FUTEBOL


  Numa partida emocionante e bastante disputada, a Seleção de Montalvânia fez sua estreia na Copa Norte de Minas de Futebol neste sábado (23), às 16 horas, no Estádio Albino Mandacaru em Januária, perdendo de 1 a 0 para a Seleção desta cidade.

Apesar de ter perdido muitas chances de gol e ter sido derrotada pelo time da casa, a Seleção Cochanina fez uma bela partida de estreia.

O único gol que deu a vitória para a Seleção de Januária foi marcado por Rafael.
A Seleção de Montalvânia é composta pelos atletas: Adriano, Pedrão, Zulu, Daniel, Henrique, Piero, Matheus, Denílson, Vinícius, Felipe, Jonathan, Guiu, Iago, Léo, Rodrigo, Tomé, Daniel, Diogo e Tissú.
Time Titular do jogo de estreia:
Goleiro: Pedrão
Zagueiros: Henrique e Daniel
Laterais: Denilson e Guilherme
Volantes: Piero e Rodrigo
Meias: Tomé e Matheus
Atacantes: Léo e Iago
Comissão técnica
Valdim, Vanja, Albino e Izaías.

O trio de arbitragem do jogo foi composto por Darlan Lopes como árbitro central, Ronaldo Ramos e Ronaldo Silva como auxiliares.

O próximo jogo será dia 6 de abril na cidade de Manga, onde a Seleção de Montalvânia enfrenta a Seleção da cidade, no Estádio Municipal Mário Barbosa, às 16 horas.

A Seleção de Montalvânia participa da Copa pela segunda vez com o apoio da Prefeitura de Montalvânia e de parceiros locais como a Microrcim, Supermercado Vale do Cochá , Madeireira Minas Bahia e Projeto Gol Solidário.

Estas empresas devem ser valorizadas e lembradas por toda a população pela importância social de patrocinar eventos que promovem a saúde, o esporte, a cidadania, a inclusão, a interação e o lazer do nosso povo.

Para valorizar as rivalidades locais e minimizar os custos com deslocamentos e diárias, as chaves da primeira fase foram regionalizadas.

A Seleção de Montalvânia faz parte da Chave B, da qual fazem parte também o Independente, de Pedras de Maria da Cruz; Seleção de Manga e Seleção de Januária.
Acompanhe os jogos e torça por nossa seleção.

Vamos fazer nosso esporte ficar cada vez mais forte. Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu

Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  25 Março de 2019

AUDIÊNCIAS


  Vereadores Flávio Macedo e Dadá de Poções participaram de audiências com os diretores do DENASUS e da FUNASA, em Brasilia, DF.


No DENASUS, buscaram informações sobre recursos da saúde enviados ao município de Montalvania, MG. Na Funasa, buscaram informações sobre o convênio referente a rede de esgosto e informaram que a obra não foi finalizada, que por causa da mesma as ruas ficaram destruídas. 

Os vereadores ainda comunicaram a Agência Nacional de Águas a poluição do rio Cocha e também os acidentes que estão ocorrendo diuturnamente no trevo da BR 135, em Montalvania, por falta de sinalização.

Por: Flavio Macedo 


Compartilhe nas Redes Sociais

    Futebol

  23 Março de 2019

SELEÇÃO DE MONTALVÂNIA ENFRENTA A SELEÇÃO DE JANUÁRIA NA TARDE DESTE SÁBADO (23) NA ESTREIA DA NOVA


  Rodada cheia neste sábado abre a nova versão da Copa Norte de Minas de Futebol.

Serão sete jogos neste fim de semana; competição tem mais participantes, formato regionalizado e premiação de 5 mil reais ao campeão

Remodelada, com abrangência maior nas cidades da região e recorde de participantes, a Copa Norte de Minas de Futebol abre a quarta edição neste fim de semana. Serão seis jogos na tarde de sábado e outro na manhã de domingo. Da fase de grupos até a final, os 15 times brigam também pela premiação aos campeões: R$ 5 mil em dinheiro – a maior em quatro anos de Copa.

Este ano quem patrocina o evento é a rede de supermercados BH.

