Novidade
16 Abril de 2014
Está em funcionamento em Montes Claros o novo formato de leitura das contas da Cemig

...
 

Veja.. Clique aqui!

Esportes
14 Abril de 2014
Município promove o 1º Torneio Escolar de Jogos Interativos

...
 

Este fim de semana foi bastante intenso para a juventude de Montalvânia. Numa evento que envolveu estudantes de todas as escolas do Município, os jovens se interagiram numa das práticas mais antigas e saudáveis de todos os tempos: o esporte.

Aconteceu neste sábado (12) na Praça de Esportes Antônio Justiniano Neto a primeira etapa dos 1º Torneio Escolar de Jogos Interativos do Município, envolvendo todas as escolas, estaduais e municipais, da sede e da zona rural.

A abertura foi no sábado à tarde, com a apresentação de todas as equipes envolvidas. Após serem cantados os hinos nacional e da cidade, foi acesa a tocha olímpica e o público foi presenteado com uma belíssima apresentação de dança que teve o esporte como tema.

O prefeito Jordão Medrado falou sobre a importância do esporte na vida das pessoas, sobretudo dos jovens como uma prática para aquisição de hábitos de vida saudáveis e na socialização e fez uma homenagem aos melhores atletas de futebol de todos os tempos no Município.

As modalidades esportivas neste torneio são futsal, vôlei, handebol, maratona e ciclismo, masculino e feminino.

Os jogos aconteceram durante o fim de semana, todos na Praça de esportes, o mais local para a prática esportiva e de lazer da cidade.

A final do futsal será decidida na tarde do dia 22 de abril, data do Aniversário da cidade. O Módulo I, com atletas de 10 a 14 anos, será disputado entre a Escola Estadual Galileu e a Escola Estadual da Comunidade de Cana Brava e o Módulo II entre a Escola estadual de Montalvânia e a Escola Estadual de Cachoeira, do distrito de Capitânia.

No dia 22 de abril serão realizadas as provas de maratona e de ciclismo pelas ruas da cidade.

Seleção de Ouro

Uma homenagem do Município àqueles que levaram o nome de Montalvânia, através do esporte, para diversas cidades do país engrandecendo e promovendo o esporte local, foi realizada pelo prefeito Jordão Medrado.

Os melhores atletas de todos os tempos formaram uma seleção denominada Seleção de Ouro, com craques como o saudoso Naylhor (representado por seu filho Leandro, também jogador de futebo), Tõe Borborema, Amílcar Sabino, Heleno Bodão Toninho Marinho, Zé Caboclo, Faninho, Raimundinho Nogueira, Keka, Macmilan, Zé Belém, Dão Marinho, Biga, Amado, Albino, Vanja, Elton Prates, Zulú, Zé Bodim e o técnico Zequinha Pezão.

Todos receberam uma camisa do time e foram presenteados com um CD com uma bela composição sobre a seleção dourada, de autoria de Amílcar Sabino, o presidente da Praça de Esportes e fizeram pose para foto oficial como a melhor seleção da cidade de todos os tempos.

Encerrando o evento houve uma peça tetral sobre a origem da capoeira e depois uma apresentação deste esporte pelo Grupo de Capoeira Muringá sob a coordenação do professor Patrik Viana.

A Administração Montalvânia de Todos Nós entende que a prática de esporte é de extrema importância para a inclusão social e na aquisição de hábitos saudáveis para as crianças e jovens do Município, pois, as atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas.

As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas.

O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas.

Ao aliar esporte e educação de qualidade é possível permitir crianças e jovens se sintam participantes da socidade, além de possibilitar que eles desenvolvam habilidades de concentração e coordenação motora, fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional.

Curiosidade

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Transportes
14 Abril de 2014
Jordão Medrado solicita melhoria do tráfego na região ao ministro dos Transportes

...
 

Jordão e mais cinco prefeitos solicitaram ao ministro dos transportes, César Borges, a pavimentação do trecho de 18 Km da BR-135 entre Monte Rei e Montalvânia e a liberação para trânsito da ponte sobre o Rio Carinhanha em Pitarana, na divisa com a Bahia

Preocupado com as condições de tráfego da região, prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, toma iniciativa e convoca cinco prefeitos de cidades vizinhas para reivindicar melhorias no tráfego da região.

