SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Publicidade: (77) 9 9949-4184
Parceiros1

ÚLTIMASNOTÍCIAS

    Festa

  20 Setembro de 2019

JUVENÍLIA


  Prefeitura de Juvenília divulga programação dos 23 anos de emancipação política.
A Prefeitura de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, divulgou a programação dos festejos de 23 anos de emancipação política. Sete atrações estarão se apresentado de 20 a 22 de setembro, na Praça da cidade.

Programação

Sexta-feira, 20 de setembro.

Dimas Tom Tom, 20h30

 Robério e Seus Teclados, 21h30

DJ Erika Luz, 23h30

Marcelo e Matteo,00h00

Sábado dia 21 de setembro.

João Moreno e Mariano,21h00

Erica Luz, 23h00

Papazoni, 00h00

Domingo 22 de setembro.

Banda Som de Luxo, 17h00

Banda Ki Fissura 20h00

O município com pouco mais de 5 mil habitantes é movido pela agropecuária, que é a principal atividade econômica. Juvenília, antigo distrito criado em 1962 e subordinado ao município de Manga, emancipou-se pela Lei Estadual nº 12030, de 21 de dezembro de 1995.Fonte: folhadovale.net

Compartilhe nas Redes Sociais

    Esportes

  20 Setembro de 2019

JUVENÍLIA


  Prefeitura de Juvenília entrega campo com gramado neste sábado (21).

Um moderno campo gramado será entregue à comunidade esportiva de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, neste sábado (21), pelo prefeito Rômulo Carneiro (PT). O primeiro campo revitalizado faz parte das comemorações do aniversário de 23 anos da cidade.


De acordo com informação do chefe de Gabinete Emilson Prates, o recurso é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Guedes (PT), mas também houve contrapartida do município. No total foram investidos R$ 150 mil reais. “Em outubro vamos entregar outro moderno campo no distrito de Porto Agrário”, disse Emilson.


O prefeito Rômulo Carneiro afirmou ao portal Folha do Vale, que investir na prática esportiva é investir em qualidade de vida, em lazer, em socialização. “Vamos continuar avançando no setor do esporte, sempre com organização e planejamento, medidas que têm pautado nossa administração”, finaliza Carneiro. Fonte: folhadovale.net


Compartilhe nas Redes Sociais

    Campanha

  19 Setembro de 2019

SETEMBRO AMARELO


  ATENÇÃO PRIMÁRIA E NASF DESENVOLVEM AÇÕES DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO NAS ESCOLAS DA SEDE E DA ZONA RURAL.

Falar sobre suicídio é um tabu em nossa sociedade. O conteúdo delicado e complexo da conversa faz prevalecer a ideia de que “é melhor não tocar no assunto”. A campanha Setembro Amarelo surgiu com o intuito de mudar esse cenário, isto é, de conscientizar a população acerca da importância de falar sobre o tema.

No Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.

Na idade escolar, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.

Por isso a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Atenção Primária e NASF), está desenvolvendo diversas ações da Campanha de Prevenção ao Suicídio com o tema: Valorização da Vida, em parceria com as escolas, pois os estudantes são multiplicadores de informações e assim a campanha alcança maior número de pessoas, além de fazerem parte da faixa etária do público alvo da campanha.

As ações já aconteceram na Escola Estadual de Cachoeira, no distrito de Capitania e na comunidade de Novo Horizonte.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Ana Carolina Vilela, as ações irão acontecer em todos os distritos e na sede, em parceria com as Unidades de Saúde.

O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Festa

  18 Setembro de 2019

ANIVERSÁRIO DE FRED FRANÇA


  Aniversário de Fred França é comemorado com grande festa e reúne amigos e admiradores num clima de muita alegria.

O dia em que nascemos é um marco em nossa vida. É uma data que será lembrada para sempre por nós e por aqueles que amamos. E festejar aniversário é uma ótima oportunidade para juntar as pessoas que são importantes para nós. Cada um comemora a seu modo, o importante é celebrar a vida.