A Seleção de Montalvânia participa da Copa pela segunda vez com o apoio da Prefeitura de Montalvânia e de parceiros locais como a Microrcim, Supermercado Vale do Cochá , Madeireira Minas Bahia e Projeto Gol Solidário.

Estas empresas devem ser valorizadas e lembradas por toda a população pela importância social de patrocinar eventos que promovem a saúde, o esporte, a cidadania, a inclusão, a interação e o lazer do nosso povo.

A Seleção de Montalvânia faz parte da Chave B e estreia neste sábado (23), às 26 horas, contra a Seleção de Januária, no Estádio Albino Mandacaru, desta cidade, numa partida que promete muita emoção.

Acompanhe os jogos e torça por nossa seleção.

Vamos fazer nosso esporte ficar cada vez mais forte. Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Atenção

  22 Março de 2019

BLOQUEIO DE CELULARES


  Minas e outros 14 estados vão bloquear celular com irregularidade já a partir deste domingo.


Minas, São Paulo, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia vão bloquear telefone celular com irregularidade já a partir deste domingo. 


SELO

Celular irregular é o que não possui o selo de certificação da Anatel ou que tenha tido seu IMEI alterado. Com o bloqueio, o celular não consegue mais se conectar às redes móvel. As únicas coisas que continuam funcionando são os aplicativos e o wi-fi. 


MENSAGENS

Até o momento, 244.217 celulares já foram bloqueados no Brasil. No dia 7 de janeiro, a Anatel começou a enviar mensagens de alerta informando ao consumidor que o aparelho que ele tinha em mãos se tratava de um celular irregular.



Compartilhe nas Redes Sociais

    Economia

  22 Março de 2019

CONTA DE LUZ


  Anunciada pela Aneel redução de 3,7% no reajuste da conta de luz deste ano.


O reajuste na conta de luz de Minas, que ocorre em maio deste ano, deverá ser 3,7% menor graças à quitação de empréstimos contraídos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) junto a 8 bancos há 5 anos. O anúncio foi feito pela Aneel. 


REDUÇÃO

O fim da dívida acarretará em uma redução no valor do reajuste também em 2020, desta vez em 1,2%. Estes empréstimos foram contraídos em 2014 visando compensar as concessionárias de energia pelos prejuízos causados pela crise hídrica no setor. 


ENCARGOS

Na época, para fechar as contas das empresas de energia, a Câmara de Comercialização foi autorizada a contratar o crédito com os bancos, valores que seriam pagos pelos consumidores a partir de novembro de 2015 através de encargos nas contas de luz. 



Compartilhe nas Redes Sociais

    Obras

  21 Março de 2019

LIXO


  PREFEITURA CONSTRÓI ATERRO SANITÁRIO PARA SE ADEQUAR A LEI E DAR DESTINO CORRETO AO LIXO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, determinou que todos os lixões do país fossem fechados até 2 de agosto de 2014 e, no local fossem instalados aterros sanitários.

Mas, contrariando a lei, poluindo o meio ambiente e fazendo mal para a população, a grande maioria dos municípios do país ainda mantém seus lixões.

Carência de conhecimento técnico e altos custos para adequação são as principais justificativas dos municípios, que ainda não conseguiram se adequar de acordo a legislação federal. Aquele que não conseguir pode ter suspensa a captação de recursos federais.

ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL

Mesmo diante das dificuldades provocadas pela crise financeira que os municípios estão atravessando, com a retenção de repasses de direito do município pelo Governo do Estado, do alto custo para realizar a construção do aterro e a transição dos resíduos sólidos, em Montalvânia a Prefeitura se adéqua a Política Nacional de Resíduos Sólidos e prepara o Aterro Sanitário Municipal, dando destino correto ao lixo produzido pelo município.

Para a construção do aterro foi desapropriada uma área de cerca de 500 mil metros² nas proximidades do antigo lixão, e as obras estão a todo vapor.

Todo o espaço foi cercado e está sendo aberta uma grande vala, que passará por toda a adequação necessária, para receber os resíduos sólidos produzidos pelo município.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jéferson Vieira, o aterro sanitário do município é uma área devidamente licenciada, legalizada e preparada para receber resíduos sólidos com um menor impacto ambiental e não compromete as finanças dos município, e nem prejudica os investimentos em serviços básicos e salário dos servidores.