Jordão e os cinco prefeitos solicitaram do ministro dos transportes, César Borges, mais empenho nas obras de intraestrutura que irão beneficiar cidades de Minas Gerais e da Bahia, e a todos que transitam pela BR-135.

Em solenidade na cidade baiana de Coribe, neste sábado (12) onde aconteceu a entrega de obras de melhoria urbana pelo governador Jaques Wagner e autorização para a implantação de sistema de abastecimento de água no Município, Jordão Medrado, prefeito de Montalvânia e Expedito da Mota Pinheiro – Péu (Juvenília), Anastácio Guedes (Manga), Alexnaldo Correia (Cocos), Alex Viana (Feira da Mata) e Manuel Rocha (Coribe) protocolaram ofício para o  ministro dos Transportes, César Borges, na ocasião representado pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado da Bahia - Dnit/BA, Amauri Sousa.


Jordão Medrado e o prefeito de Juvenília, Expedito da Mota Pinheiro, o Péu, no ato da assinatura do ofício

O ofício de Nº 31/2014 expedido pelo Gabinete do prefeito de Montalvânia,  solicita ao ministro a abertura de Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, visando a pavimentação asfáltica do trecho de 18 Km da referida BR entre Montalvânia e o distrito de Monte Rei, que pertence ao Município de Juvenília, paralisado há mais de um ano por falência da empresa responsável, a SPA Engenharia, e liberação para trânsito na ponte recém construída sobre o rio Carinhanha no distrito de Pitarana, na divisa com o estado da Bahia.

O ofício ainda informa ao ministro sobre denúncia recebida pelo procurador da República em Montes Claros sobre as péssimas condições da ponte de madeira, única ligação entre os dois estados que é usada atualmente. Enquanto uma ponte de concreto moderna e mais eficiente, recém construída, ainda está sem utilidade.

O superintende do Dnit na Bahia garantiu que o ministro irá tomar conhecimento do fato e procurar resolver o mais rápido possível as reinvidicações dos prefeitos.

Pavimentação da BR-135 rumo a Bahia está próxima de ser realizada

Ainda no evento de Coribe o governador da Bahia, Jaques Wagner o superintende do Dnit, Amauri Sousa, anunciaram investimentos de 20 milhões de reais em obras de pavimentação asfáltica na BR-135.

Os trechos a serem pavimentados são: da divisa de MG com a Bahia, distrito de Pitarana, a Cocos e de Coribe à Correntina, passando por Jaborandi.

O governador garantiu que o processo licitatório para execução destas obras seria iniciado nesta segunda-feira, (14).

- Os primeiros 25 quilômetros já foram autorizados. O primeiro trecho será feito pelo Governo Federal e o estado já tem o projeto e o orçamento prontos para buscar os recursos e concluir os 40 quilômetros restantes, disse o governador.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Comemoração
11 Abril de 2014
Montalvânia comemora o Dia Mundial da Saúde com atividade física para idosos

...
 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde através da Atenção Primária e o Núcleo de Apoio à Família - NASF promoveu hoje (11) uma manhã saudável para “os jovens da feliz idade”, como são chamados os idosos do Município por estes órgãos.

Logo cedo a Praça de esportes já estava lotada de pessoas ávidas por uma vida mais saudável.

Os educadores físicos e fisioterapeutas do NASF proporcionaram a todos uma caminhada pelas ruas da cidade. Mas antes, claro, foi feito um alongamento para preparar os corpos, já cansados pela ação do tempo, dos animados participantes.

De volta à Praça de esportes, desta vez no salão de eventos, eles se reuniram para ouvir informações sobre qualidade de vida e o cronograma das atividades físicas do NASF.

Logo após foi servido um nutritivo e saudável lanche.

Para a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Alex Sandra Fraga o resultado foi bastante satisfatório.

- Ficamos satisfeitos com o resultado, pois, a adesão está cada vez maior e isso é muito bom. Prova que as pessoas, principalmente os idosos, estão se conscientizando da importância da atividade física, da alimentação saudável e do cuidado com a saúde. Estamos felizes e realizados por ter conseguido atingir nosso objetivo, disse a coordenadora.