E neste sábado (14) quem promoveu uma grande festa para celebrar seus 52 anos de vida e reunir amigos e conterrâneos foi o empresário Fredson França, o organizador do Rally da Solidariedade, já em sua 10ª edição.


Fredson França saiu de Capitânia com a família com destino a Goiânia aos 15 anos de idade. Lá ele estudou, trabalhou, venceu na vida e há dez anos promove o Rally da Solidariedade, um passeio de amigos de Goiânia à Montalvânia, que distribui sonhos para a população carente da região.


A FESTA

O Rancho França, no distrito de Capitânia ficou pequeno para tanta gente que foi prestigiar e comemorar este grande dia na vida do empresário.


Uma festa grandiosa, com extensa programação, muito bem organizada, bonita, tranquila, animada e muito agradável.


Logo ao amanhecer cavaleiros e amazonas começaram a chegar montados em seus animais e com vestimentas características para participar da grande cavalgada, uma das mais tradicionais manifestações culturais do município.


Após um reforçado café da manhã todos se aventuraram pelo sertão cochanino dos Gerais, mantendo viva esta bonita tradição.


Na chegada houve concurso de berrante, sorteio de brindes e um delicioso almoço preparado com muito capricho pelos “Amigos do Fred”.


À noite, o Rancho França lindamente decorado para o evento, recebeu um grande número de pessoas para prestigiar os shows dos artistas Hélio e Trio Maringá, Banda Outro Esquema, Garotos do Sucesso e a grande atração: o cantor Sérgio Silva.


Além das atrações musicais Fred levou para seus convidados uma bela apresentação de quadrilha com o Grupo Folclórico Cultural “Arroxa Cochanino”, que encantou a todos.


Foi servida uma deliciosa e farta comida para todos durante o dia e a noite. E os parentes, amigos e admiradores do aniversariante se confraternizaram num clima de alegria, amizade e comunhão. Momentos super agradáveis que, além de divertir os convidados, fizeram o dia do aniversariante ainda mais feliz.


Amigos e admiradores de diversas locais do país se deslocaram de seus municípios para marcar presença neste grande evento.


Quem fez aniversário foi Fred, mas seus convidados que ganharam presentes.


O aniversariante recebeu a todos com muita gentileza e alegria e sua felicidade era visível e contagiante. Fred ainda contou com o reforço de sua companheira, a também cochanina Jizélia Lima, que encantou e conquistou os convidados com sua educação, simpatia, gentileza, simplicidade e alto astral.


Um evento memorável que, além de fazer a alegria do aniversariante e sua família, alegrou e fez mais feliz a vida dos seus convidados.


Parabéns, Fred, pelo privilégio de comemorar seu aniversário com saúde, de bem com a vida e estar entre pessoas queridas! Viver em comunhão e alegria com familiares e amigos atrai bons fluídos e ajuda a viver melhor! Só a família e os amigos podem contribuir para que a vida seja plena de sucesso, alegria e bem estar.


Que sua vida seja repleta de coisas boas! Felicidades! E obrigado por ter me proporcionado momentos tão felizes e inesquecíveis! Grande abraço!


CONHEÇA UM POUCO DO RALLY DA SOLIDARIEDADE

O Rally da Solidariedade consiste num “passeio solidário” em que uma turma de amigos arrecada doações como cestas básicas, roupas, calçados, fraldas, material escolar, brinquedos, kits de higiene bucal e material esportivo e distribui ao longo do caminho para famílias carentes.


De Goiânia GO à Montalvânia MG, geralmente passa pelas cidades de Brasília, Formosa, Cabeceira de Goiás, Arinos, Chapada Gaúcha, Bonito de Minas, Cônego Marinho e o distrito de Capitânia, além de diversas comunidades rurais. Em todos estes locais são distribuídas doações às comunidades carentes.


Segundo Fred, a ideia foi unir o útil ao agradável: fazer um passeio com amigos para conhecer e prestigiar sua terra natal e ajudar as pessoas da região.