O QUE SÃO ATERROS SANITÁRIOS

Os aterros sanitários são grandes áreas preparadas tecnicamente para receber os resíduos orgânicos coletados nas residências. Essas áreas contam com garantias de proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação do lençol freático. Após o esgotamento dos aterros, a área é totalmente coberta e poderá ser utilizada para algum fim depois que o nível de contaminação for praticamente zerado.

Além da coleta, transporte e destinação adequada, deve haver incentivo ao tratamento de resíduos, como a reciclagem. Só deve ir para o aterro sanitário o material para o qual já foram esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação, explica o secretário, que alerta ainda que a população é uma peça fundamental para diminuir os impactos ambientais.

O que era um lixão agora passa a ser um Aterro Sanitário de verdade, dentro das normas ambientais. E assim vamos mantê-lo, pois a população de Montalvânia merece a defesa intransigente de seu Meio Ambiente.

CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a quantidade de lixo produzido na cidade é enorme e a população precisa se conscientizar a produzir menos lixo e ficar atenta sobre a importância da reciclagem e de não descartar o lixo em lugares indevidos, o que dificulta a coleta e prejudica o meio ambiente.

Para conscientizar e informar a população sobre estes problemas a Prefeitura está preparando uma grande campanha que, com um resultado positivo a médio prazo, poderá diminuir a quantidade do lixo e, possivelmente, criar meios para que as pessoas passem a usar a coleta seletiva. Mas enquanto isso não acontece, faça a sua parte produzindo menos lixo, reciclando o que pode ser reciclado e não descarte seu lixo em qualquer lugar.

Fique atento para os dias e horários em que o carro da coleta passe em sua rua e, se for deixar seu lixo no próprio aterro, como acontece com muitos, faça de forma correta, sem deixá-lo fora da vala, o que irá prejudicar o meio ambiente, deixar a cidade feia e com aspecto de mal cuidada e até provocar doenças com o mau cheiro e a infestação de animais. 

Cuide de sua cidade, preserve sua saúde e o meio ambiente, jogue lixo no lixo.  Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  21 Março de 2019

DENÚNCIA


  Escola Municipal na comunidade de Capim Pubo está tomada pelo mato. Os alunos reclamam da sujeira e da falta de manutenção.

Por: Flavio Macedo


Compartilhe nas Redes Sociais

    Esportes

  18 Março de 2019

GRUPO DE PEDALEIROS MANGUENSES PROMOVE PASSEIO DE BIKE DE MANGA À MONTALVÂNIA


  Seguindo uma tendência mundial, o uso da bicicleta aumenta cada vez mais em nossa região. O estímulo para pedalar aparece por vários motivos. E um deles é melhorar a qualidade de vida.

Com o objetivo de superar limites, promover o esporte, conhecer lugares, fazer e reforçar amizades um grupo de pedaleiros da cidade de Manga promoveu um passeio até a vizinha Montalvânia, neste domingo (17).

Tudo começou por meio de um Grupo Feminino de Pedal da cidade de Manga, que teve a ideia do passeio e convidou os esposos e outras pessoas que praticam o esporte, mas até então, sem muito contato.

Os 16 pedaleiros, acompanhados por 3 carros de apoio, saíram de Manga as 4 e chegaram em Montalvânia as 7 da manhã, num total de 65 quilômetros percorridos com somente uma parada para descanso.

Participaram famílias inteiras: esposa, esposa e filhos, além de amigos e pessoas que até então não se conheciam e que se tornaram amigos.

Além do benefício da prática esportiva para a saúde, segundo os participantes o passeio serviu também como superação, pois muitos fizeram um percurso longo pela primeira vez, reforçar os laços de amizade e promover um dia de lazer, alegria e diversão.

Ao chegarem em Montalvânia o grupo se reuniu em um balneário da cidade as margens do rio Cochá, onde se confraternizou num alegre e divertido encontro com muita cerveja e churrasco.

Na volta, os pedaleiros, já exaustos, "alegres e animados" pela bebida, voltaram de carro por questão de segurança.

A fisioterapeuta Malvina Xavier disse que o passeio foi uma experiência muito boa, uma gostosa aventura e que o principal foi a superação das pessoas, pois a maioria achava que não daria conta, mas com força de vontade e incentivo dos colegas, todos conseguiram chegar ao destino.