 Para o aposentado Jercino Pereira Guedes, de 76 anos, foi uma manhã muito proveitosa, pois, segundo ele, gosta muito de participar de eventos desta natureza porque faz bem pra saúde e também sai da sua rotina do dia-a-dia.

 - Na minha juventude eu tinha uma vida bastante ativa, jogava futebol, corria... e hoje, sinto falta disso tudo. Mas como a idade não permite mais a prática desses esportes, participo das caminhadas que me fazem muito bem. Sinto-me bem mais disposto e animado depois desta prática, e assim fico durante o dia inteiro, disse o aposentado.

O evento também foi realizado, nos mesmos moldes, nos distritos de Pitarana, São Sebastião de Poções e Capitânia durante a semana. Além das atividades físicas foi realizada a aferição da pressão arterial e testes de glicemia capilar.

Todos os profissionais da saúde do Município estiveram envolvidos no evento.

O Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde - OMS, através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Concurso
10 Abril de 2014
Prefeituras do Norte de Minas vão realizar concurso público unificado

...
 

A realização de concurso público unificado entre os Municípios do Norte de Minas. Esta é a proposta que foi apresentada aos 34 prefeitos e procuradores jurídicos dos municípios do Grande Norte de Minas, na manhã desta quarta-feira 09/04, no auditório Deputado Aécio Cunha, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Associação dos Municípios do Médio São Francisco - Ammesf e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – Codanorte. Pelo acordo, a Comissão Técnica de Concursos – COTEX da Universidade Estadual de Montes Claros aplicará provas para o concurso público no mesmo dia.

Sobre a unificação dos municípios através do concurso público, o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, disse que a universidade está à disposição através da Fadenor e da Cotec com instrumentação de uma metodologia mais adequada. “Sabemos que os prefeitos precisarão de certa assessoria, principalmente em relação a planos de cargos e carreiras para que facilite todo o processo. Entendemos como uma ação resolutiva com nível de viabilidade jurídica fundamentada no consórcio entre os municípios. Assim esperamos que a Unimontes possa ter uma participação bem direta e adequada em todo processo”, afirmou.

O promotor de Justiça Paulo Márcio da Silva disse que a proposta de unificar o concurso nos municípios do Norte de Minas vai resolver um problema constitucional que determina que o servidor público seja concursado. Ele explicou ainda, que as contratações irregulares feitas por gestores públicos municipais são constantemente denunciadas e os mesmos estão sujeitos a ações penais que podem deixá-los inelegíveis. “O que o Ministério Público quer é conscientizar e sensibilizar os prefeitos da importância de se realizar o concurso público, buscando a unificação de esforços que implicará na redução de custos, com a participação de vários municípios da região, através da AMAMS, Ammesf, Codanorte  e Unimontes, explicou.

Ainda de acordo com o promotor de Justiça após este primeiro contato com os gestores públicos e procuradores jurídicos dos municípios, o próximo passo é acertar como será realizado o concurso que deverá ser de acordo com o número de habitantes e seus indicadores. “A preparação do concurso público nos municípios contará com representantes da AMAMS, Ammesf, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público, Unimontes.

Paulo Márcio acredita que dentro de 15 dias será realizada uma nova rodada com os prefeitos e as entidades envolvidas para apresentação das propostas e definição das datas do concurso.

O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que a unificação do concurso público nos municípios envolvidos será simultâneo a fim de evitar tanta concorrência e problemas nos editais e divulgação dos resultados. “Com a participação do Ministério Público e da Comissão Técnica de Concursos – COTEX a preocupação dos gestores

com a melhoria da qualidade da gestão será solucionada, pois o concurso será feito com absoluta lisura”, destacou.

Fonte: ASCOM/AMAMS – Montes Claros, 9 de abril de 2014

PAC 2
08 Abril de 2014
Máquinas para o desenvolvimento. Município recebe pá-carregadeira do PAC 2

...
 

Em solenidade nesta segunda-feira (07/04), na cidade de Contagem MG o prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, recebeu da presidente Dilma Roussef, através do PAC 2, uma pá-carregadeira para acelerar o desenvolvimento do município.

Jordão disse que esta máquina será usada na recuperação e manutenção das estradas vicinais, dando mais conforto aos usuários e motoristas, incentivando a produção agrícola do município e também agilizar a realização de obras de pequeno porte pela própria prefeitura.