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Convênio

  18 Setembro de 2019

DEPUTADO ZÉ REIS ASSINA CONVÊNIOS COM QUATRO MUNICÍPIOS


  ...

O Deputado Zé Reis, do PSD, assinou convênios com as associações rurais dos municípios de Arinos, Icaraí de Minas, Montalvânia e Ubaí, na tarde de segunda-feira (16/09), na sede da Codevasf, em Montes Claros, durante evento que reuniu as lideranças dos respectivos municípios. Os convênios que beneficiarão as comunidades com aparatos agrícolas somam mais de 300 mil reais. Essa parceria foi viabilizada através de emendas parlamentares articuladas pelo deputado Zé Reis, com o deputado federal Marcelo Aro, no Orçamento Geral da União, através da Codevasf.


Após a formalidade da assinatura dos convênios, os beneficiados poderão retirar os equipamentos na unidade da Codevasf em Nova Porteirinha, a partir de amanhã (18/09). Zé Reis lembrou que os equipamentos deverão impulsionar a produção agrícola, ao inserir novas tecnologias. O líder comunitário Fred França agradeceu os convênios e observou que a população rural enfrenta dificuldades nessa época do ano, quando a seca se intensifica. O prefeito de Ubaí, Marco Antônio Andrade, ressaltou que a atividade rural é a base da economia de quase todos municípios do Norte de Minas. O vereador Antonio Oliveira e o líder comunitário Fausto também estiveram presentes no evento.


As entidades beneficiadas são a Associação Comunitária do Povoado de Morrinhos, em Icaraí de Minas, que recebeu uma pick up; a Associação dos Moradores e Vizinhos da Fazenda Conceição, em Montalvânia, que recebeu um trator agrícola, uma grade, uma carreta, um carro, uma carreta tanque; a Associação Comunitária de Canoas, também em Montalvânia recebeu um trator agrícola, uma grade e uma carreta; o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Mimoso, em Arinos/MG, que recebeu uma pick up e a Prefeitura de Ubaí, que recebeu dois implementos agrícolas.


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Montalvânia, Ricardo Pereira Leite, agradece ao deputado Zé Reis pelo comprometimento com o povo. ”É muito importante o trator para ajudar nas funções do homem do campo e ajudá-lo a produzir e vender, assim mantendo sua renda e melhorando a economia com um todo, fico grato por esses benefícios para o município. Parabenizo Zé Reis, pela competência  dos serviços prestados para todo Norte de Minas e aqui fica meus agradecimentos pela cidade de Montalvânia”, disse Pereira Leite.


O chefe de Gabinete da Superintendência da Codevasf em Minas Gerais, Fernando Britto salientou que a aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares, por parte da Codevasf, acontece de forma séria e efetiva, com a garantia de que as ações propostas por esse trabalho alcance seus objetivos socioeconômicos, o que faz com que a cada ano aumente ainda mais os investimentos.


Belo Horizonte, 17 de setembro de 2019

ASCOM / Gabinete Dep. Zé Reis



Compartilhe nas Redes Sociais

    Economia

  12 Setembro de 2019

PAGAMENTO DE 500 REAIS DO FGTS COMEÇA AMANHÃ PARA NASCIDOS EM JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL


  A Caixa Econômica Federal começa, amanhã, a pagar até R$ 500 por conta do FGTS.

Inicialmente, o valor vai ser depositado automaticamente para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa.

Dia 27

Já para aquelas pessoas que nasceram em maio, junho, julho e agosto, o pagamento só vai ser feito a partir do dia 27 de setembro.

OUTUBRO

No caso, para aqueles trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será realizado a partir do dia 9 de outubro de 2019. Informações pelo site www.caixa.gov.br.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Juvenília

  04 Setembro de 2019

FESTA


  Dupla João Moreno & Mariano é confirmada para os festejos de Juvenília.

A Prefeitura de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, confirmou a dupla sertaneja João Moreno & Mariano, que se apresentará nos festejos da cidade nos dias 20,21 e 22 de setembro. Papazoni também estaria na grade, mas não foi confirmado pela Prefeitura. A programação completa deve será divulgada nos próximos dias.