- Foi uma experiência incrível. Ficamos todos muito alegres, satisfeitos e felizes. Além de promover a saúde, o passeio também teve como objetivo a integração das pessoas, pois, com a confraternização que houve no final pudemos desfrutar de momentos de descontração e lazer, fazendo novas amizades, diz Malvina.

Para o representante comercial, Clécio Vieira, que foi com a esposa e o filho, o passeio foi uma experiência incrível e diferente de outras, porque teve o lazer associado. Clécio fala ainda sobre a integração entre as participantes que, apesar de morarem na mesma cidade, alguns não se conheciam, e o passeio foi um meio de aproximá-los e criar laços de amizade.

Clécio ainda exalta o poder que o Pedal tem de unir as pessoas.

- O Pedal agrega mais, não tem essa de idade nem de sexo. Se eu jogasse futebol, com certeza minha esposa e meu filho não estariam comigo, já com a bicicleta é mais fácil unir a família. É uma oportunidade de estarmos juntos, já que a semana costuma ser bastante corrida para todos. É bem bacana sair junto, curtir a natureza, cuidar da saúde, curtir a família, se divertir e fazer amigos, declara o representante comercial.

Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Educação

  18 Março de 2019

PREFEITURA INICIA OS TRABALHOS DE REFORMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS


  ...

com recursos próprios do Município, num investimento de cerca de 100 mil reais. As outra serão reformadas de acordo com suas necessidades e a disponibilidade de recursos

Uma boa infraestrutura dos prédios escolares é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Pensando nisso, a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desde o início da gestão da Administração Novo Tempo, vem buscando recursos para reformar e oferecer melhores condições aos estudantes, professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino.

Com a crise que se instalou nos municípios mineiros, com o não repasse e retenção de recursos destinados aos municípios pelo Governo do Estado desde o início de 2017, ficou praticamente impossível se pensar em algum tipo de investimento. Mas, mesmo com tudo caminhando contra, a Prefeitura abriu Processo Licitatório para que fossem realizadas reformas emergências em algumas escolas do município. A empresa vencedora foi a Construtora e Locadora Jaíba. E com muito planejamento, responsabilidade e respeito ao povo cochanino, essas reformas serão realizadas, com recursos próprios, num investimento de quase 100 mil reais.

De imediato serão beneficiadas as Escolas Municipais de Pitarana e Capim Pubo (zona rural), esta última recebeu sua última reforma há cerca de 20 anos, ainda no primeiro mandado do prefeito Dr. José, e também a Creche Municipal Alexsandro Jarbas de Macedo, no distrito de São Sebastião de Poções.

Posteriormente, e de acordo com a disponibilidade de recursos, outras escolas também serão reformas, de acordo com a necessidade de cada uma.

Mesmo que as escolas contem com bons diretores, com professores dedicados e com a força de vontade dos alunos, estudos mostram que a infraestrutura escolar pode ter papel essencial na formação dessas crianças e adolescentes, além de garantir conforto e bem estar não apenas aos alunos, mas também para os professores e a toda comunidade escolar.

A insatisfação com a estrutura da escola pode estar relacionada, inclusive, com a ausência do aluno, o que pode levar, consequentemente, ao abandono, evasão escolar e reprovação, por isso o desejo desta Administração em oferecer melhores condições aos estudantes e profissionais da Educação Municipal.

Uma boa estrutura física das escolas, aliada a um ensino de qualidade com profissionais capacitados e competentes, implica diretamente no interesse dos estudantes. E aquele aluno interessado se torna mais ativo, tem mais vontade de estar na escola e isso reflete no seu desempenho e aprendizado, além de contribuir para estimular o convívio social e de lazer entre eles.

- Sabemos que quase todas as escolas do município estão necessitando urgentemente de reformas, mas os recursos estão escassos. Já iniciamos essas três e estamos em busca de recursos para que todas as outras que precisam também sejam reformadas. Nossa intenção é oferecer melhores condições aos estudantes e profissionais da Educação Municipal, pois, além de despertar o interesse em aprender, uma escola precisa ser alegre, aprazível e confortável, declara o prefeito Dr. José. Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design