Todos os 134 municípios da região Norte do estado que decretaram emergência por conta da seca foram contemplados com retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá-carregadeira.

Jordão disse ainda que  com esta máquina e as outras que foram recebidas recentemente também através do PAC 2, como caminhão pipa, retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa o município irá dar uma grande alavancada rumo ao progresso.

 Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Convênio
03 Abril de 2014
Esta é Mais uma aquisição da Administração Montalvânia De Todos Nós.

...
 

Em reunião solene na cidade administrativa, o Prefeito de Montalvânia Jordão Medrado com o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, juntamente com a deputada estadual Ana Maria e o deputado estadual Luiz Henrique e também o presidente da COPASA, assinam o convênio da ordem de 720 mil reais, com a finalidade de melhorar substancialmente as carências de água no nosso município. Recurso este que chegará através da COPASA com a perfuração, instalação, ampliação e distribuição de água nas comunidades. 

Informou Central de Informações e jornalismo da Rádio Cidade FM de Montalvânia.

Acesse e ouça www.radiocidademontalvania.com.br

Infraestrutura
01 Abril de 2014
VERÍDICO

...
 

A Administração Montalvânia De Todos Nós vem trabalhando desde o primeiro dia de governo. Como fato, dentre outras obras e ações acaba de finalizar esta obra, que será entregue em breve aos moradores do bairro Raimundo Ferreira, uma quadra poliesportiva com iluminação, já pronta e bem confortável, com arquibancadas e tela de proteção. Esta é uma das muitas obras que virão para todos os moradores do Bairro Raimundo Ferreira. 

E atenção à administração convida você a fazer parte do nosso governo ajude-nos a escolher o nome que daremos a esta obra. Dê sua opinião.

Informou Central de Informações e Jornalismo da Rádio Cidade FM de Montalvânia

Acesse e ouça www.radiocidademontalvania.com.br

Saúde
01 Abril de 2014
Força tarefa contra a dengue

...
 

Durante 10 dias uma equipe formada por 23 homens enviados pelo Governo de Minas irá fazer um trabalho intensivo de combate a dengue por toda a cidade e no distrito de Capitânia, onde foram encontrados focos da doença.

 

É a Força Tarefa do governo do Estado nos municípios atingidos pela doença.


Nesta segunda o prefeito Jordão Medrado e o secretário municipal de saúde, Uériston Sabino deram as boas vindas à equipe que saiu logo cedo para realizar os trabalhos de prevenção a dengue no Município

 

Força Tarefa


Atuando nas áreas da Assistência, Comunicação e Epidemiologia, a Força Tarefa tem como arma as ações de mobilização social. Os profissionais que atuam na Força Tarefa têm por objetivo combater os focos que podem servir de criadouro para a dengue e conscientizar a população sobre o problema. Eles atuam como um reforço às ações que já devem existir nos municípios.

 

A Força Tarefa é formada por soldados do Exército, da Aeronáutica e agentes de saúde. Essas pessoas realizam uma varredura nas áreas consideradas de risco, visitando casas, percorrendo lojas comerciais e lotes baldios para eliminar os possíveis focos do mosquito.

 

O Governo de Minas tem desenvolvido uma série de ações para combater a dengue, tornando-se referência nacional e sendo modelo para programas de outros estados e também do Ministério da Saúde.

 

O sucesso dessas ações, reforçadas pela participação de todos os cidadãos, fez com que em dois anos os casos de dengue fossem reduzidos em 75% no Estado. No entanto, a dengue continua a ameaçar a vida das pessoas e o Governo de Minas não relaxa no combate à doença, continuando e intensificando ações que visam reduzir ainda mais os casos e convocando a população a mobilizar-se no combate a esse inimigo.

 

Além da equipe do governo do estado, os agentes epidemiológicos do Município, que são 10, também irão participar da Força Tarefa.

 

Colabore. Receba bem os funcionários e faça a sua parte, evitando focos do mosquito transmissor da dengue.

 

Vamos deixar Montalvânia livre da dengue.