José Domingos de Aquino (Mariano) e João Sant’Angelo (João Mineiro) formaram a dupla João Mineiro e Mariano e foram reconhecidos internacionalmente pelo público que admira música sertaneja. Após o falecimento de João Mineiro, Mariano continuou a carreira, acompanhado do filho João Moreno. Fonte: folhadovale.net


Compartilhe nas Redes Sociais

    Agricultura

  30 Agosto de 2019

MUNICÍPIO PROMOVE O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E O ACESSO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


  Imagine uma refeição farta, bonita, colorida e nutritiva. Imaginou?

Pois assim é a refeição dos alunos das creches municipais, do Cras e do Serviço Social de Proteção Básica, da Casa Lar, do Hospital Cristo Rei e da Apae de Montalvânia.


Verduras, frutas e legumes ricos em nutrientes fazem parte dos cardápios destas instituições, fazendo com que quem faz uso destes alimentos tenha uma vida mais saudável e fique bem longe de doenças.


Isso por conta do convênio entre a Prefeitura e os pequenos produtores rurais do município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, estratégia impulsionada pelo governo federal.


O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o suporte da Emater-MG, e visa proporcionar a segurança alimentar e nutricional para as famílias e entidades atendidas pelos programas sociais por meio de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores familiares locais que os comercializam diretamente com a Prefeitura.


E todos ganham com a iniciativa: os agricultores, por terem melhorados suas rendas, e a população beneficiada, que passa a ter uma alimentação saudável e nutritiva.


Além disso, após ser distribuído aos órgãos já citados, com a parte que sobra, que não é pouca, são feitas cerca de 60 cestas com variedades de produtos que são distribuídas para a população carente cadastrada no Cras e Serviço de Proteção Básica.


Um programa que beneficia quem produz e oferece uma alimentação melhor para os usuários dos órgãos beneficiados e ainda para diversas famílias que vivem em vulnerabilidade social.


São frutas, verduras, legumes e cereais como banana, laranja, tomate, feijão, abóbora, cenoura, repolho, batata doce, beterraba, pimentão, couve, alface e outros, todos fresquinhos e produzidos aqui mesmo em nosso município.


Para a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Jesus Rocha, o programa chegou num momento certo, e está sendo bastante promissor para os pequenos agricultores e promovendo o acesso de alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar.


- O programa promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, valorizando o trabalho do nosso produtor rural e levando para a mesa das crianças, dos jovens e dos idosos alimentos fresquinhos de qualidade e da nossa terra, declara a secretária.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  28 Agosto de 2019

ESPORTE


  ABERTURA DO 7º CAMPEONATO MUNICIPAL RURAL DE FUTEBOL ACONTECE COM PARTIDAS EMPATADAS E PRÓXIMOS JOGOS SERÃO NESTE SÁBADO (31) EM PITARANA.


Muita gente compareceu para torcer e prestigiar a abertura do 7º Campeonato Municipal Rural de Futebol que aconteceu neste sábado (24), na comunidade de Gergelim, às 16 horas.

Após a execução dos hinos e o desfile de abertura as oito equipes participantes jogaram entre si, e todas as partidas terminaram empatadas em 0 x0.

As equipes participantes são Pitarana, Canabrava, Capitania, Gergelim, Poções, Rocinha (time também de Poções), Barra e Conceição.

A realização é da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer, com a participação de desportistas das comunidades na organização.

Na abertura do campeonato o prefeito Dr. José entregou uma rede e duas bolas para cada time.


PREMIAÇÃO

O time vencedor irá levar a premiação de 2 mil reais, mais troféu e medalhas; o segundo colocado 1 mil reais, mais troféu e medalhas e o terceiro colocado 500 reais, mais troféu e medalhas.


OBJETIVOS

A competição tem como objetivo incentivar a prática do esporte, promover a confraternização das comunidades rurais e proporcionar boas relações entre os participantes.