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM


Posse
12 Fevereiro de 2014
Empossada nova diretora da Superintendência Regional de Ensino de Januária

Fabrícia Ferreira Mota será responsável pelo acompanhamento de 133 escolas da rede enquanto gestora da regional
 

Fabrícia Ferreira Mota em seu primeiro discurso enquanto diretora da Superintendência Regional de Ensino de Januária. Crédito: Hudson Menezes ACS SEE

A Superintendência Regional de Ensino de Januária tem nova direção. Nesta terça-feira (11/02), a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, empossou a nova diretora da regional, Fabrícia Ferreira Mota. A gestora será responsável pelo acompanhamento educacional de 133 escolas estaduais distribuídas em 19 municípios do Norte do Estado.

Na cerimônia de posse Ana Lúcia Gazzola destacou que Fabrícia veio se juntar a um time vencedor. “Ela é uma descoberta. Teve um ótimo desempenho na certificação, além de uma carreira acadêmica completa, com o seu doutorado em curso, e experiências nos sistemas estadual e municipal de ensino”, disse.

Os desafios da função servem de estímulo à nova gestora que planeja trabalhar de forma articulada para o desenvolvimento do ensino em sua região. “Eu sei que o desafio é grande, mas pretendo desenvolver um trabalho em parceria com a Secretaria focando na aprendizagem dos nossos alunos, no bom relacionamento com o pessoal, não só da Superintendência, mas das secretarias municipais de educação e todos os que trabalham com a educação no Norte de Minas Gerais”, deseja.

Perfil da gestora

Fabrícia Ferreira Mota é graduada em Pedagogia com Formação em Supervisão Educacional, Inspeção Escolar e Magistério. A educadora também é graduada em Letras (Português / Inglês) e mestre em Gestão Educacional. Atualmente, está cursando doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Assuncion.  

Além das titulações acadêmicas, Fabrícia Ferreira atuou como supervisora pedagógica e professora do ensino médio para os conteúdos de Língua Portuguesa, Filosofia e Psicologia, na rede estadual de ensino. A educadora foi secretária municipal de educação de Manga e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Regional Januária – entre os anos de 2011 e 2012.

Reunião gerencial

Teve início nesta terça-feira a primeira reunião gerencial de 2014. Durante a agenda com os diretores das 47 Superintendências Regionais de Ensino, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, passou orientações das áreas pedagógicas, administrativas e de pessoal. O encontro vai até o próximo dia 13.

No primeiro dia de reunião, os diretores das superintendências se encontraram com o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. “É a segunda vez que o secretário participa da reunião com nossos diretores das Superintendências Regionais de Ensino. Considerando também a peculiaridade deste ano, que é um ano eleitoral, ele fez uma série de recomendações a respeito da observância da legislação eleitoral, os limites da nossa atuação como agentes públicos e os cuidados que devem ser tomados”.

Em sua fala, o secretário destacou a importância dos diretores no desenvolvimento da educação mineira. “Se olharmos os resultados de Minas vamos ver que estamos na cabeça e isso foi graças a um trabalho sério, à participação de cada um de vocês, porque ninguém trabalha sozinho. Vocês são pessoas fundamentais nesse processo”, disse.

Durante os três dias, os gestores regionais terão agendas com a diretora da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores – Ângela Dalben, o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Luiz Musa de Noronha, o subsecretário de Administração do Sistema Educacional, Leonardo Petrus, a subsecretária de Tecnologias e Informações Educacionais, Sônia Andere e a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Fonte:educacao.mg.gov.b

1
2
3
4
5
6
7
8
9


















Estamos há

Dias no ar

Sobre o site


Este é o site oficial da cidade de Montalvânia - Minas Gerais! Ele surgiu da idéia de poder unir e matar a saudade dos amigos conterrâneos, que, por um motivo ou por outro, hoje se encontram distante da sua "terrinha natal". Este espaço é seu, amigo conterrâneo, divulgue-o, fale com orgulho da Montalvânia de todos nós.
Volte sempre!
montalvania.com.br

 
Edelson Dlyon: Ola estou passando para parabenizar o site. Maristânia: É muito bom poder "matar" um pouquinho da saudade de nossa cidade maravilhosa. Marlarlucia Vieira: Adoro o site, e um meio para recordar os momentos bons. Macelo Lopes Nunes: Esse site e muito bom. Eu gostei muito.