O Campeonato Rural de Futebol proporciona lazer e ao mesmo tempo promove a integração e socialização entre as equipes, com objetivo de estimular a prática desportiva entre os moradores das comunidades rurais do município e dar a oportunidade aos mesmos de mostrarem seu futebol.

Além da prática esportiva o futebol é paixão, amizade e interação.

Participe. Vá torcer pelo seu time e faça com que nosso esporte se torne cada vez mais forte!


CONFIRA OS PRÓXIMOS JOGOS

- Os jogos acontecem sempre aos sábados e domingos, às 16 horas.


RODADA 1

Sábado 31/08

Pitarana - 16 horas

Pitarana x Capitania 

Canabrava x Gergelim

Domingo 01/09 

Poções

Poções x Barra 

Conceição x Rocinha


RODADA 2

Sábado 07/09 

Poções

Rocinha x Canabrava

Gergelim x Conceição

Domingo 08/09 

Barra do Poldrinho

Barra x Pitarana 

Capitânia x Poções


RODADA 3

Sábado 14/09 

Conceição

Conceição x Capitania 

Poções x Rocinha

Domingo 15/09 - 16 horas

Pitarana x Gergelim 

Canabrava x Barra


RODADA 4

Sábado 21/09 

Gergelim

Gergelim x Barra 

Pitarana x Rocinha

Domingo 22/09 

Capitania

Capitania x Canabrava

Poções x Conceição


RODADA 5

Sábado 28/09 

Canabrava

Canabrava x Poções

Capitania x Barra

Domingo 29/09 - 16 horas

Conceição

Conceição x Pitarana

Gergelim x Rocinha


RODADA 6

Sábado 05/10 

Barra do Poldrinho

Barra x Rocinha

Conceição x Canabrava

Domingo 06/10 

Pitarana

Pitarana x Poções

Gergelim x Capitânia


RODADA 7

Sábado 12/10 

Poções

Rocinha x Capitania

Pitarana x Canabrava

Domingo 13/10 

Poções

Poções x Gergelim 

Barra x Conceição

Semifinais 20 e 27/10

Final

Jogo 1 03/11

Jogo 2 10/11

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  28 Agosto de 2019

CAMPANHA DE VACINAÇÃO


  VAI COMEÇAR A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA PARA CÃES E GATOS. FIQUE LIGADO NOS DIAS E LOCAIS E VACINE O SEU PET.

Você já ouviu falar que agosto é o “mês do cachorro louco”? Provavelmente sim, mas você sabe o que significa essa expressão? Existem diversas teorias, mas segundo alguns médicos veterinários, no mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta e quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros disputam a mesma fêmea e muitas vezes essa conquista pode acabar em briga, fazendo com que, a raiva se espalhe mais facilmente entre os cães. Por isso a importância da vacina contra a raiva para seu pet.



A raiva é uma doença causada por um vírus e uma das formas de transmissão é pela saliva, quando um animal contaminado morde e fere o outro, pode transmitir o vírus, contribuindo para que a doença se prolifere rapidamente. Animais infectados apresentam sinais neurológicos, babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “cachorro louco”.

Cães e gatos, a partir dos 3 / 4 meses de idade devem ser vacinados em dose única e a partir daí, deve ser repetida anualmente.


A RAIVA

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.

Os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.


A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA A RAIVA

A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos.

A VACINA ANTIRRÁBICA É AINDA, A ÚNICA FORMA DE PREVENÇÃO CONTRA A DOENÇA

A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.

Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele.


CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Fique atento às datas e locais das campanhas para vacinação antirrábica de seus cães e gatos (também existe a raiva felina, que é muito semelhante a da canina). As campanhas de vacinação contra a raiva que acontecem anualmente em todo Brasil têm sido fundamentais para o controle da doença há mais de 30 anos.

Entendeu a importância da vacina contra a raiva? Não se esqueça de levar seu amiguinho para a vacinação, não só da raiva como também de outras doenças e o mantenha sempre feliz e saudável.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design